Primeira professora a participar do projeto “Experimentar” recebe homenagem

Um homem e duas mulheres estão de pé, lado a lado, em frente a um quadro branco.
Da esquerda para direita, a professora Andressa Silveira, o Diretor do CT, Tiago Marchesan, e a Pedagoga Simoni Hermes

A professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSM (PPGEAmb), Andressa Silveira, recebeu em sala de aula, no dia 19 de novembro, a visita do Diretor do CT, Tiago Marchesan. Foram entregues uma caneca, uma ecobag e uma camiseta do Centro de Tecnologia como forma de homenagem a ela, que foi a primeira a “vestir a camiseta” do projeto “Da voz da experiência à vez de experimentar”.

Estava presente também a Pedagoga Simoni Timm Hermes, da Unidade de Apoio Pedagógico (UAP/CT), que está desenvolvendo o projeto “Experimentar” em parceria com a Direção do CT, NDI/CT e o Roda Escola.

A professora Andressa contou como tomou conhecimento do projeto e porque decidiu participar dele: “desde que comecei a trabalhar no CT senti a necessidade de apresentar as aulas de uma forma diferente, e eu fazia algumas tentativas nas disciplinas que ministrava, mas eram somente atividades isoladas. Foi então que comecei a participar das palestras e oficinas do ‘Conversas de Professor’. Nessas ocasiões eu tive contato com técnicas de ensino-aprendizagem diferentes das que tradicionalmente utilizamos, e que tinha como premissa o estudante num papel mais ativo. No entanto, eu senti falta de um apoio mais concreto para efetivamente colocarmos em prática essas ideias. Quando surgiu a oportunidade de participar deste projeto, ainda que já estivéssemos com o semestre em andamento, eu não hesitei: aceitei na hora o convite”.

Para a professora Andressa, as conversas realizadas têm colaborado efetivamente na melhoria de suas aulas: “eu sempre tive muitas ideias, algumas eu consegui colocar em prática, mas outras não. A formação tradicional a nível de mestrado e doutorado, ao menos na minha área, foca na formação de pesquisadores, não de professores. Durante as conversas, surgiram muitas novas ideias para modificar as aulas. Eu fui apresentando as dificuldades que estava tendo com os alunos e a equipe foi me auxiliando com técnicas que poderiam me ajudar. Eu continuo trabalhando alguns assuntos de forma tradicional, mas agora mesclo com momentos mais dinâmicos nas aulas”.

A motivação da Professor Andressa para seguir participando do projeto “Experimentar” é elevar o aprendizado de seus alunos, além de motivá-los durante as aulas: “eu quero ver os olhos deles brilhar quando entrarem na sala de aula. Mas eu também quero manter a minha motivação como professora, pois eu andava desanimada, não estava mais sendo prazeroso ensinar. Meu objetivo é elaborar aulas de melhor qualidade, que sejam atrativas para os alunos e para mim também, e que efetivamente resulte numa formação de maior qualidade para esses estudantes”, comenta ela.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a UAP/CT.

Um homem está de pé, entregando uma camiseta braca a uma mulher, que está de pé ao seu lado.27 pessoas estão posando para a foto em frente a um quadro branco.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.