Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil promove palestra sobre infraestrutura verde

(Professor Márcio Giacomoni em palestra no Auditório Pércio Reis.)

O professor do departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Texas A&M University – San Antonio, Márcio Giacomoni, a convite do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSM, proferiu a palestra sobre recursos hidráulicos no Auditório Pércio Reis do Centro de Tecnologia, na última terça-feira (30). A palestra que tinha como tema “Escoamento de águas pluviais: práticas atuais de tratamento e desempenho da infraestrutura verde”, destacou tendências para que as cidades se tornem mais sustentáveis no futuro, por meio de tecnologias como filtros de areia, telhado verde, biorretenção e pavimento permeável, tecnologias que também são pesquisadas na UFSM. O evento contou com a presença de biólogos, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária Ambiental. Além disso, foi transmitida para o campus de Cachoeira do Sul, a pedido de alunos que tinham interesse no tema tratado.

Natural de Porto Alegre e formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, o Professor Márcio voltou para a cidade natal para fazer mestrado no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Após três anos trabalhando, foi aos Estados Unidos fazer doutorado na Texas A&M University, onde permaneceu como professor. Ao tratar sobre sua trajetória e como se encaminhou para essa área, ele conta: “Meu interesse específico de pesquisa sobre essas tecnologias verdes é a questão da sustentabilidade de recursos hídricos. Nós vemos que em função de como as cidades crescem muito rapidamente, temos que melhorar na questão de tratar poluentes para que as futuras gerações possam acessar a água.”.

Na UFSM as pesquisas relacionadas a essa área estão vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias, que conta com a participação de pesquisadores de outros Centros e Instituições. Segundo a Coordenadora do PPGEC, Rutinéia Tassi, um experimento que será colocado em uso em breve numa área de estacionamento do CT são os pavimentos permeáveis instalados em escala real, e também, recentemente o Jardim Botânico finalizou a instalação de um telhado verde de 320m². “Nós temos alunos do mestrado, do doutorado e iniciação científica também trabalhando nesses experimentos, e a gente tem usado também para fins didáticos. Então muitas atividades de graduação a gente já tem levado os alunos para fazer visitação. Mas acaba que muitas vezes fica restrito ao aluno que a gente tem contato direto, e as pessoas que são da cidade universitária nem sabem que a gente tem esse tipo de iniciativa aqui já há algum tempo”, explica a professora.

Os interessados em fazer visitação podem entrar em contato através do e-mail: rutineia@gmail.com

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.