Alunos do PPGEE obtém 2° lugar em concurso internacional do IEEE IAS 2019

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, o mestrando Guilherme Benner e doutorando Felipe Loose tiveram seus trabalhos premiados pela Institute of Eletrical and Eletronics Engineers – Industry Applications Society 2019 (IEEE IAS). Eles ficaram em segundo lugar mundial, respectivamente, nas categorias Melhor Trabalho de Conclusão de Curso e Melhor Tese ou Dissertação elaboradas por membros da IAS.

Guilherme Hubner, atualmente mestrando do PPGEE, submeteu o seu trabalho de conclusão de curso denominado “Mechanical Vibration Data Acquisition System for Small Wind Turbine”, orientado pelo Prof. Dr. Claiton Moro Franchi. O TCC trata de um sistema de aquisição de dados de vibrações mecânicas para aerogeradores e com esses dados pode-se ter um diagnóstico da “saúde do aerogerador” antes de uma provável ruptura. Guilherme recebeu com surpresa e alegria a notícia da premiação, que foi dada por seus colegas do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC).

Ele explica a importância do trabalho que foi realizado: “A produção de energia eólica tem crescido nos últimos anos e sistemas capazes de proporcionar melhor rendimento em aerogeradores passaram a desempenhar um importante papel em contexto global. Existia na época outros sistemas de vibrações mecânicas, porém com custo muito elevado e não desenvolvidos para as especificações em geral de um aerogerador. Então nosso objetivo foi elaborar um sistema, capaz de realizar medições de vibrações, fornecendo dados confiáveis e de baixo custo. Agora meu tema de mestrado também é no ramo da energia eólica, na parte de predição e aerogeradores, mas estou mais voltado para a programação”, finaliza. O sistema encontra-se instalado na torre do aerogerador vertical, localizado na UFSM e está realizando suas medições.

Já o doutorando em Engenharia Elétrica, integrante do grupo GEDRE – Inteligência em Iluminação, Felipe Loose, obteve o 2° lugar no concurso com a sua dissertação intitulado “Visible Light Communication Technique in a Step Down DC/DC Converter for LED Lighting”, orientado pelo Prof. Dr. Alexandre Campos. O trabalho consiste em procurar meios de utilizar a luz produzida por lâmpadas de LED não somente para iluminar o ambiente, mas também para servir como parte de uma rede de comunicação sem fio digital. Com essa tecnologia, eles podem receber informações diretamente da luz gerada das lâmpadas, como vídeos, músicas e páginas da internet. O trabalho se enquadra em obter circuitos eletrônicos capazes de realizar esta função com o menor custo de produção.

Felipe conta que o maior desafio do trabalho foi apresentar soluções capazes de cumprir as recomendações técnicas internacionais sem comprometer a eficiência e o baixo consumo de energia dos sistemas baseados em LEDs. Segundo ele, a solução é bastante óbvia, e utiliza circuitos eletrônicos já consolidados na indústria de LEDs há vários anos. O maior desafio foi o de enxergar esta solução, que estava ali. “Acredito que só foi possível quando nosso foco começou a englobar conhecimentos multidisciplinares nas áreas de Telecomunicações e Sistemas de Iluminação. A integralização destas áreas em um só trabalho foi um grande desafio”, explica o pesquisador.

Além do prêmio, os alunos receberão auxílios de passagem e hospedagem para irem receber o certificado e apresentar o trabalho em Baltimore nos Estados Unidos, no congresso IAS Annual Meeting 2019 que acontecerá de 29 de setembro a 03 de outubro. O capítulo da IAS na UFSM promove diversas atividades durante o ano inteiro. Todos os anos, os membros podem concorrer a prêmios nas categorias individuais de TCC, dissertação e teses. Além disso, os membros e voluntários recebem diversos benefícios e podem concorrer a várias outras premiações.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.