Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Aluno de Arquitetura é primeiro colocado em Prêmio de Sustentabilidade do ENSUS 2019

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Matheus Mendonça Medeiros, foi premiado como primeiro colocado na categoria Prêmio de Sustentabilidade em Projeto, no VII Encontro de Sustentabilidade em Projetos (ENSUS 2019), organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de maio. O tema do projeto, orientado pelos professores Jenifer Godoy Daltrozo e Hugo Gomes, foi Técnicas Construtivas Sustentáveis aplicadas em um edifício industrial na cidade de Santa Maria. Ele foi criado na disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo 4, com a intenção de viabilizar e atender ao programa de necessidades solicitado para implantar uma indústria especializada em esquadrias de alumínio que se distribuem em setor administrativo, comercial, produção e apoio a produção.

Maurício conta que o diferencial do seu trabalho foi a utilização de recursos sustentáveis, pois a arquitetura vai além de projetar espaços harmônicos, ela busca preservar as características naturais das cidades, privilegiando o conforto dos seres vivos. O planeta Terra está cada ano mais vulnerável devido as ações do homem, então é necessário encontrar soluções que amenizem esses problemas. Sendo assim, ele buscou aplicar nesse projeto industrial técnicas construtivas como tijolo solo cimento (racionalização de materiais para execução no canteiro de obras), cobertura verde drenante (captação de água da chuva), ventilação natural cruzada (redução do uso de ar-condicionado, transformando os espaços em bolsões de ar) e placas fotovoltaicas (captação de energia minimizando os poluentes prejudiciais da energia artificial).

Para ele essa conquista abriu novas portas quanto a debater o assunto em diferentes âmbitos da construção civil, e propiciou troca de experiência com colegas de diversas regiões do Brasil. “Fui reconhecido por diferentes profissionais da área, também voltados para preocupações que relacionam o ambiente construído com o natural, e que incentivam a prática das ações sustentáveis incorporadas aos projetos de Arquitetura e Engenharia Civil, despertando o interesse da comunidade acadêmica”, disse o estudante.

O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Os critérios avaliados no Prêmio de Sustentabilidade foram: a efetividade, eficácia e exequibilidade da solução proposta, nível de detalhamento, maturidade e qualidade do desenvolvimento apresentado. Para mais informações acesse o site do evento

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.