Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição dos trabalhos da disciplina de Tratamento e disposição final de resíduos sólidos



Na última terça-feira (09), os alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental da disciplina HDS 1029 – Tratamento e disposição final de resíduos sólidos, ministrada pela Professora Ana Beatris Souza, fizeram uma exposição dos trabalhos do semestre no hall do Centro de Tecnologia. O projeto foi desenvolvido junto ao Experimentar, e tinha o objetivo de fazer com que os alunos se envolvessem fora de sala de aula em atividades mais ativas acerca dos conteúdos tratados ao longo do semestre.

A disciplina visa fornecer conhecimento para a elaboração de projetos para o tratamento e/ou a disposição final dos resíduos sólidos considerando a viabilidade técnica, ambiental e econômica.  E o projeto de ensino “Mão na Massa” realizado pela professora foi dividido em três etapas: 

  1. Você conhece o seu resíduo? Criação de um sistema de compostagem alternativo com materiais recicláveis. 
  2. O tratamento dos resíduos: Etapa para trabalhar com outros tipos de tratamentos de resíduos. Formulação de revista sobre os diferentes tipos de tratamento, portfólios “Veja na Prova” e “Sem Exame”.
  3.  Para onde vai o seu resíduo? Elaboração de um dimensionamento de uma usina de triagem e compostagem. E dimensionamento de aterro sanitário.

Além de ser importante para os acadêmicos, a atividade realizada também é relevante para a sociedade em geral, pois é uma maneira de disseminar maneiras práticas de destino correto para materiais recicláveis e resíduos orgânicos que podem ser utilizados para fazer a compostagem. 

Confira as fotos da atividade: 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2672

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes