Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Laboratório da UFSM é o maior do Brasil acreditado para ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica

No dia 18 de julho de 2019, o Laboratório INRI Setor Fotovoltaico (INRIFV) recebeu da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) a aprovação da possibilidade de realização de ensaio de inversores com potência até 75 kW. Essa nova acreditação consolidou este laboratório do INRI como o laboratório de ensaio em inversores fotovoltaicos com maior capacidade de potência do Brasil. O laboratório era acreditado desde 2018 pela CGCRE/INMETRO para realizar ensaios de inversores fotovoltaicos com potência de até 50kW (registro CRL1322) e agora recebeu a aprovação da ampliação do escopo.

Equipe que trabalha no Laboratório INRI-Setor Fotovoltaico

Sobre o Laboratório INRI Setor Fotovoltaico

O INRIFV colabora com o desenvolvimento tecnológico nacional realizando ensaios de verificação de conformidade de inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica para assegurar a qualidade de produtos e segurança aos usuários do mercado Brasileiro. Além disso, são realizados ensaios para desenvolvimento de produtos da indústria nacional por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O laboratório atua de acordo com as normas ABNT NBR 16149:2013, ABNT NBR 16150:2013 e ABNT NBR IEC 62116:2012.

Ele foi criado com suporte do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC), grupo de pesquisa do Centro de Tecnologia da UFSM, sendo atualmente alocado junto ao Instituto de Redes Inteligentes, no Prédio 09E. As atividades são realizadas por professores, servidores técnico administrativos, alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e alunos da graduação (iniciação científica e estágio). No ano de 2018, o laboratório foi contemplado com um projeto de desenvolvimento tecnológico do governo do estado do Rio Grande do Sul (RS), que possibilitou a aquisição de equipamentos para ensaio e medida que permitiram a expansão do laboratório. O laboratório fornece apoio a atividades de ensino e pesquisa do CT, bem como oferece oportunidade de estágio e atividades de extensão para alunos de graduação.

O INRIFV é um dos laboratórios do Instituto de Redes Inteligentes (INRI), órgão suplementar do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, o Instituto conta com outros seis laboratórios que tem como objetivo a promoção de atividades práticas e laboratoriais de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, transferência de tecnologia e extensão na área de redes inteligentes. Além disso, o INRI conta com pesquisas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT-GD). O INCT é o maior programa de financiamento da CAPES e CNPq.

Os laboratórios que desejam ser acreditados pela CGCRE/INMETRO devem cumprir com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e receber auditorias anuais de conformidade. Para tanto, foi criado o Sistema de Gestão de Laboratório (SGLab) do Centro de Tecnologia. O SGLab fornece um sistema de gestão da qualidade pioneiro dentre as Universidades Federais brasileiras, pois consegue comportar vários laboratórios técnicos de diferentes áreas. O SGLab CT, que fica localizado no anexo C do Centro de Tecnologia, conta com apoio da direção do CT, bem como de professores, servidores técnico-administrativos, alunos de pós-graduação e alunos de graduação.