Equipe estreia participação da UFSM no 61° Congresso Brasileiro do Concreto

A equipe formada por alunos da Engenharia Civil da UFSM participou pela primeira vez no 61° Congresso Brasileiro de Concreto – IBRACON, que aconteceu dos dias 15 a 18 de outubro em Fortaleza, e já voltou com títulos para a casa. Entre 46 equipes, os alunos conquistaram o 3° lugar no Concurso de Concreto Colorido de Alto Desempenho (COCAR) e 1° lugar entre as Universidades Públicas, com uma resistência de 244,18 MPa. O congresso é o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, e neste ano o tema era “Durabilidade das Estruturas de Concreto – Avanços Tecnológicos”.

O COCAR tem por objetivo testar a habilidade dos competidores na preparação de concretos de pós reativos com alta resistência e coloridos. Além de fazer um concreto resistente, a equipe teve que atender a muitos outros requisitos. O dimensionamento não poderia ser mais ou menos de um milimetro, o acabamento não poderia ser áspero ou rugoso, e o concreto também deveria atingir critérios de cor. A intensidade da cor é importante porque, sendo o próprio concreto já colorido, em uma construção permite evitar o uso de tinta.

De acordo com o professor Erich David Rodriguez, do Departamento de Estruturas de Construção Civil, a equipe enfrentou muitos desafios no desenvolvimento do trabalho: “a chave do sucesso foi a série de fracassos que tivemos, o desenvolvimento foi muito trabalhoso até chegarmos em um bom resultado.” Ele ainda conta que desde o ano passado vem tentado motivar os alunos a participar dos concursos, mas o congresso tem valores altos, e naquela época por questões de recursos financeiros não participaram. Este ano, o grupo recebeu apoio do Centro de Tecnologia, mas não conseguiu apoio externo e patrocínio por parte das empresas.

A participação da UFSM nesse congresso gerou visibilidade, pois é um importante evento a nível nacional e ela foi a única universidade pública que ficou no pódio. No próximo ano, o congresso ocorrerá em Florianópolis (SC) e os alunos estão motivados a participar novamente. Algumas empresas já estão dispostas a colaborar e, quem tiver interesse em participar ou apoiar, pode entrar em contato com o professor Erich pelo e-mail: erichdavidrodriguez@gmail.com.

Alunos que compuseram a equipe:

• Alessandro Soardi, co-orientação – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
  • Carlos Lenz Cappellari – 4° semestre do curso do curso de Engenharia Civil
  • Eduarda Franke Melchiors – 6° semestre do curso de Engenharia Civil
  • Gabriela Elias e Ferraz – 7° semestre do curso de Engenharia Civil
  • Leonardo Marquezan de Oliveira, capitão – 8° semestre do curso de Engenharia Civil
  • Luiz Henrique Justen – 8° semestre do curso de Engenharia Civil
  • Silvane Santos da Silva – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
  • Vaniely Thais Maldaner – 3° semestre do curso de Engenharia Civil
  • Victória Pilar Saldanha – 5° semestre do curso de Engenharia Civil

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.