Bombaja conquista o 1° lugar geral na competição BAJA SUL 2019

A equipe Bombaja UFSM participou da 17º Baja Regional – Etapa Sul 2019, realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul, e voltou para a casa com o título de primeiro lugar geral da competição. O evento contribui para que os estudantes possam aplicar na prática o que aprenderam em sala de aula com a preparação para o mercado de trabalho. A disputa aconteceu entre 30 equipes de diferentes instituições da região Sul.

A competição iniciou com as avaliações de projeto, segurança e conforto, pela Comissão Julgadora da SAE BRASIL. Nas provas dinâmicas, foram verificadas as capacidades de aceleração, retomada, tração, manobrabilidade e transposição de obstáculos dos veículos. Por último, no domingo, os carros participaram de um enduro de resistência de até quatro horas.

Confira as colocações do Bombaja em cada categoria:

1º lugar vendas e marketing
1º lugar Projeto de Elétrica
5º lugar Projeto de Design e Ergonomia
3º lugar Projeto de Freio
5º lugar Projeto de Suspensão
5º lugar Projeto de Powertrain
2º lugar Projeto de Calculo estrutural
4º Lugar projeto Geral

Dinâmicas
1º Lugar Aceleração
1º Lugar Retomada
3º Lugar Tração
2º Manobrabilidade
2º Super Prime

Enduro
5º Lugar no Enduro

A equipe já participou diversas vezes da competição. Foram campeões em 2008, quando o professor Dr. Thompson Lanzanova ainda era integrante do Bombaja como aluno. No ano passado, alcançaram o segundo lugar geral. O estudante de Engenharia Mecânica e diretor do Subsistema de Suspensão, Henrique Sisto, conta que após a divulgação dos resultados sabiam que só existia uma posição a mais para conquistar, o primeiro lugar. Sendo assim, trabalharam os pontos que deveriam melhorar, e nesse ano atingiram o objetivo.

Para a equipe esse resultado passa o sentimento de realização e dever cumprido. “Pudemos elevar o nome da UFSM no maior posto possível entre as universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na competição BAJA SAE. Em meio a tantas críticas sofridas a nossa instituição, pudemos mostrar o quanto os estudantes da UFSM e do Centro de Tecnologia estão fazendo um trabalho sério, e comprometidos a se destacarem no mercado de trabalho”, compartilha Henrique Sisto.

A equipe já está planejando a melhoria do protótipo e se preparando para mais um desafio, o Baja Nacional, que acontecerá do dia 11 à 15 de março de 2020.  As equipes vencedoras da etapa nacional terão a oportunidade de viajar e mostrar seu projeto a profissionais estrangeiros na competição internacional, em Maryland, nos Estados Unidos.

Equipe: Professor Dr. Thompson Lanzanova, Alan Tibola, Angelo Mohr, Arthur Damasceno, Bruno Borin, Charles Júnior, Débora Bernardy, Fábio Gomes, Helena de Carvalho, Henrique Sisto, João Paulo, João Pedro, João Prior, Juliana Sachet, Juliano Marques, Leonardo Abdalla, Lorena Melo, Luca Figueredo, Lucas Bozza, Lucas Dowsley, Lucio Barbieri, Luiz Martinelli, Luiz Mattiazzi, Maryana Soares, Mateus Piccinin, Pedro da Silva, Ramon Medeiros, Sadi Datsch, Thaís Amoedo, Vinícius Brandão e Vinicius Tonetto.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.