Vaga para bolsista de graduação no Observatório Espacial do Sul

O Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia – LABREN, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE está oferecendo uma oportunidade de bolsa de Iniciação Tecnológica e Industrial através do convênio INPE/PETROBRAS para alunos graduandos nas áreas de ciências exatas e engenharias.

As atividades do bolsista serão realizadas na estação SONDA de coleta de dados radiométricos, ambientais e meteorológicos no Observatório Espacial do Sul, localizado em São Martinho da Serra, sob coordenação do Centro Regional Sul do INPE de Santa Maria.

A bolsa é de cinco (05) horas semanais durante as quais o bolsista deverá realizar atividades in situ tais como:

• Verificar a coleta e transmissão dos dados coletados;
  • Corrigir possíveis desalinhamentos dos rastreadores solar;
  • Nivelamento horizontal de sensores;
  • Conferir funcionamento de sistema de nobreak, sistema alimentação fotovoltaica e baterias dos sensores;
  • Realizar a troca de dispositivos tais como baterias, fontes e sensores;
  • Realizar a manutenção de rotina dos sensores e equipamentos.

Para essas atividades é necessário que o bolsista tenha as seguintes habilidades:

• Leitura e interpretação de texto técnico em língua inglesa;
  • Domínio no uso de multímetro;
  • Conhecimento intermediário de programação;
  • Conhecimento básico de eletrônica.

O valor mensal da bolsa é de R$560,00 e o acesso à estação pode ser feito semanalmente através de viatura do INPE quando houver disponibilidade ou com carro próprio com combustível pago pelo projeto, sendo que neste último caso fica a critério do bolsista.

O aluno interessado na vaga deve enviar o currículo para o endereço de e-mail marcelo.pes@inpe.br e passar por uma entrevista online.