Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

GEMASC coordena novo projeto em parceria com a UFRGS e o IHR

O Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis para a Construção (GEMASC) está coordenando um novo projeto, o Centro de Inovação em Compósitos de Matriz Cimentícia de Alto Desempenho para o Fortalecimento da Cadeia de Ferramental na Indústria de Autopeças (CMACFER). O projeto pretende construir uma rede de apoio de vários grupos de pesquisa ou centros para o desenvolvimento da área automotiva e melhorar a cadeira de ferramental. CMACFER é uma parceria entre a UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Hercílio Randon (IHR).

A proposta foi aplicada no Programa Rota 2030, que incentiva projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para o aperfeiçoamento da cadeia automotiva. O projeto recebeu o investimento de aproximadamente 1,78 milhões, financiados pelo Financiadora de Estudos e Projetos S.A (FINEP) e pela e FRAS-LE SA, ligado ao Rota 2030 – Mobilidade e Logística, o programa federal para o desenvolvimento da cadeia automotiva – REDES ICT/ciclo 3.

De forma geral, a meta do projeto é a construção e fortalecimento dessa rede de apoio e o desenvolvimento de materiais compósitos que podem ter diferentes aplicações industriais, sendo melhor utilizados e aproveitados do que os materiais convencionais. As especificações do trabalho a ser desenvolvido estão em sigilo, mas cada instituição deve executar um subprojeto para que no final se obtenha o produto final.

O  professor Erich Rodríguez, do Departamento de Estruturas e Construção Civil, irá coordenar o subprojeto na UFSM, que também conta com a participação de outros docentes da Universidade, como o professor Paulo Ricardo de Matos do campus de Cachoeira do Sul. Na UFRGS, o subprojeto será coordenado pela professora Ana Paula Kirchheim, líder do grupo de pesquisa Laboratório de Inovação em Cimentos Ecoeficientes (LINCE) e no IHR será coordenado pelo pesquisador Robinson Carlos Dudley da Cruz. A UFSM também deve executar a gestão dos três subprojetos.

Dentro do GEMASC, a pirâmide de execução do projeto envolve alunos de iniciação científica, do mestrado e do doutorado. Os alunos da iniciação científica realizam atividades do dia a dia dentro do Grupo de Estudos, enquanto os alunos de mestrado e doutorado realizam um trabalho mais direcionado.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!