Professor da UFSM realiza Missão de Trabalho na França pelo projeto BRAFISAT

Visita ao Boudeaux INP. Da esquerda para a direita, Profa. Nathalie (INP), Prof. Jarbas (UFC), Prof. João Baptista (UFSM) e alunos da UFSM e INP.

O professor João Baptista Martins, do Departamento de Eletrônica e Computação, realizou uma Missão de Trabalho em universidades da França, através do Projeto BRAFISAT. Em parceria com o professor Jarbas Aryel, da Universidade Federal do Ceará, a Missão foi realizada entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro, na Universidade de Montpellier e no Institut Polytechnique de Bordeaux. O objetivo da visita era conhecer as instituições participantes, conversar com os estudantes brasileiros que estão em mobilidade acadêmica na França pelo BRAFISAT e também estabelecer parcerias para desenvolver novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Palestra de apresentação da UFSM e UFC para alunos do Boudeaux INP

O projeto BRAFISAT, que promoveu a Missão de Trabalho, é uma cooperação entre Brasil e França na formação de engenheiros na exploração de micro e nano satélite. Ele faz parte do Programa CAPES/BRAFITEC, que prevê a mobilidade acadêmica de alunos das Engenharias Elétrica, da Computação, de Telecomunicações e Aeroespacial dos dois países. Na UFSM, os professores do Grupo de Microeletrônica estão ligados diretamente ao projeto. A Universidade Federal do Ceará e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica também fazem parte do BRAFISAT.

As instituições francesas envolvidas no projeto são: Université Grenoble Alpes, Université de Montpellier, Institut Polytechnique de Bordeaux e École Nationale Supérieure des Mines de Saint Étienne. Com o projeto, cada instituição brasileira possibilita que 4 alunos realizem a mobilidade por 1 ano nas universidades francesas. Mesmo com a pandemia, o projeto pôde levar 30 alunos brasileiros ao antigo continente, sendo 20 da UFSM.

As missões de trabalho acontecem anualmente, durante os 4 anos de vigência do projeto. Elas iniciaram em 2019, mas precisaram ser interrompidas pela pandemia e só retornaram em 2022. Na época, duas Instituições foram visitadas, a École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne, em Gardanne, e a Université Grenoble Alpes, em Grenoble. O professor João Baptista Martins também participou desta Missão, em parceria com o professor André Aita.

A primeira fase do projeto termina no final de 2023, mas a renovação já foi aprovada no final do ano passado. O BRAFISAT-2 irá continuar por mais 4 anos e, assim como a primeira fase, tem como objetivo principal a mobilidade dos estudantes brasileiros e franceses. Além disso, o foco também será o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas da eletrônica, aeroespacial e microeletrônica.

As primeiras Missões de Estudo da segunda fase devem iniciar em setembro de 2023. O Edital de Seleção para mobilidade acadêmica está previsto para ser lançado ainda neste mês de março e disponibilizará 04 vagas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o professor João Baptista Martins, coordenador do BRAFISAT, através do e-mail: batista@inf.ufsm.br; ou com o professor Tiago Marchesan, coordenador do BRAFISAT-2, através do e-mail: tiagomarchesan@gmail.com. Outras oportunidades de mobilidade acadêmica podem ser encontradas no site da Secretaria de Apoio Internacional (SAI).

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!