Semana da Calourada conta com mais uma edição do Acolhe, CT!

Imagem: Ana Alicia Flores/Agência de Notícias

Na Semana da Calourada do primeiro semestre de 2023, o Centro de Tecnologia promoveu mais uma edição do Acolhe, CT! para recepcionar os novos alunos e desejar um bom retorno à comunidade do Centro. Durante a semana, foram realizadas palestras, bate-papos e aulas inaugurais para dar as boas vindas aos novos universitários. Além de participar de palestras e aulas inaugurais, os calouros também puderam conhecer um pouco dos projetos que estavam expondo suas atividades no hall.

Na segunda-feira (20/03), os calouros ouviram uma fala institucional de boas-vindas da Direção e Coordenações, no hall do prédio 7 . Às 10h da manhã, aconteceu uma recepção institucional para toda a comunidade acadêmica no Centro de Convenções. Lá, os calouros ouviram mensagens de boas-vindas de membros da Administração Central da Universidade. Na segunda e na terça, alunos voluntários estiveram no hall do prédio 7 das 7h às 15h, para tirar as dúvidas dos recém-chegados. A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Samantha Gomes Lorenzi, foi voluntária no Acolhe deste ano e conta que a disposição vem das lembranças de quando ela mesma era caloura. “Eu tenho lembranças muito boas dos meus primeiros dias de aula na UFSM pela ajuda que recebi de inúmeras pessoas, então eu sinto que é a minha hora de retribuir e tentar tornar o dia desses alunos um pouco melhor”, contou a estudante.

Imagem: Ana Alicia Flores/ Agência de Notícias

Na terça-feira de manhã, os alunos foram convidados a participar da palestra “Saúde Mental no Ambiente Universitário”, que foi ministrada pela médica Ângela Q. Campagnolo e pelo psicólogo Renato Favarin dos Santos, no Auditório Wilson Aita. A palestra incluiu dinâmicas e orientações sobre como buscar apoio psicológico profissionalizado dentro e fora da UFSM. Os interessados que não puderam participar, podem assistir a transmissão que foi ao ar no YouTube do CT. O evento foi organizado pelo Ramo Estudantil IEEE UFSM e membros do colegiado do PPGEE em parceria com o Centro de Apoio Educacional (CAEd). O presidente do Ramo Estudantil IEEE, Igor Bertoncello, contou que a ideia de organizar uma palestra sobre a saúde mental veio da demanda crescente do assunto e da importância de orientar os alunos a buscar ajuda profissional. A palestra foi destinada não só para os calouros, mas também para toda a comunidade acadêmica.

O aluno do doutorado do PPG de Engenharia Elétrica, Leonardo Antonio Brum Vieira, participou do evento e relatou se identificar muito com o tema, pois passou por meses difíceis quando começou no mestrado na UFSM. “Eu entrei durante a pandemia, sou de outra cidade, não conhecia meus colegas e por isso não me sentia pertencente ao programa”, relatou o doutorando. Para os calouros, que estão iniciando esta nova fase, foi importante orientar como buscar ajuda dentro e fora da universidade. Leonardo contou que durante a pandemia buscou ajuda psicológica, “e isso com certeza me ajudou bastante. Do meu ponto de vista, a palestra foi muito valiosa porque eu pude me identificar com os temas discutidos”

Na quarta-feira de manhã, foi realizada uma aula inaugural de Engenharia Química no Auditório Wilson Aita, onde foi apresentado o novo Programa Pedagógico do Curso aos alunos. À tarde, os alunos puderam participar de um bate-papo sobre empreendedorismo com Adriano Costenaro, diretor de logística do aplicativo Delivery Much, promovido pela i9 Liga de Empreendedorismo no Co-Working.

E na quinta-feira, os PPG e os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental promoveram uma aula inaugural sobre “Inovação em Geotecnia e Geotecnologia Ambiental: Novos materiais e soluções para velhos & novos problemas geotécnicos”. Organizada pelo professor Luciano Specht, a aula aconteceu no Auditório Wilson Aita e foi ministrada pelo Professor Nilo Cesar Consoli, do PPGEC da UFRGS. Consoli compartilhou sua experiência pessoal na graduação, pós-graduação e na docência, além de contar sua experiência estudando no exterior. Ele explicou suas pesquisas e os resultados encontrados, e também motivou os alunos a buscarem a mobilidade acadêmica no exterior para enriquecer seus trabalhos solucionando problemas aqui no Brasil.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!

Notícia vinculada a