Laboratórios do CT selecionam bolsistas para atuar em projetos da sublinha de segurança veicular

Publicado hoje, o Edital de Seleção do Programa Rota 2030 disponibiliza duas vagas para estudantes de graduação dos cursos de Engenharias e Computação da UFSM. Os estudantes selecionados terão remuneração na forma de bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais) por 20h semanais de dedicação (remota e presencial) às atividades do projeto.

Sobre as atividades

As bolsas são vinculadas a atividades de pesquisa em temas técnico-científicos, vinculadas ao desenvolvimento de um sistema automatizado para reconhecimento de situações de perigo em trânsito e emissão de pedidos de socorro para serviços de emergência via rede celular (polícia, bombeiros e ambulância):

1. Testes e análises de dinâmica veicular em escala: modelos de dinâmica veicular, análise paramétrica e semelhança dimensional;
2. Técnicas de modelagem computacional e fusão de dados: modelagem de dados, aprendizagem de máquina, inteligência artificial.

Pré-requisitos

Os estudantes de graduação deverão estar regularmente matriculados na UFSM, ter completadas ao mínimo as disciplinas regulares do terceiro semestre com até uma (01) reprovação, e ter média geral acima de 7,5.

Devem manifestar personalidade pró-ativa, capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe, e comprometimento em dedicação exclusiva ao projeto. São requisitos específicos às posições pelos quais será atribuída vantagem ao(à) candidato(a):
1. Experiência com automodelismo ou competição estudantil SAE, conhecimento de modelos de semelhança e carteira de habilitação própria;
2. Experiência com montagem e código em mecatrônica, uso de Python, modelos de inteligência artificial e carteira de habilitação própria.

Outras informações

Para saber sobre o processo de inscrição e critérios de seleção, acesse o edital na íntegra.