Acadêmicos de Engenharia Química realizam viagem de estudos a duas empresas em São Gabriel-RS

As visitas técnicas foram uma oportunidade de vivenciar na prática os conceitos de processos, produção e controle de qualidade que são abordados em sala de aula.

No dia 16 de junho, os alunos do curso de Engenharia Química da disciplina de Sistemas de Qualidade I realizaram uma viagem à cidade de São Gabriel. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Urbano Alimentos, onde foram conduzidos pelos diferentes setores da fábrica e puderam observar os processos da organização. Além disso, os alunos também visitaram a RASTRO Cervejas Únicas, onde tiveram a chance de interagir diretamente com os profissionais e conhecer todo o processo produtivo da cervejaria.

O Professor Mario Fernando De Mello, um dos organizadores da visita, ressalta: “As visitas técnicas trazem inúmeros benefícios aos alunos. Pode-se destacar: conexão entre teoria e prática; exposição a diferentes realidades; aprendizado colaborativo; networking; estímulo à curiosidade; exposição a tecnologias e práticas atuais, entre outros. Portanto, as visitas técnicas são uma parte essencial do processo de aprendizagem universitária, oferecendo aos alunos uma abordagem prática e enriquecedora para o conhecimento adquirido em sala de aula”.

A Professora Angela Weber Righi, também envolvida na organização da visita, afirmou que as viagens técnicas enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de forma única. Ela expressou sua gratidão às empresas por compartilharem suas práticas e destacou a importância da troca de experiências realizada nessas ocasiões, destacando que isso beneficia a todos os envolvidos.

As acadêmicas Ana Devens , Isabela dos Santos e Nathalia Pertile, destacaram a importância da visita: Ana comenta a importância “A visita técnica à indústria de arroz e cervejaria foi uma experiência enriquecedora para minha formação em engenharia química. Acompanhar de perto o processo de beneficiamento do arroz e a produção da cerveja foi fascinante, permitindo-me compreender na prática os conceitos de processos, produção, controle, qualidade e gestão, estudados em sala de aula. É de suma importância para nós, alunos, termos esta valiosa oportunidade de aprendizado que desperta um crescente interesse pelas indústrias”.Isabela descreveu a visita como interessante e divertida, ressaltando que observar de perto os processos industriais contribuiu para a compreensão prática dos conceitos teóricos. Nathalia expressou sua satisfação em participar da visita, mencionando que foi uma experiência muito boa e interessante, que contribuiu para a assimilação dos conteúdos trabalhados não apenas na disciplina do professor, mas também em outras disciplinas do curso.

Para Arthur Zago, representante da RASTRO, afirmou que receber acadêmicos para visitas técnicas é uma atividade que a empresa disponibiliza, pois reconhece a importância para os alunos essas experiências de contato com a realidade das empresas. Essa exposição a tecnologias e práticas atuais, torna o aprendizado mais eficiente e dinâmico unindo teoria e prática.

As visitas são planejadas semestralmente e buscam proporcionar experiências reais, conexões com profissionais e exposição a diferentes realidades, essas visitas contribuem para a formação de profissionais mais preparados e engajados em suas áreas de estudo.

Com informações de: Prof. Dr. Mario Fernando De Mello

Editado por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!