Projeto de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo, NAIMEE Escola, ressignifica ambiente escolar a partir de pintura de murais

“Muralismo: A arte de ressignificar espaços” ganha vida na Escola Joaquina Carvalho, em Santa Maria.

Nos dias 18, 19 e 25 de agosto, o projeto “Muralismo: A arte de ressignificar espaços” transformou as paredes da Escola Espírita de Ensino Fundamental Joaquina Carvalho, localizada em Santa Maria. O Núcleo de Estudos Arquitetura e Experimentações (NAIMEE Escola), vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Sede, liderou a iniciativa de pintura de murais que trouxeram um novo significado ao ambiente escolar.

A coordenadora artística, Amanda Rodrigues, artista, muralista e acadêmica do CAU, trabalhou em parceria com docentes responsáveis, bolsistas e 10 discentes voluntários para criar murais em um conjunto de três paredes da escola. As obras de arte desenvolvidas apresentam formas orgânicas e referências botânicas, criando um ambiente vibrante e acolhedor para os alunos contemplarem a escala da criança.

Essa não foi a primeira incursão do NAIMEE Escola no mundo da pintura de murais. Durante o ano de 2022 e 2023, o Núcleo ofereceu duas oficinas práticas de pintura em paredes em parceria com Amanda Rodrigues, as oficinas tiveram como escopo o primeiro contato e capacitação dos participantes do núcleo NAIMEE Escola, para depois a realização de ações nas escolas colaboradoras. Essas atividades têm um papel importante na formação dos alunos, indo além do ambiente acadêmico ao incentivar a criatividade, habilidades manuais e o pensamento crítico, além de promover o trabalho em equipe.

Os murais também têm o potencial de transformar a relação dos alunos com o espaço escolar, tornando-o mais acolhedor e estimulante. O projeto de extensão conta atualmente, no período de 2023/2, com as coordenadoras, Professora Évelyn Paniz e pela Professora Josicler Alberton, e de forma respectiva, com 11 e 24 participantes, dentre alunos de graduação voluntários, coorientadores e colaboradores. O projeto agora está elaborando propostas para um futuro mural a ser pintado na EEEF Joaquina Carvalho, a iniciativa é personalizar as portas das salas de aula com artes criadas pela comunidade escolar.

Lauren Mello, bolsista do projeto, compartilhou suas experiências positivas ao trabalhar nos murais, destacando como essa iniciativa não apenas transformou o ambiente físico da escola, mas também teve um impacto positivo nas emoções e na percepção dos alunos. Seu depoimento reflete o poder do muralismo como uma forma de arte que vai além das paredes e deixa uma marca duradoura na comunidade escolar: “Os murais trouxeram cor e uma identidade infantil/lúdica mais coerente com esse ambiente escolar em que os principais usuários são crianças. Com isso foi possível criar um espaço nas escadas que as crianças podem interagir com o ambiente (devido às fitas métricas) e que com certeza vai impactar positivamente nas questões mais psicológicas de como as pessoas se sentem ali e, também, na imagem da escola que vai ficar na memória de quem circula nela, no dia a dia.”

Esse projeto inspirador demonstra como a arte pode ressignificar espaços e enriquecer a experiência educacional de crianças e jovens. Com a promessa de novos murais e a contínua dedicação do Núcleo NAIMEE Escola, podemos esperar ver mais transformações positivas no ambiente escolar e na comunidade de Santa Maria. Acompanhe as atividades do Núcleo!

Com informações de: Projeto NAIMEE Escola

Editado por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!