Aluna do PPGEC recebe destaque internacional por pesquisa na área de saneamento

Rafaela Morelato cursa o mestrado na áreas de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e esta foi a sua primeira experiência em um evento fora do Brasil.

A engenheira ambiental e sanitarista Rafaela Morelato, mestrada do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEC), ganhou destaque internacional na 30ª Jornada de Jóvenes Investigadores, em San Lorenzo, Assunção, Paraguai. Morelato apresentou o trabalho intitulado “Estudo de fragilidade ambiental quanto às áreas mais vulneráveis a serem afetadas por contaminação de íons fluoreto no município de São João do Polêsine/RS”.

O objetivo da pesquisa foi mapear áreas vulneráveis à contaminação por íons fluoreto, visando orientar a população e o poder público sobre a instalação de poços tubulares para captação de água subterrânea. Sua dissertação concentra-se no desenvolvimento de materiais para remoção de íons fluoreto em águas subterrâneas, uma resposta às concentrações acima dos limites permitidos pela legislação nacional e estadual na região.

Durante o evento, Morelato interagiu com estudantes de diversos países e estabeleceu contatos com professores e laboratórios da Universidad Nacional de Asunción, especializados em tratamento de água. Sua participação culminou com a conquista de um prêmio internacional, reconhecendo a relevância de seu trabalho.

Em agradecimento, Morelato destacou o apoio da UFSM, seu grupo de pesquisa e os professores Elvis Carissimi (orientador) e Sérgio Luiz Jahn (coorientador), assim como o financiamento providenciado pela Secretaria Acadêmica Internacional, o Programa de Extensão da UFSM (FIEX), a Pró-Reitoria de Extensão e o PPGEC/PPGEamb, que possibilitaram sua participação no evento.

Com informações da Subdivisão de Pós-Graduação do CT III – SPIII/CT.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!