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Ensino em destaque: minicursos e oficinas promovidos por projetos do Centro de Tecnologia

Conheça o CODEQ, PET-CC e PET-SI, iniciativas que impulsionam o desenvolvimento acadêmico e profissional através de atividades complementares diversificadas



CodeQ

A Plataforma para Ensino de Programação na Engenharia, CodeQ, é um projeto de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto possui uma equipe de 18 integrantes, com membros de diversas unidades para além do Centro de Tecnologia, como o Centro de Ciências Naturais e Exatas e o Centro de Ciências Rurais. Os acadêmicos que compõem a plataforma são dos cursos de  Engenharia Química, Ciência da Computação, Estatística, Engenharia do Controle e Automação, Engenharia Aeroespacial, Medicina Veterinária, Engenharia da Produção e Matemática. Além disso, o CodeQ é formado por professores do Departamento de Engenharia Química, todos unidos pelo ensino da programação por meio de Minicursos e Oficinas gratuitos.

Os minicursos do CodeQ iniciaram no ano de 2022. Já no início de 2023, foi lançado o primeiro minicurso intitulado “Análise e Tratamento de Dados”, que abordou conteúdos sobre visualização de dados, métodos estatísticos, manipulação de tabelas, bibliotecas do Python como Pandas e Pandas Profiling para análise de dados, entre outros tópicos. Durante o primeiro semestre de 2023, o CodeQ trabalhou na criação de quatro novos minicursos, que foram apresentados no período de 21 a 30 de agosto. Esses eventos marcaram a segunda edição dos “Minicursos do CodeQ”. Os minicursos abordados incluíram “Básico de Python”, “Modelos de Linguagem”, uma remasterização do minicurso de “Análise e Tratamento de Dados” e “Básico de Machine Learning”. Além disso, essa última edição dos minicursos teve um aumento de participantes em relação às demais edições dos minicursos. O CodeQ também participou duas vezes do WendeQ, o Web Encontro Nacional de Engenharia Química com o minicurso de Noções Básicas para Engenharia com a linguagem Python no ano de 2022 e 2023.

Básico de Machine Learning

O grupo que realizou o minicurso de machine learning era formado pelo coordenador geral, Thiago Reschützegger, o coordenador de projetos, Vitor Gonçalves, juntamente com Darlon Neumann e Nelson Ciancaglio. O minicurso foi estruturado em dois dias, com cada dia reservando duas horas de aula. Durante o primeiro dia, cada membro da equipe assumiu a responsabilidade de explicar uma parte da teoria que envolve a aprendizagem de máquina e, em seguida, ilustrar esses conceitos por meio de estudos de caso simples. Já no segundo dia, os instrutores aprofundaram ainda mais o conteúdo. Cada membro trouxe seu próprio estudo de caso, abrangendo diversas áreas de aplicação de inteligência artificial. Os tópicos incluíam previsão de evasão escolar, precificação de casas, análise de sobrevivência ao naufrágio do Titanic e até mesmo um exemplo da aplicação de algoritmos de machine learning na química. A variedade de estudos de caso apresentados no segundo dia permitiu que os participantes vissem como as técnicas de machine learning podem ser aplicadas em diversos campos.                          

Básico de Python:

O minicurso foi desenvolvido e ministrado por 4 integrantes do grupo, Gustavo Montagner, Matheus Pupp de Araújo Rosa, Pedro Raimann Gonçalves e João Francisco Foggiatto Marinho. Idealizado para ter a duração de 2h30 e ser apresentado em único dia, foram abordados assuntos desde a lógica de programação até o uso e importação de bibliotecas, visando passar uma visão ampla da capacidade da linguagem, mas focando principalmente nas bases da programação. Foram amplamente discutidas as formas de entrada e saída de dados fornecidas pela linguagem, assim como estruturas de controle e laços de repetição. Ao final do minicurso também foram disponibilizadas listas de exercícios para os inscritos praticarem o conteúdo. 

Análise e Tratamento de Dados:

O minicurso foi desenvolvido por dois integrantes do CodeQ, Beatriz Woos Buffon e Samuel Mahatma. O minicurso foi apresentado em 2 dias, com duração em torno de 2 horas em cada dia. Foi utilizado a linguagem de programação Python para o desenvolvimento do minicurso, além do ambiente usado para o público ter sido no Collab. No primeiro dia foi trabalhado a visualização de dados, com plotagem de diferentes tipos de gráficos e também noções de métodos estatísticos. Já no segundo dia foi ensinado sobre a manipulação de tabelas, extração de informações dos dados e mais especificamente o uso da biblioteca Pandas.

Modelos de Linguagem:

O minicurso foi desenvolvido pelos integrantes Danielly Carvalho e Thiago Reschützegger. O minicurso foi apresentado em um dia, com duração em torno de duas horas. O conteúdo abordou desde os fundamentos da inteligência artificial até modelos específicos como o ChatGPT. Além disso, foram discutidas técnicas de engenharia de prompt e modelos de linguagem menos conhecidos com aplicações variadas. Embora o curso fosse majoritariamente teórico, os participantes receberam uma base sólida para futuras investigações na área.

O CodeQ vem trabalhando em novos minicursos, abordando outras linguagens de programação, além de estar trabalhando na atualização no site, com adição de conteúdos referentes aos minicursos do 1° semestre de 2023. No mês de outubro participaeam da 9° Semana Acadêmica da Estatística com apresentações do minicurso de Modelos de Linguagem e Básico de Python.

Para aqueles que desejam obter mais informações sobre os minicursos, participar da equipe ou acessar o conteúdo disponibilizado: 

O CodeQ possui uma plataforma online de ensino de programação com diversas trilhas de conteúdo. Além disso, no futuro, os materiais dos minicursos serão disponibilizados nesta plataforma.

O CodeQ mantém presença nas redes sociais, como o Instagram. 


PET – Ciência da Computação

PET é um dos grupos da UFSM do Programa de Educação Tutorial, promovido pelo MEC. O PET de Ciências da Computação realiza atividades em três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão, sendo composto, atualmente, por 14 alunos e 1 tutor, todos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria.

A integrante do PET, Andriza Campanhol, ingressou no programa este ano e destacou o fruto do seu interesse em participar: “Foi uma oportunidade de ajudar os outros na área acadêmica. É comum no PET realizarmos atividades tanto específicas para o pessoal da computação, quanto para temas gerais, como a de oratória (Minicurso de Técnicas de Comunicação: A Arte de Se Expressar realizado pelo programa). O curso de Google Planilhas e Google Drive são  mais amplos também. Os minicursos específicos de linguagens de programação: Python, JavaScript ou apoio em disciplinas como a de Arquitetura de Computadores, que costuma ser desafiadora, são exemplos dos mais específicos, mas em ambos ensinamos a criar e utilizar ferramentas de apoio ao estudante.”

Minicurso de Linux/WSL2

Introdução dos alunos ao Linux, ensinando como fazer a instalação de uma máquina virtual no sistema operacional Windows. Para que, assim, se possa fazer o uso das ferramentas do Linux sem precisar trocar de sistema operacional.

Curso de Figma

O Figma é um editor de gráficos vetoriais e uma ferramenta de prototipagem, muito utilizada na etapa de design – anterior ao desenvolvimento front-end e back-end de websites.

Minicurso Latex com Overleaf

 LaTeX é um sistema de preparação de documentos muito útil para a escrita de artigos científicos, relatórios ou até mesmo Trabalhos de Conclusão de Curso. Overleaf é uma plataforma online em que se pode utilizar LaTeX, podendo ser utilizada inclusive de maneira colaborativa. 

Minicurso de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos

Foco em apresentar 3 ferramentas de desenvolvimento de jogos utilizando programação orientada a objetos em 4 aulas, sendo elas: libGDX na aula 1, Pygame na aula 2 e Unity nas aulas 3 e 4. O Minicurso teve um foco introdutório, onde mostraram funcionalidades das ferramentas, projetos prontos e links para os alunos continuarem o aprendizado caso se interessem pela ferramenta.

Minicurso OB Studio

OBS Studio é um software poderoso e versátil para capturar e transmitir conteúdo de vídeo. Ele oferece recursos avançados de personalização, edição e produção, permitindo que os usuários criem transmissões profissionais e interativas.

Além desses, existem outros minicursos ofertados pelo PET-CC que visam auxiliar os acadêmicos de Ciência da Computação e também outros interessados em participar.  O discente Tobias Viero, que participou no Minicurso  de Técnicas de Comunicação destacou sua gratidão ao PET pelo curso:  “De primeiro olhar, quando vi a oportunidade de participar do minicurso “A Arte de Se Expressar” fornecido pelo PET de Ciência da Computação, veio à tona aquela sensação de desconfiança que muitas vezes os coaches transmitem. No entanto, me inscrevi e logo no primeiro dia vi que se tratava de algo fundamentado no que tange ao auto aperfeiçoamento na área da comunicação e expressão pessoal, algo que muitas vezes é negligenciado na nossa formação acadêmica. Durante os três dias de minicurso, essa experiência se revelou mais do que eu poderia ter imaginado, foram abordados temas como linguagem corporal, empatia no discurso e práticas de apresentações. Tais ensinamentos são de essencial importância para cativar maior atenção do seu público, gerando conexão entre o locutor e o interlocutor, o que possibilita a abordagem de temas sensíveis e até mesmo fazer o ouvinte captar assuntos complexos de formas simples e didáticas. Em uma visão ampla, o minicurso foi ministrado com excelência pelos petianos e a continuidade do mesmo seria justificada e aclamada.” 

Para aqueles que desejam obter mais informações sobre os minicursos, participar da equipe ou acessar o conteúdo disponibilizado: 

O PET-CC possui um site onde atualiza sobre as atividades e programações realizadas por eles.

Assim como também está presente no Instagram, onde também posta suas atividades e programações. 


PET – Sistemas de Informação

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa com o objetivo de aprimorar os cursos de graduação, atuando nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Os grupos PET realizam diversas atividades em cada eixo. Neste sentido, o PET-SI está voltado ao suporte ao curso de Bacharelado e Sistemas de Informação da UFSM. O grupo promove palestras, oficinas, rodas de conversa, eventos e grupos de apoio sobre vários assuntos envolvendo tecnologias atuais e temas de relevância no mercado. O grupo é composto por 12 alunos do curso de Sistemas de Informação, denominados petianos, os quais são coordenados por uma professora tutora. Todos os integrantes do grupo se envolvem nas oficinas ao longo do ano, conforme seus interesses e conhecimentos. 

As oficinas do grupo visam explorar, de forma especialmente prática, diversos temas relacionados à Computação e à Tecnologia da Informação. As oficinas possibilitam que o aluno participante possa absorver e aprofundar melhor os assuntos desenvolvidos e aplicá-los de forma mais efetiva na prática. A ideia é oferecer oficinas que possam agregar ao perfil do aluno participante. Os temas abordados envolvem dois enfoques principais: o auxílio em disciplinas do curso e a complementação à grade curricular. No primeiro enfoque, o grupo oferece oficinas com o intuito de revisar os conteúdos de uma determinada disciplina e tirar dúvidas dos alunos. No segundo enfoque, o grupo promove oficinas sobre assuntos não contemplados no curso, como uma ferramenta, framework ou linguagem de programação, os quais consistem em novidades tecnológicas e estão vinculadas às demandas do mercado de trabalho. A ideia é oferecer ao aluno do curso de Sistemas de Informação uma contribuição na sua capacitação e, ao mesmo tempo, promover uma reciclagem sobre as tendências do mercado de trabalho. De modo a atender aos anseios do público-alvo, os integrantes do PET-SI estão em constante contato com os demais alunos do curso de Sistemas de Informação de modo a obter sugestões sobre temas de possíveis oficinas a serem ofertadas pelo grupo.

 

Programação Web Básica

Ensinam passo a passo como criar um incrível portfólio, onde podem exibir projetos e divulgar seu currículo de forma profissional. Utilizando das principais tecnologias de programação web.

Node.JS

Durante a oficina, são abordadas algumas das principais tecnologias utilizadas no desenvolvimento web, com foco especial no Node.J.S., que é uma plataforma de desenvolvimento que permite a execução de código JavaScript no lado do servidor, proporcionando um ambiente altamente eficiente e escalável para a construção de aplicações web.

UX/UI

Conhecimento que inclui todos os fundamentos e toda a teoria por trás de uma interface de qualidade e entender como garantir uma boa experiência do usuário.

Prototipação

Explorar conceitos essenciais, esclarecer dúvidas e fornecer oportunidades práticas para criar protótipos incríveis. Oportunidade de desenvolver protótipos de produtos e experimentar diferentes técnicas de prototipagem.

A discente Ana Clara Bordin ressaltou seu prazer em integrar o PET-SI: “Já estou no PET SI há em torno de 1 ano, e desde então, tem sido uma experiência incrível. Desde que ingressei no grupo no segundo semestre de 2022, minha vida acadêmica e minha relação com a Universidade melhorou exponencialmente. Além de um incentivo para que meu desempenho nas disciplinas seja cada vez melhor, o PET também me proporcionou a oportunidade de fazer projetos de pesquisa, que eu não teria ingressado se não fosse pelo grupo. Os projetos de ensino também são incríveis: poder ajudar meus colegas do curso e melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas é uma oportunidade que tenho prazer em fazer! Mas não apenas minha relação com a Universidade e minhas notas que melhoraram, minhas habilidades de gerenciamento de tempo, trabalho em grupo e de falar em público foram sendo aperfeiçoadas com os meses que se passaram dentro do grupo. Só tenho a agradecer por ser parte do Programa e por tudo que ele me proporcionou, dentro e fora da Universidade.”

 

Para aqueles que desejam obter mais informações sobre os minicursos, participar da equipe ou acessar o conteúdo disponibilizado: 

O PET-SI possui um site onde atualiza sobre as atividades e programações realizadas por eles.

Assim como também está presente no Instagram, onde também posta suas atividades e programações.


Texto por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

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