Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prêmio Reconhecimento Extensionista do CT 2025: conheça o vencedor!

Docente extensionista premiado receberá um auxílio financeiro para participar de evento de extensão nacional e concorrerá ao Prêmio Destaque Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão



O Centro de Tecnologia fica feliz em anunciar que o Prof. Alejandro Ruiz Padillo, do Departamento de Transportes, é o agraciado deste ano com o Prêmio Reconhecimento Extensionista do CT. O docente realiza ações de extensão desde seu ingresso na UFSM em 2016, nas áreas de transportes, mobilidade e logística, dentro do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT).

O Prêmio Reconhecimento Extensionista, promovido por meio da Subdivisão de Projetos (SPROJ) do CT, é uma iniciativa que reconhece e valoriza a trajetória de extensão dos servidores do Centro. Na edição de 2025, os servidores inscreveram suas iniciativas para concorrer ao prêmio. A partir das inscrições recebidas, a produção extensionista foi avaliada pela Comissão Permanente de Extensão do CT, com o apoio da SPROJ.

Desde 2016, o professor foi coordenador de 4 projetos de extensão, dois deles já encerrados: “Concepção de sinergias na área de transportes no Vale do Jacuí–RS” (2017-2019); “Planejamento colaborativo da Mobilidade Urbana” (2018-2022); atualmente coordena outros dois ainda em andamento: “Ações coletivas para avaliação e divulgação de aspectos de risco relacionados aos transportes” (2023-); e “Suporte a projetos de mobilidade e logística para a comunidade e organizações” (2025-).

Alejandro também participou de 9 projetos de extensão: “UFSM vai às escolas” (2017-2020); “Onde estão os bairros cachoeirenses?” (2018-2020); “PEDALA KIDS – Desenvolvendo a cidade pelo olhar da criança” (2019-2020); “Plano diretor urbano e da paisagem da sede do município de Cachoeira do Sul, RS: estudo técnico para subsidiar a sua revisão” (2019-2021); “Segurança viária em áreas escolares: assessoria para consolidação de boas práticas” (2021-2022); “Práticas em planejamento urbano, regional e da paisagem” (2023); “DIALOG: Dia de dialogar sobre Logística na UFSM–CS” (2023-2024); “Engenharia e Sociedade na escola Aracy Barreto Sacchis” (2024). Atualmente, o professor participa de outros quatro projetos: “Planejamento cicloviário de Cachoeira do Sul: desenvolvimento, implementação e monitoramento” (2021-); “Assessoria e serviços técnicos de mobilidade e logística para a comunidade e organizações” (2021-); “Engenharia e Sociedade” (2023-); e “Engenharia e Sociedade na E.M.E.I. Vila Jardim” (2025-).

De maneira geral, os projetos promovem a elaboração de Planos de Mobilidade, Diretor e instrumentos de planejamento específicos dos municípios de Cachoeira do Sul, Taquari, Estrela Velha, Santa Maria e Palmeira das Missões, com resultados impactando a todos seus habitantes, além de visitantes. Contam também com Acordos de Cooperação Técnica e parcerias específicas entre o LAMOT e as Prefeituras municipais, além de outros órgãos públicos, coletivos sociais, empresas, escolas e outras universidades, que fortalecem a relação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, produzindo conhecimento e possibilitando bolsas e estágios para os alunos dos quatro Campi da UFSM.

Nos últimos anos, as ações atendem as demandas das comunidades “beira-trilho”, com a identificação, avaliação e divulgação sobre os riscos derivados da ocupação da faixa de domínio das ferrovias. Também os projetos contam com diferentes atividades de divulgação e conscientização da população adulta e crianças sobre os princípios de mobilidade e logística urbana, tanto em reuniões, palestras, workshops, audiências públicas, programas de rádio e TV e jornais.

Desde 2023, o professor Alejandro é docente da disciplina extensionista “Engenharia e Sociedade”, ofertada aos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária cada semestre.

Como parte da premiação, o professor terá direito a um auxílio financeiro para participar de algum evento extensionista em âmbito nacional. 

O Prof. Alejandro agora está sendo indicado pelo CT ao Prêmio Destaque Extensionista (Edital N. 056/2025 – PRE), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão. Os prêmios têm o objetivo de valorizar os servidores que têm trajetória extensionista.

Prof. Alejandro (à esquerda) com colegas de LAMOT e Elisete, da SPROJ (ao centro).

Com informações da Subdivisão de Projetos do CT/UFSM e edição da Subdivisão de Comunicação.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-6900

Publicações Recentes