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Nova disciplina extensionista do CT promove interação entre universidade e sociedade através da Educação em Computação

Estudantes desenvolvem projetos práticos em diferentes contextos, desde educação básica até bem-estar universitário



Neste semestre, a professora Andrea Schwertner Charão, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação (DLSC), ministrou pela primeira vez a disciplina “Práticas Extensionistas na Educação em Computação“, uma iniciativa que integra ensino, pesquisa e extensão. Criada no contexto da reestruturação curricular do Centro de Tecnologia (CT), ocorrida em 2023, a disciplina tem como objetivo principal ampliar a compreensão dos estudantes sobre o papel da extensão universitária e seu impacto na sociedade.

Profª Andrea Charão (agachada, à esquerda) com a turma da disciplina

Uma disciplina que conecta teoria e prática
A disciplina, destinada a cursos da área de Computação, aborda desde os fundamentos da extensão universitária até os desafios da Educação em Computação, incluindo metodologias para planejar e avaliar ações extensionistas. Além da carga horária teórica, os estudantes desenvolvem projetos práticos em colaboração com diferentes setores da sociedade, aplicando conhecimentos da Computação em contextos reais.

A turma pioneira deste semestre foi composta principalmente por estudantes do 3º semestre de Ciência da Computação, que ingressaram no novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O PPC atual exige que os alunos cumpram uma carga horária mínima de extensão, permitindo que eles escolham entre projetos ou disciplinas extensionistas. Recentemente, a disciplina também foi aprovada para o curso de Sistemas de Informação e será ofertada novamente no próximo semestre.

Projetos que transformam realidades
Após uma fase exploratória, a turma se dividiu em três grupos, cada um atuando em um contexto diferente:

Grupo 1: Organização e Bem-Estar para universitários
O grupo promoveu um encontro voltado aos estudantes para discutir o desenvolvimento pessoal e acadêmico. O encontro, intitulado Planejação, foi realizado no dia 11 de junho e contou com a participação do psicólogo Renato Favarin (CAED/UFSM). A atividade incluiu dicas de organização, gestão de tempo e redução de sobrecarga; o grupo, convidado e participantes criaram um espaço de troca de experiências e listaram dicas importantes para uma vida universitária mais equilibrada.

Psicólogo Renato Favarin (à esquerda) e prof. Andrea (ao centro) com estudantes do grupo 1, Mariana, Laura e André
Grupo 1 e participantes do encontro

Grupo 2: BNCC Computação: atividades “desplugadas” para professores
Em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM/SMEd), o grupo desenvolveu atividades lúdicas e sem uso de computadores para ensinar pensamento computacional a professores da Educação Básica. A iniciativa busca facilitar a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de Computação nas escolas de Santa Maria – um complemento à BNCC voltado ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à Computação na Educação Básica, publicado em 2022 e cuja implementação, iniciada em 2024, traz consigo muitos desafios.

Integrantes do NTEM/SMEd em atividade conjunta com o grupo 2
Francisco, Daniel, Guilherme, João Vitor e Miguel, membros do grupo, em exposição ao NTEM/SMEd

Grupo 3: Soluções tecnológicas para o Jardim Botânico da UFSM
O grupo criou um sistema de agendamento automatizado para visitas ao Jardim Botânico da UFSM, reduzindo a demanda manual da equipe. A solução foi validada pela direção do Jardim e será implementada gradualmente. O grupo criou também uma solução de realidade virtual que permite uma visita online com visão 360 graus de diversos pontos de interesse do Jardim Botânico; um protótipo para visita guiada por GPS, com mapa do Jardim Botânico e orientação por bússola do smartphone; e a extensão de um aplicativo web com a funcionalidade de informações detalhadas sobre espécies disponíveis no acervo do jardim, geolocalizadas e acessíveis via placas individuais com QR Code.

Grupo 3 em reunião com a equipe do Jardim Botânico
Placas desenvolvidas pelo grupo 3 prestes a serem instaladas no Jardim Botânico

Extensão como formação integral
Para a professora Andrea, a disciplina funcionou como uma “incubadora de projetos extensionistas”, demonstrando que a extensão vai além da obrigatoriedade curricular: “Muitos estudantes expressam preocupação com a carga horária de extensão, mas a experiência da turma mostrou que ela oferece oportunidades únicas de aprendizado e impacto social. A extensão forma profissionais mais completos, capazes de dialogar com diferentes áreas e públicos.”

Com resultados positivos, a disciplina consolida-se como uma iniciativa inovadora no CT, reforçando o compromisso da UFSM com a interação entre universidade e sociedade.


Com informações da professora Andrea Charão, fotos de arquivo pessoal dos estudantes da disciplina; edição da Subdivisão de Comunicação do CT

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