O Quiosque do CT está novamente apto para receber as confraternizações da comunidade do Centro. Localizado entre os prédios da Engenharia Química (9B) e da Planta Piloto de Bioinsumos (11), o espaço volta a estar disponível para agendamentos por parte da comunidade acadêmica após passar por reformas e ficar fechado desde março de 2020.
Para receber novamente a comunidade acadêmica, o espaço passou por uma ampla reforma. Foram refeitas as instalações elétricas e parte do piso, a churrasqueira foi reconstruída e os banheiros foram totalmente reformados. Além disso, o Quiosque recebeu uma nova bancada de alvenaria com tampo de granito, mais resistente do que o antigo móvel de madeira. Os bancos e mesas foram reforçados e envernizados, a estrutura de madeira descupinizada e reforçada e a pintura renovada.
Algumas vigas e pilares de madeira também precisaram ser reforçadas – em um trabalho que contou com o apoio de professores da área de estruturas do Centro – e os bancos e mesas foram lixados e pintados por estudantes dos grupos de competição Bombaja e Formula, a quem o CT agradece pela colaboração com a revitalização do ambiente. Além disso, novos eletrodomésticos foram adquiridos: atualmente, o local dispõe de churrasqueira, bancos e mesas, bancada de granito, freezer vertical, geladeira, fogão, forno elétrico, micro-ondas, dois banheiros e ventiladores de teto.
A revitalização foi custeada pelo Centro de Tecnologia, com investimento de pouco mais de 40 mil reais, em mais um esforço para propiciar espaços de convivência para estudantes e servidores – recentemente, o centro reinaugurou o Espaço de Convivência dos Estudantes após reforma e revitalização.
Segundo o Núcleo de Infraestrutura do CT, a retomada do espaço do Quiosque oportuniza momentos de integração e confraternização, importantes para a vivência acadêmica e a formação pessoal e profissional de quem frequenta o Centro. “O quiosque permanece como um símbolo de convivência e colaboração no CT, pronto para receber novas histórias”, enfatizou Tatiana Cureau Cervo, vice-diretora da Unidade.







No momento, os usuários precisam levar espetos, louças e utensílios próprios para churrasco. Como a estrutura de madeira possui aberturas entre as peças, o uso do quiosque em dias de chuva intensa ainda não é recomendado, mas melhorias para essa condição estão previstas.
A gestão do Quiosque ficará sob responsabilidade do Infra/CT, e as reservas podem ser realizadas por servidores pelo Portal de Agendamentos da UFSM.
Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Foto por Núcleo de Infraestrutura do CT/Divulgação
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!