Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projetos urbanos para Vale Vêneto

Projetos desenvolvidos nas disciplinas de Desenho Urbano e Morfologia Urbana serão apresentados em dezembro à comunidade do distrito turístico



Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CT-UFSM estão desenvolvendo projetos de desenho urbano para o distrito de Vale Vêneto (São João do Polêsine – RS). A atividade extensionista, realizada pela turma do sexto semestre do curso em parceria com a comunidade do distrito, é fruto da inédita integração entre as disciplinas de Desenho Urbano e Morfologia Urbana. Os resultados dos projetos serão apresentados à comunidade local no início de dezembro.

Os projetos em desenvolvimento tomam por base as informações coletadas em uma bem-sucedida viagem técnica de reconhecimento, realizada no último dia 13 de setembro, sob a orientação dos professores Edson Luiz Bortoluzzi da Silva e Hugo Gomes Blois Filho (Desenho Urbano) e Fabiana Bugs Antocheviz (Morfologia Urbana), todos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. A experimentação in loco permitiu que os alunos realizassem um diagnóstico completo do lugar, identificando problemas e potencialidades a serem equacionados por meio dos projetos. Assim, os projetos serão um resultado da soma dos conhecimentos técnicos com os aspectos da realidade local.

A viagem técnica teve como foco a realização de um diagnóstico detalhado da área. Durante a visita, os alunos conheceram o Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo, participaram de uma roda de conversa com a prefeita de São João do Polêsine, Jaqueline Milanesi, e outras lideranças locais, e realizaram um minucioso levantamento físico do distrito. Esse trabalho incluiu a análise de infraestrutura urbana, usos do solo, tipologias edilícias, patrimônio, aspectos naturais e condicionantes legais. Para complementar a visão técnica, foram realizadas entrevistas e observações de comportamento para captar os aspectos positivos e negativos percebidos tanto por moradores quanto por turistas que frequentam a região.

Segundo a professora Fabiana Bugs Antocheviz, tal diagnóstico é de extrema relevância para que os alunos possam desenvolver projetos urbanos para região com base nas demandas existentes. A integração com a disciplina de Morfologia Urbana deu-se justamente através do aprendizado de ferramentas que auxiliam diretamente na realização desse diagnóstico. A professora ainda ressaltou aspectos especiais propiciados pela visita: “Por ser uma atividade desenvolvida em um sábado, tivemos a oportunidade de encontrar mais turistas e moradores na região, possibilitando entender a riqueza das dinâmicas que ocorrem em Vale Vêneto com a presença de diferentes tipos de usuários de tal espaço urbano”.

Após a visita, os alunos seguem no desenvolvimento de projetos urbanos para o distrito, que constituirão o produto final da disciplina de Desenho Urbano. A apresentação à comunidade de Vale Vêneto em dezembro será o momento de devolver o conhecimento produzido à comunidade que os acolheu durante a visita. Trata-se, portanto, de mais uma iniciativa da UFSM rumo à maior integração com a comunidade local por meio da extensão universitária.

Equipe do Curso de Arquitetura e Urbanismo durante visita técnica ao distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine – RS (foto: divulgação)

Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações de Fabiana Bugs Antocheviz.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7450

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes