Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes e egressos do CT podem concorrer a residência em microeletrônica da Softex

Programa CI Expert seleciona 25 estudantes da UFSM com bolsa de R$ 2.800,00 ao longo de 12 meses; inscrições até 02/12.



Estão abertas, até o próximo dia 02/12, as inscrições para o processo seletivo do projeto CI Expert, da Softex. Estudantes de cursos do CT-UFSM podem concorrer a 25 vagas no Programa de Residência em Microeletrônica 02 (CI Expert), promovido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) por meio do Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energia – IRede, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os selecionados receberão capacitação de 12 meses ao longo de 2026, com bolsa mensal de R$ 2.800,00.

O Programa CI Expert visa suprir a crescente demanda local por profissionais altamente qualificados no setor de microeletrônica e semicondutores. O objetivo é formar recursos humanos especializados e integrá-los de forma eficaz a instituições com expertise no desenvolvimento de projetos de microeletrônica. Essa iniciativa fortalece o ecossistema de microeletrônica e contribui diretamente para a inovação e o avanço da indústria no Brasil, representando um impacto significativo em diversos setores de tecnologia.

O Programa será dividido em duas fases. Na primeira, serão seis meses de capacitação teórico-prática, com aulas em formato híbrido, em uma das cinco trilhas de estudo (RTL, verificação funcional, projeto físico, projeto de teste e projeto de sinal misto). No final da primeira fase, os alunos farão uma prova de certificação internacional, na área das trilhas escolhidas, para obtenção do certificado de proficiência na trilha cursada. A segunda fase será constituída de seis meses de capacitação “hands on”, com o objetivo de proporcionar experiência prática presencial aos participantes, em ambiente controlado, com suporte de profissionais do setor. Esta fase permitirá que os residentes consolidem o conhecimento adquirido na etapa teórico-prática por meio de projetos reais no setor de semicondutores.

Podem participar da seleção: técnicos e profissionais de áreas da microeletrônica e correlatas, alunos com no mínimo 40% dos créditos concluídos da graduação (até o ato da matrícula) e/ou graduados portadores do diploma de graduação ou certificado de conclusão nos cursos de: Engenharia Elétrica, Sistema de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise de Dados, Engenharia de Telemática, Estatística, Engenharia de Automação, Engenharia Física, Engenharia Eletrônica, Física, Matemática, Engenharia Mecatrônica, ou correlatos, ou em cursos tecnólogos afins. Ao todo, o Programa selecionará 468 participantes de 5 instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Ceará (UFC). No âmbito da UFSM, o polo de referência é o Laboratório do GMICRO.

As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do Programa (https://ciexpert.irede.org.br/) até o dia 02/12. Os candidatos serão selecionados por meio de uma prova, a ser realizada no dia 14/12. Mais detalhes e outras informações relevantes podem ser obtidas no edital completo: https://ciexpert.softex.br/chamadas-e-editais/

O programa é uma parceria entre Softex, IRede e MCTI. A Softex é a principal promotora de políticas públicas para o ecossistema da tecnologia e inovação, responsável por criar e executar ações e iniciativas ligadas à educação e ao empreendedorismo, com abrangência nacional e internacional, e serve como ponte entre o setor público e privado. Já o IRede, originado no Laboratório de Desenvolvimento de Software do Instituto Federal do Ceará, é um dos mais completos Institutos de Ciência e Tecnologia do Brasil com uma ampla rede de professores pesquisadores de norte a sul do país.


Por Subdivisão de Comunicação do CT-UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7517

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes