Nesta manhã (25/09) o CT-UFSM recebeu, no laboratório de ensino da sala 337, um grupo de professores da rede municipal de ensino, que participaram de minicurso para utilização da plataforma Arduino. A capacitação foi promovida pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (PET-CC), em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM).

Trata-se de uma ação de extensão na qual o CT abre suas portas e compartilha seu conhecimento de forma direta com os educadores das escolas municipais. A demanda surgiu das próprias escolas municipais, que recebem kits de robótica e programação dos governos (municipal e estadual) baseados na plataforma Arduino. Em alguns casos, os kits acabam sendo subutilizados ou sucateados por falta de capacitação adequada dos professores. O minicurso abordou ao longo da manhã os conhecimentos básicos de prototipagem, eletrônica e conceitos de eletricidade, além de capacitar os professores para a realização de experimentos com a programação em Arduino.
A coordenadora do NTEM, Maritê Moro Neocatto, ressalta que o ensino da computação na rede municipal de ensino (RME) é desenvolvido como um componente curricular específico que se baseia em propostas organizadas a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Documento Orientador Curricular de Computação de Santa Maria. “É um momento para os professores da RME se dedicarem para sua formação continuada e, dessa forma, além de desenvolveram outros conhecimentos, poderem planejar e ampliar as propostas voltadas para o ensino da Computação em sala de aula”, afirma Maritê.
No CT, a ação foi coordenada pelo professor Giovani Rubert Librelotto, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação (DLSC) e tutor do PET-CC. O professor ressalta as oportunidades que derivam da capacitação ofertada: “hoje, na educação da ‘geração online’, esta é uma possibilidade de levar o ensino um pouco mais para o lado da robótica e da programação”.
A iniciativa traz benefícios nos dois sentidos, pois os estudantes de Ciência da Computação também puderam revisitar seus estudos e praticar a docência ao compartilhar o conhecimento com o grupo de professores. Para o CT, foi mais um encontro extensionista que fortaleceu o elo entre a instituição e outros setores da sociedade.

Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!