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Descrição:
A Subdivisão de Comunicação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (COM/CT UFSM) torna público o presente edital de seleção de bolsista para Bolsa de Desenvolvimento Institucional do Centro de Tecnologia, em conformidade com a Resolução UFSM nº 176/2024 e demais normativas institucionais vigentes.
1. DAS VAGAS E DURAÇÃO
1.1. Será ofertada uma vaga de bolsa para atuação na Subdivisão de Comunicação do Centro de Tecnologia (CT).
1.2. A bolsa tem valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para jornada de 16 horas semanais.
1.3. A vigência da bolsa será de três meses, a contar do dia 08/09/2025 até 31/11/2025 com possibilidade de renovação por mais um mês.
1.4. O edital tem validade até o final do semestre letivo 2025/2 e poderá gerar banco de suplentes para chamadas futuras.
2. DAS ATIVIDADES
2.1. O(A) bolsista desenvolverá atividades presenciais vinculadas à Subdivisão de Comunicação, tais como:
2.1.1. Assessorar em atividades comunicacionais diversas os servidores do CT-UFSM na consecução dos objetivos do setor e da Unidade, especialmente na produção de conteúdos audiovisuais para os canais institucionais do CT-UFSM e demais conteúdos voltados às redes sociais;
2.1.2. Auxiliar no atendimento às demandas de comunicação institucional designadas pela Subdivisão de Comunicação do CT-UFSM;
2.1.3. Auxiliar no alcance das demandas de comunicação sinalizadas no PDU-CT, contemplando a elaboração de conteúdos relacionados aos sete desafios institucionais: Internacionalização; Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; Inclusão Social; Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia; Modernização e desenvolvimento organizacional; Desenvolvimento local, regional e nacional; e Gestão Ambiental.
2.2. As atividades ocorrerão de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, conforme escala acordada com a chefia da unidade.
3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
3.1. Matrícula ativa em curso de graduação no campus sede da UFSM (não será aceito trancamento total);
3.2. Aprovação em no mínimo 50% das disciplinas cursadas no semestre anterior (exceto calouros);
3.3. Não possuir vínculo com qualquer outra bolsa remunerada vigente na UFSM;
3.4. Não ter ultrapassado em mais de dois semestres o tempo regular de integralização do curso, descontados trancamentos totais;
3.5. Disponibilidade de 16 horas semanais para atuação presencial;
3.6. Conta-corrente bancária ativa em nome e CPF próprios (não são aceitas contas conjuntas, poupança, conta fácil ou de terceiros);
3.7. Preferencialmente, ter cadastro ativo de Benefício Socioeconômico (BSE/PRAE);
3.8. Ter dados atualizados no Portal Estudantil da UFSM.
4. DO PERFIL DA VAGA
4.1. Espera-se que o(a) bolsista tenha habilidades de criação de conteúdo audiovisual (desde a roteirização à edição) voltado para redes sociais.
4.2. Espera-se que o(a) bolsista conheça técnicas de narrativas audiovisuais que promovam engajamento do público jovem (entre 17 e 30 anos) nas redes sociais.
4.3. Recomenda-se que o(a) bolsista tenha afinidade com temas ligados a tecnologia, pesquisa científica e inovação.
5. DAS INSCRIÇÕES
5.1. Período: de 01/09/2025 até as 16h do dia 04/09/2025.
5.2. Local: exclusivamente por e-mail, com o assunto “EDITAL Nº 05/2025 – SELEÇÃO DE BOLSISTA DE COMUNICAÇÃO EM REDES SOCIAIS” para comunicacaoct@ufsm.br
5.3. Documentos obrigatórios:
5.3.1. Histórico escolar atualizado;
5.3.2. Comprovante de matrícula;
5.3.3. Portfólio de produções audiovisuais e conteúdos de rede social;
5.3.4. Currículo;
5.3.5. Documentação do BSE (se houver).
6. DO PROCESSO SELETIVO
6.1. A seleção será composta pelas seguintes etapas, organizadas pela comissão da unidade:
| Etapa | Responsável pela realização |
| Análise documental | Comissão de Seleção |
| Entrevistas | Chefia do Setor |
| Análise de recursos | Comissão de Seleção |
6.2. Etapas previstas:
6.2.1. Etapa 1 – Análise documental: eliminatória e classificatória.
6.2.2. Etapa 2 – Entrevista: a ser realizada no dia 05 de Setembro de 2025, em horário a combinar entre as 8h e as 17h, na sala 113 do prédio 07, ou em videochamada na plataforma Google Meet.
6.3. Critérios de avaliação e pontuação (máximo 10 pontos):
| Critério | Pontuação |
| Compatibilidade de horários com as atividades da unidade | Até 2,0 pontos |
| Perfil e motivação para a vaga | Até 2,5 pontos |
| Experiência e habilidades relacionadas às atividades previstas | Até 2,0 pontos |
| Desempenho acadêmico | Até 1,5 pontos |
| Cadastro de Benefício Socioeconômico (BSE) ativo | 1,0 ponto extra |
6.4. Critérios de desempate:
6.4.1. Ter BSE ativo;
6.4.2. Maior idade.
7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DOS RECURSOS
7.1. Os resultados preliminares de cada etapa e o resultado final serão divulgados:
7.1.1. No site da unidade: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/editais;
7.1.2. Por e-mail enviado aos candidatos.
7.2. Cronograma:
7.2.1. Resultado da Etapa 1 (documental): 04/09/2025
7.2.2. Entrevistas: 05/09/2025
7.2.3. Resultado da Etapa 2 (entrevista/prática): 05/09/2025
7.2.4. Resultado final: 08/09/2025
7.3. Recursos:
7.3.1. Os(as) candidatos(as) terão até 24 horas após a publicação dos resultados para interpor recurso, via e-mail: comunicacaoct@ufsm.br
7.3.2. Os recursos serão analisados em até 48 horas, e o resultado será divulgado pelos mesmos canais.
8. MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO
8.1. O(A) bolsista deverá entregar relatório final de atividades no término da vigência, com validação da chefia.
8.2. A renovação dependerá da entrega do relatório e avaliação positiva.
8.3. O não cumprimento das atividades implicará desligamento imediato.
9. DO DESLIGAMENTO
9.1. O(A) bolsista será desligado(a) nas seguintes situações:
9.1.1. Solicitação formal do(a) bolsista;
9.1.2. Justificativa formal da chefia por desempenho ou conduta;
9.1.3. Descumprimento da carga horária e/ou regras deste edital;
9.1.4. Não entrega do relatório final;
9.1.5. Vinculação a outra bolsa incompatível.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. Este edital não gera vínculo empregatício com a UFSM.
10.2. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção ou pela chefia da unidade.
10.3. Este edital tem validade até o final do semestre letivo vigente (2025/2), podendo gerar cadastro de reserva.
10.4. É obrigatória a leitura completa deste edital por todos(as) os(as) candidatos(as).
10.5. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail: comunicacaoct@ufsm.br
EDITAL COMPLETO: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/375/2025/09/Edital_05-2025_-_Bolsista_para_Subdivisao_de_Comunicacao_do_CT_assinado.pdf
RESULTADO ETAPA 1: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/375/2025/09/Resultado_Inscricoes_Edital_05-2025_-_Bolsista_para_Subdivisao_de_Comunicacao_do_CT_assinado-1.pdf