Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CT/UFSM participa de congresso de inovação e tecnologia na Colômbia

Professor do Departamento de Eletrônica e Computação apresentou pesquisa sobre o uso de redes neurais na substituição de simulações computacionais complexas.



Entre os dias 6 e 8 de outubro ocorreu a 12ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica (12th International Conference Of Technological Innovation) na Universidade Francisco de Paula Santander (UFPSO), seção Ocaña, na Colômbia. A Conferência é um fórum realizado anualmente em Ocaña que reúne especialistas para intercâmbio de ideias, metodologias, avanços técnicos e inovações aplicadas que podem ter impacto em tecnologia, engenharia e desenvolvimento, tanto em nível regional quanto internacional. O CT esteve representado no evento pelo professor Marcelo Serrano Zanetti, do Departamento de Eletrônica e Computação (DELC).  

O convite veio partiu de um docente da UFPSO que conheceu a UFSM por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA), consórcio de nove países da região do qual a UFSM é participante. O PILA visa promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e administradores de universidades e instituições de ensino superior, com o objetivo de enriquecer sua formação acadêmica e profissional, além de promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer laços de cooperação.

Professor Marcelo Zanetti em frente ao prédio de engenharia da UFPSO (Foto: Marcelo Zanetti)

 O professor Zanetti apresentou a pesquisa “Aplicações de Aprendizado de Máquina em Engenharia”. Trata-se de um artigo derivado do trabalho de conclusão de curso (TCC) do docente Guilherme Antonio de Faria Pereira. A pesquisa, segundo o professor, procura “aplicar o aprendizado de máquina para substituir o uso de Computational Fluid Dynamics (CFD), por uma metodologia baseada em Redes Neurais Convolucionais.”

 A Dinâmica de Fluidos Computacionais (CFD na sigla em inglês) é usada para simular como o ar, a água ou qualquer fluido se comporta. Mas esses cálculos são muito pesados: demoram horas, às vezes dias, e precisam de computadores potentes. Já as Redes Neurais Convolucionais (CNNs na sigla em inglês) são um tipo de inteligência artificial que aprende a reconhecer padrões em imagens. As CNNs podem ser treinadas para aprender o comportamento do fluido. Depois de aprender com vários exemplos gerados pela CFD, a rede neural consegue prever o resultado de uma nova simulação quase instantaneamente, sem precisar resolver as equações físicas. Segundo o professor Zanetti, se forem bem treinadas, as Redes Neurais Convolucionais podem executar a mesma tarefa – ou seja, trata-se de aprendizado de máquina que é uma das tecnologias associadas a inteligência artificial.

A participação do CT/UFSM no evento na Colômbia é mais uma ação de internacionalização da unidade, alinhada a seus objetivos estratégicos descritos no Plano de Desenvolvimento da Unidade – o PDU. Ações como esta ajudam a estreitar laços entre as universidades, não somente com o intercâmbio de discentes e docentes, mas também com a atuação conjunta em futuros projetos.


Texto por Emmanuelly Zini, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7426

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes