Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mais uma edição das “BATALHAS DESARMADAS DE SLAM” de Geografia no CTISM!



Em 21 de junho tivemos mais uma edição das “Batalhas DESARMADAS de Slam” de Geografia: a 4ª edição e com muitas novidades. Este ano pudemos agregar à atividade de Geografia os estudos e as reflexões das disciplinas de Filosofia, Língua Estrangeira e Literatura, tornando o desafio ainda mais instigante, como tem sido feito desde 2018 com as turmas de segundos anos do Ensino Médio do CTISM.

Adaptado das Poetry Slam norte-americanas, que no Brasil geralmente ocorrem ao ar livre nas praças e ruas, as “Batalhas DESARMADAS de Slam”, uma atividade pedagógica elaborada pela professora Jacqueline Myanaki para a disciplina de Geografia, têm como tema central os conflitos armados no mundo, por isso a inclusão do termo “desarmadas” ao título. 

O objetivo em Geografia é revisar os principais conceitos relacionados ao tema dos conflitos armados como guerra civil, guerrilhas, terrorismo, terrorismo de Estado, os impasses sobre domínios territoriais, injustiças sociais e os arranjos geopolíticos, buscando sempre uma visão crítica e o esclarecimento dos diversos pontos de vista sobre os conflitos. 

Este ano as Batalhas ocorreram novamente em versão online, por conta da necessidade do distanciamento social e a fim de nos protegermos da pandemia, e tiveram contribuições das reflexões filosóficas orientadas pelo professor Ivan Zolin, a orientação da professora de Literatura Rosicléia da Silva Bastianello na elaboração dos poemas e das professoras Raquel Bevilaqua, Milene Vania Kloss e Maristela Andrea Teichmann Bazzan que trouxeram para as Batalhas o desafio da leitura, da produção textual e da expressão em língua estrangeira (inglês e espanhol). 

Foram em torno de 30 grupos, entre duplas e quartetos, apresentando seus poemas autorais por meio de uma live, na qual o colega Deivis Jhones Garlet Bonaldo e a ex-professora de artes do CTISM Tatiana Palma Guerche juntos com as professoras e o professor selecionaram cinco trabalhos que se destacaram. Seguem aqui disponíveis alguns destes trabalhos para a apreciação da comunidade em geral. Parabéns aos alunos e alunas!

Grupos e os temas de 2021, que se destacaram, sem ranking estabelecido:

–  Daniel Victor da Ros, Douglas Ramos Charqueiro, Lourene Melgarejo Vieira (turma 421/21) – tensão entre Israel e Palestinos: momento atual

– Luiza Dotto Soares, Giovana Tauchen Kael, Isabela Biolo Vieira (turma 422/21) – tensão entre Israel e Palestinos: momento atual

– Karyna Venturini Martinez, Pedro Abadie Canabarro, Thiaiane Steinmetz Padilha (turma 423/21) – Curdistão: a questão curda

– Maria Eduarda Lencina da Silva, Pâmela Vitória Silveira Brandão, Ana Carolina Silva Lameira (turma 423/21) –  Guerra no Iraque.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-6176

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes