Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coordenação da PoliFeira do Agricultor realiza visitas técnicas para viabilizar projeto de instalação de um entreposto de ovos no Colégio Politécnico



Imagem: OPAS.

Na última semana, o professor Gustavo Pinto da Silva e o servidor técnico-administrativo Cristiano Dotto, que atuam na coordenação da PoliFeira do Agricultor, juntamente com representantes do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, visitaram duas propriedades de produção de ovos no município de Cachoeira do Sul. O objetivo da viagem foi observar como funcionam os entrepostos instalados nas propriedades para viabilizar o estabelecimento de uma unidade de coleta e análise de ovos no Colégio Politécnico. Se concluído, o entreposto da instituição será o primeiro da cidade de Santa Maria.

Esse tipo de instalação funciona como uma unidade de coleta, para a qual o agricultor pode levar a sua produção de ovos para um processo de inspeção. Essa análise permite que se identifiquem possíveis infiltrações nos ovos, que serão encaminhados para uma limpeza, classificação e posterior acondicionamento antes de chegarem à comercialização.

Segundo o professor Gustavo Pinto, a iniciativa surgiu do intuito da PoliFeira do Agricultor em trabalhar com o comércio de ovos na feira. Atualmente, todo produto de origem animal destinado à venda deve passar por um serviço de inspeção antes de chegar ao público, uma vez que são potenciais transmissores de zoonoses (doenças transmitidas de animais para pessoas), como a toxoplasmose. A PoliFeira segue permanentemente essa política, só permitindo a venda de produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal por parte dos feirantes.

Durante a visita à cidade de Cachoeira do Sul, Gustavo Pinto e Cristiano Dotto estiveram na empresa Ovos Agne, que funciona com um método menos invasivo, no qual as galinhas circulam soltas, e na Ovos Brisch, que opera com a adoção de um sistema industrial, com as aves mantidas em gaiolas. O professor Gustavo Pinto explica que o objetivo do estudo para viabilização do entreposto é estabelecer uma unidade de coleta que atenda a produtores que adotem um método semelhante ao da Ovos Agne, com uma produção mais sadia.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2586

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes