Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico da UFSM desenvolve pesquisas com a cultura da soja em área agrícola da instituição



Através dos Setores de Mecanização Agrícola e Culturas Anuais, o Colégio Politécnico da UFSM fechou parceria com a Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas KF e implantou uma área de 3,5 hectares de soja em camalhão. Essa tecnologia permite o cultivo de soja em solos com baixa capacidade de infiltração de água, como em várzeas, áreas tradicionalmente utilizadas para o cultivo de arroz irrigado.

A KF disponibilizou uma semeadora modelo Hyper Plus Camalhoneira com 8 linhas de semeadura, a máquina possui um conjunto de estruturas responsáveis pela formação do camalhão e sulco, sendo a semeadura realizada na borda do camalhão. Todo esse processo é executado em uma única operação sobre o solo. O sulco destina- se ao escoamento de água em situação de excesso hídrico e, na falta de chuva, permite a irrigação da cultura através dele.

Segundo o Prof. Luciano Pes, do Colégio Politécnico, essa semeadora geralmente é utilizada em áreas de várzea, para implantação da cultura da soja -em rotação com o arroz irrigado- e com o solo preparado. No Colégio, o processo foi realizado em uma área de coxilha que ao longo dos anos tem apresentado problemas de infiltração de água no solo e, consequentemente, excesso hídrico para a cultura da soja, causando redução na produtividade. Além disso, não foi realizado o preparo do solo, sendo a semeadura realizada sobre a palhada de centeio (cultura antecessora).

Dessa forma, pretende-se avaliar o desempenho da cultura da soja em um sistema de implantação sobre camalhões e sem o revolvimento prévio do solo (plantio direto). Os primeiro resultados foram altamente satisfatórios, com a germinação e estabelecimento da cultura em níveis semelhantes ou até superiores aos observados em outras situações da própria área agrícola do Politécnico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-3618

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes