Curso de Aplicador de Agrotóxicos é ofertado pelo Setor de Mecanização Agrícola do Colégio Politécnico da UFSM

No dia 05 de julho de 2019 o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS) publicou no Diário Oficial duas instruções normativas: a  IN 05/2019, que estabelece o “Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade”, o qual deverá figurar no campo “Observações” da receita agronômica que prescrever a aplicação de produtos agrotóxicos hormonais; e a IN 06/2019, que estabelece o regramento para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade do produtor informar-se sobre a aplicação destes defensivos agrícolas, dentre outras providências.

Em função da preocupação com a qualificação e cuidado de trabalhadores do campo, o Prof. Adão Leonel Mello Corcini registrou o projeto de extensão 052462, intitulado CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA APLICADORES DE AGROTÓXICOS – BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Trata-se de curso ofertado gratuitamente para alunos da UFSM e produtores rurais do estado do Rio Grande do Sul. Atendendo assim a IN 06/2019, pois possibilita que aluno/produtor que concluir o curso se cadastre como Aplicador de Agrotóxicos.

Terceiro curso: realizado no setor de mecanização Agrícola do Colégio Politécnico da UFSM
Segundo curso: realizado em parceria com a Emater de São Pedro do Sul

De outubro a dezembro de 2019 foram ofertados três cursos, que formaram 64 aplicadores dentre alunos da UFSM, produtores rurais e demais pessoas envolvidas nas atividades. Àqueles que se interessarem em realizar o curso podem entrar em contato com o professor Adão Leonel (adao@politecnico.ufsm.br) para informações sobre as próximas turmas.