Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Disciplina ‘Seminários de Formação’ ganha destaque entre alunos do Colégio Politécnico

Durante todo o período de formação, é notável que sentimos uma afeição por uma disciplina, um professor ou professora que, de algum modo, captura mais nossa atenção. Uma disciplina no Colégio Politécnico vem agraciando muitos alunos e servidores com seus temas relevantes e marcando um diferencial na formação profissional e tecnológica. “Seminários de Formação” está presente nos currículos de todos os cursos do Politécnico e vem, desde 2015, abordando e discutindo, por meio de palestras, assuntos de relevância teórica e prática para os alunos.

A criação da disciplina

As discussões sobre sua criação ocorreram a partir do ano de 2014, quando do processo de reformulação dos Planos de Curso. A partir da Resolução CNE/CEB nº 06/2012, a disciplina foi atualizada conforme as diretrizes curriculares nacionais equivalente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A Resolução previa que os currículos dos curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio precisavam proporcionar aos estudantes: os fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas, gestão da qualidade social e ambiental do trabalho, o reconhecimento dos sujeitos e suas diversidades, assim como fundamentos da história e cultura afro-brasileira e indígena, entre outras temáticas.

Os docentes

O professor responsável pela disciplina de Seminários de Formação organiza as palestras e a forma de avaliação, considerando as discussões realizadas e claro, a participação do estudante. A realização das palestras se dá por meio de convites a profissionais que atuam nas diferentes temáticas, não apenas do Colégio Politécnico e UFSM mas de diferentes instituições e áreas de atuação. Fabiane Montolli, pedagoga e membra da equipe pedagógica do Departamento de Ensino do Colégio Politécnico da UFSM na data da inserção da disciplina no currículo, atuava como Diretora Adjunta do Departamento de Ensino e vê a importância da disciplina porque nela é possível “trazer temáticas relevantes e transversais à formação cidadã dos estudantes e ainda possibilitar que os estudantes dos diferentes cursos possam sugerir temáticas de interesses a serem abordadas ao longo da disciplina”.

Ao longo dos anos, vários professores já atuaram na disciplina. No semestre anterior, a disciplina foi ministrada pelos professores: Prof.ª Miriane Fonseca, Prof.ª Sônia Crescêncio, Prof.ª Magda Monego, Prof.ª Cristiane Trivisiol, Profª. Danize Rizzetti e Prof. Marcelo Rodrigues. São muitos os colegas docentes que colaboram para o desenvolvimento da disciplina, seja coordenando-a ou apresentando algum tema como palestrante, o que enriquece e fortalece muito o currículo dos cursos técnicos.

“O meu olhar sobre Seminários de Formação não poderia ser mais entusiasmado, acolhedor e esperançoso. Atuo desde 2018, quando assumi como uma das docentes responsáveis por conduzi-la. Ela (disciplina) apresenta-se como um grande diferencial agregador na formação dos estudantes, pois é voltada para uma perspectiva de desenvolvimento integral, que promove a cidadania através de temas transversais, pertinentes à realidade.”, ressalta Miriane Fonseca.

O sucesso da disciplina suscitou a discussão de sua análise como objeto de estudos para publicações de artigos. Ainda não há um estudo sistematizado, mas um grupo de docentes já está atuando no processo inicial de pesquisa a ser desenvolvido e, futuramente, se esperam resultados interessantes para uma possível publicação.

A resposta dos alunos

Como proposta de avaliação realizada no 2º semestre de 2020 pela Prof.ª Miriane Fonseca, os alunos expusessem o que pensavam da disciplina, o que ela havia agregado para sua formação, qual havia sido o impacto durante sua jornada, entre outros aspectos. Foram recebidos feedbacks bastante positivos, a exemplo deste: “Seminários trouxe a ideia de uma aula para saúde mental, pois ela nos tirou dessa rotina e trouxe algo prazeroso, diferente, relaxante, que trouxe muito aprendizado e conhecimento”. Já outro destacou a importância das palestras: “Os temas abordados são de inteira necessidade discutir, dialogar, analisar o ponto de vista de cada um, ensinar aos alunos a respeitar a opinião do próximo, a serem mais empáticos e terem consciência das suas ações”. Considerando esses depoimentos, a disciplina vem se tornando um bom exemplo de aprendizagem que, através da colaboração de seus docentes e valendo-se da estrutura que o Colégio Politécnico oferece, possibilitam ao aluno desenvolver seu potencial profissional e humano.

Legenda: Print de um encontro da disciplina via Meet./Arquivo: Miriane Fonseca.

Texto: Bruna Lopes/ Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico