Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo curso técnico do Colégio Politécnico da UFSM na modalidade EAD alcança recorde de inscrições

Curso Técnico em Cooperativismo obteve o maior número de candidatos nessa modalidade



As inscrições do processo seletivo para o curso Técnico em Cooperativismo EAD, encerradas no último mês, deixaram uma marca histórica para o Colégio Politécnico. No processo, totalmente online, obteve-se o número de 2.016 inscritos, com candidatos em todos os estados brasileiros, alcançando uma relação de 33,6 candidatos por vaga, a maior procura de um curso técnico na instituição. A seleção dos candidatos se deu por meio de sorteio público, com preenchimento das 60 vagas oferecidas. O curso terá início neste segundo semestre de 2021 e será realizado totalmente na modalidade educação a distância (EAD), com disponibilização de infraestrutura de laboratório no Pólo da UFSM em Silveira Martins, duração de três semestres letivos e de forma gratuita.

(Distribuição de inscritos no processo seletivo do curso Técnico em Cooperativismo, 2021 – Produção de mapa: Antonio Von Ende Dotto)

O curso técnico em Cooperativismo se soma a uma área na qual o Colégio Politécnico da UFSM possui uma grande trajetória de ensino, pesquisa e extensão. A área de Cooperativismo contempla na instituição uma série de cursos, projetos e iniciativas, como o curso superior em Gestão de Cooperativas, graduação com duração de 6 semestres, no período noturno, projetos de extensão (Projeto + COOP), publicação de periódicos (Revista RGC, Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, a única acadêmica do Brasil para pesquisas no cooperativismo) e eventos acadêmicos específicos desse âmbito (SINGESCOOP – Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas – e Fórum de Cooperativismo). O Colégio Politécnico atua também em parceria o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na formação para o cooperativismo na educação de jovens e adultos através do PROEJA POLITÉCNICO/BILAC, com o curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista, assim como incentiva e apoia as atividades da CESPOL – Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM – atuante no ensino, na pesquisa e na extensão. No mapa que mostra a distribuição dos classificados, é possível observar a distribuição ampla dos alunos demonstrando a capilaridade que a formação alcançará e corroborando sua importância para diferentes regiões brasileiras.

(Distribuição de classificados no processo seletivo do curso Técnico em Cooperativismo, 2021 – Produção de mapa: Antonio Von Ende Dotto)

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes