Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Produção de alimentos e dinâmica entre campo e cidade é destaque em obra publicada por grupo de pesquisa da UFSM

"Do campo para os mercados” sistematiza pesquisas relacionadas à produção de alimentos com a interação espacial e busca difundir conhecimento que auxilie no desenvolvimento regional

Como parte da programação da Feira do Livro de Santa Maria, ocorreu, no dia 7 de outubro, o lançamento do e-book “Do campo para os mercados: produção e comercialização de frutas, hortaliças e alimentos processados na região central do Rio Grande do Sul”’, publicado pela Editora da UFSM. O livro, dividido em artigos, foi escrito por diversos autores e teve organização dos professores Janaína Balk Brandão e Roni Blume. A obra sistematiza pesquisas e experiências realizadas nos cinco primeiros anos do Grupo de Pesquisa Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG), em especial aquelas que compreendem a Região Central do Rio Grande Sul, com foco em produtos perecíveis, especialmente alimentos tradicionais processados e hortifrutigranjeiros. O evento contou com a presença do grupo de autores, da direção do Colégio Politécnico, bem como do gerente regional da Emater-RS, Guilherme Godoy dos Santos, e do secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto. É possível adquirir o título no sítio da Editora da UFSM.

(Capa do e-book disponível no sítio da Editora da UFSM)

O livro possui um caráter interdisciplinar e oferece dados empíricos inéditos, apresentando aos leitores uma análise diferenciada sobre as cadeias agroalimentares. As formas encontradas pelos agricultores para comercialização de seus produtos e as práticas de conexão entre produção rural e espaço urbano são temas de destaque na obra. Como explica a professora Janaína Balk, a publicação é uma forma importante de devolução e retorno do conhecimento para a sociedade, para os agricultores envolvidos em processos produtivos na região e para os agentes públicos que facilitaram o desenvolvimento das saídas à campo, promovendo, assim, a aproximação da Universidade com a sociedade e a difusão do conhecimento produzido.

(Parte dos autores reunidos no lançamento)

Além do potencial científico, também é objetivo da obra incentivar pessoas e organizações da comunidade regional a discutirem, em conjunto com a Universidade, as políticas públicas de reterritorialização e ressocialização alimentar, bem como o desenvolvimento territorial. O coordenador do Grupo GIPAG, Gustavo Pinto, explica que esses conceitos são centrais quando se propõe a retomar a relação entre as pessoas e o território com as questões relativas à origem dos alimentos, destacando o papel que a economia circular pode ter na inclusão de pessoas do lugar e no desenvolvimento territorial. Como destacam os autores no prefácio, entender as dinâmicas locais, os entraves e, também, as potencialidades, auxiliam o poder público na disponibilização de dados que permitam maior segurança na tomada de decisões voltadas às estratégias de desenvolvimento.

Sobre o GIPAG

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG) busca desenvolver projetos de ensino, de pesquisa e de extensão dentro da temática da alimentação e suas relações. O grupo é formado por profissionais de quatro áreas de conhecimento (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Geociências e Ciência da Computação) vinculado ao Colégio Politécnico da UFSM, Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Programa de Pós Graduação em Administração, todos da UFSM. O objetivo do grupo é atuar nas questões agroalimentares, em uma relação direta com o espaço físico, analisando as relações entre campo e cidade. Busca-se a realização de estudos com metodologias transformadoras, que representem soluções para a inclusão social, a geração de oportunidades e a melhoria das condições de vida.