Projeto do Colégio Politécnico da UFSM busca alcançar objetivos sustentáveis da ONU por meio da produção de ovos coloniais

Projeto contribui para alcançar 9 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

O desenvolvimento sustentável é um modelo de crescimento econômico, social e político que coexiste de forma harmônica com o meio ambiente. Tendo em vista esse conceito, no ano de 2015, a Organização das Nações Unidas propôs a chamada Agenda 2030. Trata-se de um plano de ações que estabelece 17 objetivos a serem cumpridos pelos países-membros até o ano de 2030, para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população global. Em Santa Maria, o projeto “Ovos Coloniais de Galinhas Livres de Gaiolas da Região Central”, vinculado à PoliFeira do Agricultor, é um exemplo de ação criada para atingir estas metas.

Fonte: ONU (www.brasil.un.org)

Criado em 2019, com a finalidade de facilitar a organização dos produtores da região, gerar mais renda, segurança alimentar e sustentabilidade para as famílias rurais, e alimentos saudáveis para a população, o projeto colabora com pelo menos 9 das 17 metas da Agenda 2030. Com o foco no bem-estar animal, visa conscientizar os produtores e a população em geral para o fato de que as aves são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir dor, sentimentos positivos e negativos e de perceber e interpretar o ambiente à sua volta.

Sem Gaiola é melhor?

A ideia de que existam “galinhas felizes” remete a algo infantil e distante da realidade industrial, mas a definição específica dessa prática é o foco no bem-estar da ave: que ela tenha espaço para poder expressar seus comportamentos naturais como ciscar, empoleirar-se e tomar banho de terra, necessidades que ainda não são entendidas completamente pelo sistema convencional. Esses aspectos colaboram diretamente para o segundo objetivo estabelecido pela ONU, garantindo o acesso da população santa-mariense a alimentos nutritivos e seguros ao longo de todo ano.

Outro dos objetivos é aumentar o faturamento de pequenos agricultores e implementar práticas que aumentem sua produção. O projeto, além de criar locais propícios para a venda destes ovos, como a PoliFeira do Agricultor da UFSM, também compartilha conteúdos relacionados em suas redes sociais, gerando publicidade e formando um mercado consumidor para esse alimento.

No futuro, será possível que grande parte da produção seja voltada ao bem estar animal?

O coordenador do projeto, Róberson Oliveira, comenta que há uma ampliação na procura e produção dos ovos de galinhas livres de gaiolas, principalmente por conta da preocupação dos consumidores com o bem-estar animal, o que leva grandes empresas firmarem compromisso em utilizar ovos de galinhas livres de gaiolas em suas cadeias de suprimentos de ovos. De acordo com dados do Observatório Animal, plataforma criada para dar visibilidade aos compromissos das empresas quanto ao bem-estar animal anunciados no Brasil, e facilitar seu acompanhamento pela sociedade. Cerca de 150 empresas se comprometeram em encerrar até 2038 a compra de ovos do sistema proveniente de gaiolas, entre elas Carrefour, McDonald’s e Nestlé. No entanto, atualmente estima-se que apenas 2% dos ovos produzidos no Brasil venham de sistemas de galinhas livres. De acordo com a fala do coordenador, é pouco provável que em um futuro próximo tenhamos por exemplo mais de 5% dos ovos produzidos por sistemas livres de gaiolas no Brasil.

Consumo e produção responsável entrelaçados ao projeto

Na opinião de uma das consumidoras, Clacir Londeiro, o bem-estar animal é de extrema importância na hora de escolher um alimento. “O principal motivo que fez com que eu começasse a comprar os ovos, foi justamente que as galinhas são livres, sem crueldade animal”, destaca ela. Não é apenas Clacir que se importa com a criação dos animais na hora da compra: uma pesquisa realizada pelo o Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, revelou que os consumidores estão dispostos a desembolsar um valor a mais na hora da compra desde que o alimento seja livre de crueldade animal.

• 31,8% pagariam um adicional de até 20%;
  • 21,8% pagariam até 40%;
  • 32% estariam dispostos a pagar um adicional superior a 40%.

Esses dados oferecem uma dimensão da importância que a população brasileira dá para essa causa. Desta forma, o projeto contribui para alcançar as metas propostas pela Agenda 2030 e possibilitar um desenvolvimento mais sustentável, a fim de garantir um futuro e um presente com mais qualidade de vida.

Onde encontrar os ovos de galinhas livres de gaiolas produzidos pelo projeto?

• Supermercado Bella Vista, Av. João Luiz Pozzobon, 1599 – Km Três.
  • Supermercado Royal, Av. João Machado Soares, 132 – Camobi.
  • Diário Conveniências, BR-287, 1389 – Camobi.
  • Supermercado Bertagnolli, R. Antônio Botega, 991 – Camobi.
  • Padaria Kipão, Av. Rio Branco, 922 – Centro.
  • Padaria Felipão, BR-287, 7680 – Camobi
  • Supermercados Célio, Rod. Rst-287, 8505 – Camobi.
  • PoliFeira do Agricultor UFSM, todas as quintas-feiras, sexta-feiras e domingos no Largo do Planetário, das 13h às 18h. Todas as terças-feiras, entre a Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 7h às 12h30min;

Texto: Victor Souza, acadêmico de Jornalismo e bolsista do Projeto

Edição: Giuliana Seerig, jornalista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico