Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

XXVI Semana de Letras UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 15 setembro 2023 - 13:42 Última modificação: 29 setembro 2023 - 09:25 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

25/10/2023 08:30 - 27/10/2023 16:30

Descrição

Durante as programações da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, de 25 a 27 de outubro de 2023, será realizada a XXVI edição da Semana de Letras da UFSM, evento promovido pelas Coordenações dos Cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado (modalidades presencial e a distância). Este evento propõe uma reflexão sobre os desafios inerentes ao campo profissional das Letras diante das múltiplas formas de entendimento sobre as tecnologias. Cabe destacar que, a programação da XXVI Semana de Letras incorporará, de maneira integrada, o VI Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras e o I Conexão Letras. A participação no evento ocorrerá nas seguintes modalidades: comunicações, exposição de trabalho em pôster e ouvinte. Informações detalhadas sobre as inscrições podem ser encontradas aqui.

Formulário para inscrição como ouvinte e/ou comunicação: https://forms.gle/d1ZF1jTCZcJFdxxT7 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Tatiana Keller
Prof. Dr. Anselmo Peres Alós 
Profa. Dra. Taís da Silva Martins
Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto
Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto
Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho
Profa. Dra. Ana Flávia Oliveira 
Prof. Dr. Régis Augustus Bars Closel 
Profa. Dra. Evellyne Costa 
Neosane Schlemmer – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras
Ana Cláudia Dias – Discente da Graduação Bacharelado
Ana Calegaro – Discente da Graduação Letras -Licenciatura
Marina Chagas – Discente da Graduação  – Letras -Bacharelado

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO: 

Há um limite de 06 comunicações por eixo temático (15 min de apresentação)ATENÇÃO: ao exceder esse número, os trabalhos aprovados serão direcionados à sessão de pôsteres.

Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos

Eixo temático 02 – Estudos Literários

Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares 

Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa

Eixo temático 05 – Ensino de Literatura

Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira

RESUMOS

  • Os resumos devem ser enviados no formulário de inscrição via Google Forms (formulário de inscrição do google), que poderá ser acessado aqui.
  • O participante deve indicar no resumo seu nome, sua instituição, o nome do orientador, o eixo temático no qual se inclui o trabalho.
  • Prazo final para o envio de resumos: 02/10/2023.
  •  Divulgação do aceite: até 18/10/23.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

  • Normas para o envio de resumos: Os resumos devem ter a extensão de 300 a 500 palavras, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12) e espaçamento simples. Devem conter o título do trabalho, o nome e a instituição do autor, o nome e a instituição do orientador, 3 a 5 palavras-chave, além das referências bibliográficas. Cada participante pode apresentar no máximo 2 trabalhos (uma apresentação individual e uma como co-autor) e fica vetada a apresentação do mesmo pôster em sessões diferentes.

NORMAS PARA COMPOSIÇÃO DO PÔSTER:

  1. a) É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
  2. b) Dimensões (sugerimos atenção):

largura: mínima 50cm e máxima 90cm

altura: mínima 80cm e máxima 120cm

  1. c) Deverá constar no banner:
  • Eixo temático
  • Título idêntico ao do resumo aceito
  • Nomes dos autores e respectivas instituições
  • Nome do orientador e respectiva instituição
  • Órgãos de fomento (caso existam)
  • Breve apresentação do tema
  • Dados da pesquisa (introdução, metodologia, resultados e conclusões)
  • Referências bibliográficas essenciais
  1. d) Organizar as informações utilizando recursos gráficos (figuras, fotos, tabelas e gráficos), de modo a tornar o conteúdo facilmente compreensível e que desperte interesse no público.

IMPORTANTE!

Os resumos devem ser enviados via formulário do Google (Google Forms).

TEXTOS COMPLETOS: 

Os autores de trabalhos aceitos para a sessão de comunicação oral e/ou para sessão de banners poderão enviar seus textos completos para publicação em número Especial da Revista Ideias – dedicado a 26° Semana de Letras.  A submissão dos textos completos deverá ocorrer até o dia 20 de novembro de 2023. 

Enviar o texto completo para:  ideias.letrasufsm@gmail.com

Normas para submissão de textos na revista ideias: (em breve)

Programação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OFICINAS

Dia 24/10/2023
Pré-Abertura do Evento

Exposição: Tecendo Cores para um amanhã.

Artista: Lucília Maria Abrahão e Souza

Organização: Centro de Documentação e Memória (CDM/UFSM)

Local: Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins

Horário: 17h

 Dia 01

Data: 25/10/2023
Manhã
8h30 – Credenciamento  Auditório do Prédio 40-A
9h30 – Abertura do Evento Auditório do Prédio 40-A
10h – Palestra de Abertura –

 Fios de um dizer pandêmico, ou o bordado com o que resta do corpo.

Palestrante: Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP/Ribeirão Preto)

Moderadora: Profa. Dra. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM)

Auditório do Prédio 40-A
Tarde
14h – Oficinas
Oficina 01

Livro didático como ferramenta de ensino: gramática

A proposta dessa oficina é verificar a importância do livro didático como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e de que modo está posto o ensino de gramática no referido material.

Ministrante: Profa. Dra. Rosaura Maria Albuquerque Leão (DLV/UFSM

Sala 2119

15 VAGAS

Oficina 02

A ficção portuguesa contemporânea e a crítica à colonialidade do poder

Não é de hoje que ficcionistas portuguesas, mediante as mais diversas estratégias estéticas, têm abraçado a missão de denunciar e combater o colonialismo, ajudando a significar e iluminar esse amplo “pacote enredado” a que se chama sistema-mundo patriarcal/capitalista/colonial. Esta oficina, sob a coordenação da professora Raquel Trentin Oliveira e a colaboração de orientandos(as) do Grupo de Estudos Narrativos, propõe-se a ler contos e capítulos de romances, de autoria feminina, e analisá-los à luz de conceitos básicos da teoria pós-colonial/decolonial. Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Isabela de Figueiredo serão algumas das autoras debatidas na oficina. Nosso intuito é reconhecer o modo como estratégias discursivas singulares (como a ironia) estão a serviço da crítica social em textos representativos da produção dessas autoras.

Ministrante: Profa. Dra. Raquel Trentin (DLV/UFSM)

Sala 2217

15 VAGAS

Oficina 03

Perspectivas da Literatura Brasileira Contemporânea

A oficina objetiva apresentar e analisar fragmentos de alguns livros recentes publicados por escritores e escritoras que, seja pela avaliação da crítica especializada, seja pela consagração pública, integram a cena da Literatura Brasileira Contemporânea e propõem, cada um a seu modo, discussões relevantes acerca de temas urgentes do nosso tempo, assim como da própria escrita literária. Os livros abordados serão A Vida Futura, de Sérgio Rodrigues, As Pequenas Chances, de Natalia Timerman, O Avesso da Pele, de Jéferson Tenório, e alguns contos de Redemoinho em Dia Quente, de Jarid Arraes. A partir da investigação desses objetos literários, sugere-se, como prática crítica, a elaboração de textos breves que terão por finalidade apreciar os trechos e promover uma discussão acadêmica sobre o panorama da literatura atual. 

Ministrante : Prof. Dr. Lucas Zamberlan (DLV/UFSM)

Sala 2218

15 VAGAS

Oficina 04

Linguagem em distúrbios: práticas em Linguística Clínica

Com esta oficina, buscamos refletir sobre a situação do professor de línguas frente aos distúrbios de linguagem de alunos do contexto escolar e promover práticas que favoreçam a compreensão sobre as noções de erro e de distúrbio (transtorno) de linguagem, considerando a relação entre forma e sentido em enunciações orais e escritas.

Ministrante: Profa. Dra. Célia Della Méa (DLCL/UFSM)

Sala 2219

15 VAGAS

Oficina 05

Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin

“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.

Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM)

Sala 2220

15 VAGAS

16h  Pausa para o café
16h30 – Café com Pessoa

Traga o seu café. O poema é por nossa conta!

Leitura e Discussão de Poemas de Fernando Pessoa, mediados pelo Círculo de Leitura Pessoas em Desassossego.

Local: Hall do Prédio 40-A

Noite
19h – Mesa-redonda: Letramentos e tecnologias

Mediadora: Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho (DLEM/UFSM)

Participantes: 

Prof. Dr. Alan Ricardo Costa (UFRR) – Tecnobiografias, Computer-Assisted Language Learning (CALL) e Autoria e (co)produção de material didático digital. 

Prof. Dr. Alexandra Lorandi (UFRGS) Tecnologia digital, estratégias educacionais baseadas na tecnologia de mineração de texto, educação a distância e formação de professores. 

Prof. Dr. André Firpo Beviláqua (UFSM)  Letramentos críticos, transgressão e utopia. Tecnologias digitais no ensino de línguas; Novos Estudos do Letramento (incluindo letramentos digitais, letramentos críticos, letramentos acadêmicos, entre outras possibilidades)

Auditório do Prédio 40-A

 Dia 02 

Data: 26/10/2023
Manhã
9h30 – Palestra 

Inflexões da função-autor na universidade hoje: entre o produtivismo e a inteligência artificial.

Palestrante: Profa. Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP)

Mediadora: Profa. Dra. Caciane Sousa de Medeiros

Auditório 40 A
Tarde
14h Sessão de Comunicações
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos

Debatedora: Profa. Dra. Taís da Silva Martins

Sala 2117
Eixo temático 02 – Estudos Literários

Debatedora: Profa. Dra. Renata Farias de Felippe

Sala 2120
Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares 


Debatedora: Prof. Dra. Andrea do Roccio Souto

Sala 2220
16h – Pausa para o Café
16h30  Pôsteres
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos

Eixo temático 02 – Estudos Literários

Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares 

Eixo temático 04 – Ensino de Língua Materna

Eixo temático 05 – Ensino de Literatura

Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira

Hall do Prédio 40 A
Noite
Oficina 06

Além dos livros – dominando ferramentas digitais para a sala de aula

Esta oficina tem por objetivo apresentar aos participantes ferramentas digitais que servirão como suporte pedagógico para a sala de aula, além de ferramentas inteligentes que mudarão a maneira de ensinar.

Ministrante: Profa. Dra.Claudia Fumaco (ambiente virtual) 

Sala 2120

15 VAGAS

Oficina 07

O lugar da poesia juvenil na escola

O lugar da poesia juvenil na escola

Partindo da percepção crítico-teórica do letramento literário, esta oficina propõe aos participantes construir em grupos sequências didáticas voltadas para o ensino de poesia juvenil na escola básica.

Ministrantes: Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto (DLV/UFSM) e Prof. Ms. Aylon Dutra  (PraLeLit)

Sala 2119

15 VAGAS

Oficina 08

Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin

“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.

Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM)

Sala 2217

15 VAGAS

Oficina 09

A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas

Sob a promessa de garantir aos seres humanos economia temporal, redução de deslocamento, trabalho e atividades desde o conforto do lar, imperam em nosso meio, com grande aprovação ou ao menos sem muitos questionamentos, a internet, os aparelhos tecnológicos (smartphones), os aplicativos ligados a telefones celulares ou a computadores, etc.. Nossa era é, sem dúvida, a da pressa, da exigência de robusta produtividade, de alto desempenho, do chamado à realização de múltiplas tarefas simultaneamente. Considerando essas características da sociedade em que estamos inseridos e que ajudamos a tecer como extremamente sobressalentes, busca-se, a partir da realização da oficina intitulada “A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas”, refletir sobre o papel da leitura de textos literários para o ser humano que habita a referida realidade social, bem como pensar e construir alternativas possíveis para o ensino dessa modalidade de leitura, tanto na universidade como em escolas públicas. 

Ministrante: Profa. Dra. Ivana Ferigolo (DLEM/UFSM)

Sala 2220

15 VAGAS

Dia 03 

Data: 27 de outubro
Manhã
9h30  Palestra

O lugar da tecnologia nas práticas de ensino.

Profa. Dra. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS)

Moderadora: Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto

Auditório do Prédio 40 A
Tarde
14h Sessão de Comunicações
Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa

Debatedor: Profa. Dra. Vaima Regina Alves Motta

Sala 2117
Eixo temático 05 – Ensino de Literatura

Debatedor: Profa. Dra. Eni Paiva Celidônio  

Sala 2120
Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira

Debatedor: Profa. Dra. Daiane Aline Kummer  

Sala 2220
16h Intervalo 
16h30  

Palestra de Encerramento

 Literaturas e Mídias

Palestrante: Prof. Dr. Edgar Kirschoff (ULBRA) 

Moderador: Prof. Dr.Régis Augustus Bars Closel

 

Contato

E-mail: eventos.letras@ufsm.br

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores