Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
25/10/2023 08:30 - 27/10/2023 16:30
Descrição
Durante as programações da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, de 25 a 27 de outubro de 2023, será realizada a XXVI edição da Semana de Letras da UFSM, evento promovido pelas Coordenações dos Cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado (modalidades presencial e a distância). Este evento propõe uma reflexão sobre os desafios inerentes ao campo profissional das Letras diante das múltiplas formas de entendimento sobre as tecnologias. Cabe destacar que, a programação da XXVI Semana de Letras incorporará, de maneira integrada, o VI Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras e o I Conexão Letras. A participação no evento ocorrerá nas seguintes modalidades: comunicações, exposição de trabalho em pôster e ouvinte. Informações detalhadas sobre as inscrições podem ser encontradas aqui.
Formulário para inscrição como ouvinte e/ou comunicação: https://forms.gle/d1ZF1jTCZcJFdxxT7
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Tatiana Keller |
Prof. Dr. Anselmo Peres Alós |
Profa. Dra. Taís da Silva Martins |
Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto |
Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto |
Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho |
Profa. Dra. Ana Flávia Oliveira |
Prof. Dr. Régis Augustus Bars Closel |
Profa. Dra. Evellyne Costa |
Neosane Schlemmer – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Ana Cláudia Dias – Discente da Graduação Bacharelado |
Ana Calegaro – Discente da Graduação Letras -Licenciatura |
Marina Chagas – Discente da Graduação – Letras -Bacharelado |
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO:
Há um limite de 06 comunicações por eixo temático (15 min de apresentação). ATENÇÃO: ao exceder esse número, os trabalhos aprovados serão direcionados à sessão de pôsteres.
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos
Eixo temático 02 – Estudos Literários
Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares
Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa
Eixo temático 05 – Ensino de Literatura
Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira
RESUMOS
- Os resumos devem ser enviados no formulário de inscrição via Google Forms (formulário de inscrição do google), que poderá ser acessado aqui.
- O participante deve indicar no resumo seu nome, sua instituição, o nome do orientador, o eixo temático no qual se inclui o trabalho.
- Prazo final para o envio de resumos: 02/10/2023.
- Divulgação do aceite: até 18/10/23.
NORMAS PARA SUBMISSÃO
- Normas para o envio de resumos: Os resumos devem ter a extensão de 300 a 500 palavras, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12) e espaçamento simples. Devem conter o título do trabalho, o nome e a instituição do autor, o nome e a instituição do orientador, 3 a 5 palavras-chave, além das referências bibliográficas. Cada participante pode apresentar no máximo 2 trabalhos (uma apresentação individual e uma como co-autor) e fica vetada a apresentação do mesmo pôster em sessões diferentes.
NORMAS PARA COMPOSIÇÃO DO PÔSTER:
- a) É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
- b) Dimensões (sugerimos atenção):
largura: mínima 50cm e máxima 90cm
altura: mínima 80cm e máxima 120cm
- c) Deverá constar no banner:
- Eixo temático
- Título idêntico ao do resumo aceito
- Nomes dos autores e respectivas instituições
- Nome do orientador e respectiva instituição
- Órgãos de fomento (caso existam)
- Breve apresentação do tema
- Dados da pesquisa (introdução, metodologia, resultados e conclusões)
- Referências bibliográficas essenciais
- d) Organizar as informações utilizando recursos gráficos (figuras, fotos, tabelas e gráficos), de modo a tornar o conteúdo facilmente compreensível e que desperte interesse no público.
IMPORTANTE!
Os resumos devem ser enviados via formulário do Google (Google Forms).
TEXTOS COMPLETOS:
Os autores de trabalhos aceitos para a sessão de comunicação oral e/ou para sessão de banners poderão enviar seus textos completos para publicação em número Especial da Revista Ideias – dedicado a 26° Semana de Letras. A submissão dos textos completos deverá ocorrer até o dia 20 de novembro de 2023.
Enviar o texto completo para: ideias.letrasufsm@gmail.com
Normas para submissão de textos na revista ideias: (em breve)
Programação
PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OFICINAS
Dia 24/10/2023 |
Pré-Abertura do Evento
Exposição: Tecendo Cores para um amanhã. Artista: Lucília Maria Abrahão e Souza Organização: Centro de Documentação e Memória (CDM/UFSM) Local: Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins Horário: 17h |
Dia 01
Data: 25/10/2023 | ||
Manhã | ||
8h30 – Credenciamento | Auditório do Prédio 40-A | |
9h30 – Abertura do Evento | Auditório do Prédio 40-A | |
10h – Palestra de Abertura –
Fios de um dizer pandêmico, ou o bordado com o que resta do corpo. Palestrante: Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP/Ribeirão Preto) Moderadora: Profa. Dra. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM) |
Auditório do Prédio 40-A | |
Tarde | ||
14h – Oficinas | ||
Oficina 01
Livro didático como ferramenta de ensino: gramática |
A proposta dessa oficina é verificar a importância do livro didático como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e de que modo está posto o ensino de gramática no referido material.
Ministrante: Profa. Dra. Rosaura Maria Albuquerque Leão (DLV/UFSM |
Sala 2119
15 VAGAS |
Oficina 02
A ficção portuguesa contemporânea e a crítica à colonialidade do poder |
Não é de hoje que ficcionistas portuguesas, mediante as mais diversas estratégias estéticas, têm abraçado a missão de denunciar e combater o colonialismo, ajudando a significar e iluminar esse amplo “pacote enredado” a que se chama sistema-mundo patriarcal/capitalista/colonial. Esta oficina, sob a coordenação da professora Raquel Trentin Oliveira e a colaboração de orientandos(as) do Grupo de Estudos Narrativos, propõe-se a ler contos e capítulos de romances, de autoria feminina, e analisá-los à luz de conceitos básicos da teoria pós-colonial/decolonial. Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Isabela de Figueiredo serão algumas das autoras debatidas na oficina. Nosso intuito é reconhecer o modo como estratégias discursivas singulares (como a ironia) estão a serviço da crítica social em textos representativos da produção dessas autoras.
Ministrante: Profa. Dra. Raquel Trentin (DLV/UFSM) |
Sala 2217
15 VAGAS |
Oficina 03
Perspectivas da Literatura Brasileira Contemporânea |
A oficina objetiva apresentar e analisar fragmentos de alguns livros recentes publicados por escritores e escritoras que, seja pela avaliação da crítica especializada, seja pela consagração pública, integram a cena da Literatura Brasileira Contemporânea e propõem, cada um a seu modo, discussões relevantes acerca de temas urgentes do nosso tempo, assim como da própria escrita literária. Os livros abordados serão A Vida Futura, de Sérgio Rodrigues, As Pequenas Chances, de Natalia Timerman, O Avesso da Pele, de Jéferson Tenório, e alguns contos de Redemoinho em Dia Quente, de Jarid Arraes. A partir da investigação desses objetos literários, sugere-se, como prática crítica, a elaboração de textos breves que terão por finalidade apreciar os trechos e promover uma discussão acadêmica sobre o panorama da literatura atual.
Ministrante : Prof. Dr. Lucas Zamberlan (DLV/UFSM) |
Sala 2218
15 VAGAS |
Oficina 04
Linguagem em distúrbios: práticas em Linguística Clínica |
Com esta oficina, buscamos refletir sobre a situação do professor de línguas frente aos distúrbios de linguagem de alunos do contexto escolar e promover práticas que favoreçam a compreensão sobre as noções de erro e de distúrbio (transtorno) de linguagem, considerando a relação entre forma e sentido em enunciações orais e escritas.
Ministrante: Profa. Dra. Célia Della Méa (DLCL/UFSM) |
Sala 2219
15 VAGAS |
Oficina 05
Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin |
“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.
Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM) |
Sala 2220
15 VAGAS |
16h Pausa para o café | ||
16h30 – Café com Pessoa
Traga o seu café. O poema é por nossa conta! Leitura e Discussão de Poemas de Fernando Pessoa, mediados pelo Círculo de Leitura Pessoas em Desassossego. Local: Hall do Prédio 40-A |
||
Noite | ||
19h – Mesa-redonda: Letramentos e tecnologias
Mediadora: Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho (DLEM/UFSM) Participantes: Prof. Dr. Alan Ricardo Costa (UFRR) – Tecnobiografias, Computer-Assisted Language Learning (CALL) e Autoria e (co)produção de material didático digital. Prof. Dr. Alexandra Lorandi (UFRGS) Tecnologia digital, estratégias educacionais baseadas na tecnologia de mineração de texto, educação a distância e formação de professores. Prof. Dr. André Firpo Beviláqua (UFSM) Letramentos críticos, transgressão e utopia. Tecnologias digitais no ensino de línguas; Novos Estudos do Letramento (incluindo letramentos digitais, letramentos críticos, letramentos acadêmicos, entre outras possibilidades) |
Auditório do Prédio 40-A |
Dia 02
Data: 26/10/2023 | ||
Manhã | ||
9h30 – Palestra
Inflexões da função-autor na universidade hoje: entre o produtivismo e a inteligência artificial. Palestrante: Profa. Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP) Mediadora: Profa. Dra. Caciane Sousa de Medeiros |
Auditório 40 A | |
Tarde | ||
14h Sessão de Comunicações | ||
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos
Debatedora: Profa. Dra. Taís da Silva Martins |
Sala 2117 | |
Eixo temático 02 – Estudos Literários
Debatedora: Profa. Dra. Renata Farias de Felippe |
Sala 2120 | |
Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares
|
Sala 2220 | |
16h – Pausa para o Café | ||
16h30 Pôsteres | ||
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos
Eixo temático 02 – Estudos Literários Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares Eixo temático 04 – Ensino de Língua Materna Eixo temático 05 – Ensino de Literatura Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira |
Hall do Prédio 40 A | |
Noite | ||
Oficina 06
Além dos livros – dominando ferramentas digitais para a sala de aula |
Esta oficina tem por objetivo apresentar aos participantes ferramentas digitais que servirão como suporte pedagógico para a sala de aula, além de ferramentas inteligentes que mudarão a maneira de ensinar.
Ministrante: Profa. Dra.Claudia Fumaco (ambiente virtual) |
Sala 2120
15 VAGAS |
Oficina 07
O lugar da poesia juvenil na escola |
O lugar da poesia juvenil na escola
Partindo da percepção crítico-teórica do letramento literário, esta oficina propõe aos participantes construir em grupos sequências didáticas voltadas para o ensino de poesia juvenil na escola básica. Ministrantes: Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto (DLV/UFSM) e Prof. Ms. Aylon Dutra (PraLeLit) |
Sala 2119
15 VAGAS |
Oficina 08
Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin |
“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.
Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM) |
Sala 2217
15 VAGAS |
Oficina 09
A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas |
Sob a promessa de garantir aos seres humanos economia temporal, redução de deslocamento, trabalho e atividades desde o conforto do lar, imperam em nosso meio, com grande aprovação ou ao menos sem muitos questionamentos, a internet, os aparelhos tecnológicos (smartphones), os aplicativos ligados a telefones celulares ou a computadores, etc.. Nossa era é, sem dúvida, a da pressa, da exigência de robusta produtividade, de alto desempenho, do chamado à realização de múltiplas tarefas simultaneamente. Considerando essas características da sociedade em que estamos inseridos e que ajudamos a tecer como extremamente sobressalentes, busca-se, a partir da realização da oficina intitulada “A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas”, refletir sobre o papel da leitura de textos literários para o ser humano que habita a referida realidade social, bem como pensar e construir alternativas possíveis para o ensino dessa modalidade de leitura, tanto na universidade como em escolas públicas.
Ministrante: Profa. Dra. Ivana Ferigolo (DLEM/UFSM) |
Sala 2220
15 VAGAS |
Dia 03
Data: 27 de outubro | ||
Manhã | ||
9h30 – Palestra
O lugar da tecnologia nas práticas de ensino. Profa. Dra. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS) Moderadora: Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto |
Auditório do Prédio 40 A | |
Tarde | ||
14h Sessão de Comunicações | ||
Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa
Debatedor: Profa. Dra. Vaima Regina Alves Motta |
Sala 2117 | |
Eixo temático 05 – Ensino de Literatura
Debatedor: Profa. Dra. Eni Paiva Celidônio |
Sala 2120 | |
Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira
Debatedor: Profa. Dra. Daiane Aline Kummer |
Sala 2220 | |
16h Intervalo | ||
16h30
Palestra de Encerramento |
Literaturas e Mídias
Palestrante: Prof. Dr. Edgar Kirschoff (ULBRA) Moderador: Prof. Dr.Régis Augustus Bars Closel
|