Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
25/10/2023 08:30 - 27/10/2023 16:30
Descrição
Durante as programações da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, de 25 a 27 de outubro de 2023, será realizada a XXVI edição da Semana de Letras da UFSM, evento promovido pelas Coordenações dos Cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado (modalidades presencial e a distância). Este evento propõe uma reflexão sobre os desafios inerentes ao campo profissional das Letras diante das múltiplas formas de entendimento sobre as tecnologias. Cabe destacar que, a programação da XXVI Semana de Letras incorporará, de maneira integrada, o VI Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras e o I Conexão Letras. A participação no evento ocorrerá nas seguintes modalidades: comunicações, exposição de trabalho em pôster e ouvinte. Informações detalhadas sobre as inscrições podem ser encontradas aqui.
Formulário para inscrição como ouvinte e/ou comunicação: https://forms.gle/d1ZF1jTCZcJFdxxT7
COMISSÃO ORGANIZADORA
| Profa. Dra. Tatiana Keller |
| Prof. Dr. Anselmo Peres Alós |
| Profa. Dra. Taís da Silva Martins |
| Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto |
| Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto |
| Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho |
| Profa. Dra. Ana Flávia Oliveira |
| Prof. Dr. Régis Augustus Bars Closel |
| Profa. Dra. Evellyne Costa |
| Neosane Schlemmer – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Ana Cláudia Dias – Discente da Graduação Bacharelado |
| Ana Calegaro – Discente da Graduação Letras -Licenciatura |
| Marina Chagas – Discente da Graduação – Letras -Bacharelado |
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO:
Há um limite de 06 comunicações por eixo temático (15 min de apresentação). ATENÇÃO: ao exceder esse número, os trabalhos aprovados serão direcionados à sessão de pôsteres.
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos
Eixo temático 02 – Estudos Literários
Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares
Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa
Eixo temático 05 – Ensino de Literatura
Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira
RESUMOS
- Os resumos devem ser enviados no formulário de inscrição via Google Forms (formulário de inscrição do google), que poderá ser acessado aqui.
- O participante deve indicar no resumo seu nome, sua instituição, o nome do orientador, o eixo temático no qual se inclui o trabalho.
- Prazo final para o envio de resumos: 02/10/2023.
- Divulgação do aceite: até 18/10/23.
NORMAS PARA SUBMISSÃO
- Normas para o envio de resumos: Os resumos devem ter a extensão de 300 a 500 palavras, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12) e espaçamento simples. Devem conter o título do trabalho, o nome e a instituição do autor, o nome e a instituição do orientador, 3 a 5 palavras-chave, além das referências bibliográficas. Cada participante pode apresentar no máximo 2 trabalhos (uma apresentação individual e uma como co-autor) e fica vetada a apresentação do mesmo pôster em sessões diferentes.
NORMAS PARA COMPOSIÇÃO DO PÔSTER:
- a) É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
- b) Dimensões (sugerimos atenção):
largura: mínima 50cm e máxima 90cm
altura: mínima 80cm e máxima 120cm
- c) Deverá constar no banner:
- Eixo temático
- Título idêntico ao do resumo aceito
- Nomes dos autores e respectivas instituições
- Nome do orientador e respectiva instituição
- Órgãos de fomento (caso existam)
- Breve apresentação do tema
- Dados da pesquisa (introdução, metodologia, resultados e conclusões)
- Referências bibliográficas essenciais
- d) Organizar as informações utilizando recursos gráficos (figuras, fotos, tabelas e gráficos), de modo a tornar o conteúdo facilmente compreensível e que desperte interesse no público.
IMPORTANTE!
Os resumos devem ser enviados via formulário do Google (Google Forms).
TEXTOS COMPLETOS:
Os autores de trabalhos aceitos para a sessão de comunicação oral e/ou para sessão de banners poderão enviar seus textos completos para publicação em número Especial da Revista Ideias – dedicado a 26° Semana de Letras. A submissão dos textos completos deverá ocorrer até o dia 20 de novembro de 2023.
Enviar o texto completo para: ideias.letrasufsm@gmail.com
Normas para submissão de textos na revista ideias: (em breve)
Programação
PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OFICINAS
| Dia 24/10/2023 |
| Pré-Abertura do Evento
Exposição: Tecendo Cores para um amanhã. Artista: Lucília Maria Abrahão e Souza Organização: Centro de Documentação e Memória (CDM/UFSM) Local: Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins Horário: 17h |
Dia 01
| Data: 25/10/2023 | ||
| Manhã | ||
| 8h30 – Credenciamento | Auditório do Prédio 40-A | |
| 9h30 – Abertura do Evento | Auditório do Prédio 40-A | |
| 10h – Palestra de Abertura –
Fios de um dizer pandêmico, ou o bordado com o que resta do corpo. Palestrante: Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP/Ribeirão Preto) Moderadora: Profa. Dra. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM) |
Auditório do Prédio 40-A | |
| Tarde | ||
| 14h – Oficinas | ||
| Oficina 01
Livro didático como ferramenta de ensino: gramática |
A proposta dessa oficina é verificar a importância do livro didático como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e de que modo está posto o ensino de gramática no referido material.
Ministrante: Profa. Dra. Rosaura Maria Albuquerque Leão (DLV/UFSM |
Sala 2119
15 VAGAS |
| Oficina 02
A ficção portuguesa contemporânea e a crítica à colonialidade do poder |
Não é de hoje que ficcionistas portuguesas, mediante as mais diversas estratégias estéticas, têm abraçado a missão de denunciar e combater o colonialismo, ajudando a significar e iluminar esse amplo “pacote enredado” a que se chama sistema-mundo patriarcal/capitalista/colonial. Esta oficina, sob a coordenação da professora Raquel Trentin Oliveira e a colaboração de orientandos(as) do Grupo de Estudos Narrativos, propõe-se a ler contos e capítulos de romances, de autoria feminina, e analisá-los à luz de conceitos básicos da teoria pós-colonial/decolonial. Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Isabela de Figueiredo serão algumas das autoras debatidas na oficina. Nosso intuito é reconhecer o modo como estratégias discursivas singulares (como a ironia) estão a serviço da crítica social em textos representativos da produção dessas autoras.
Ministrante: Profa. Dra. Raquel Trentin (DLV/UFSM) |
Sala 2117
15 VAGAS |
| Oficina 03
Perspectivas da Literatura Brasileira Contemporânea |
A oficina objetiva apresentar e analisar fragmentos de alguns livros recentes publicados por escritores e escritoras que, seja pela avaliação da crítica especializada, seja pela consagração pública, integram a cena da Literatura Brasileira Contemporânea e propõem, cada um a seu modo, discussões relevantes acerca de temas urgentes do nosso tempo, assim como da própria escrita literária. Os livros abordados serão A Vida Futura, de Sérgio Rodrigues, As Pequenas Chances, de Natalia Timerman, O Avesso da Pele, de Jéferson Tenório, e alguns contos de Redemoinho em Dia Quente, de Jarid Arraes. A partir da investigação desses objetos literários, sugere-se, como prática crítica, a elaboração de textos breves que terão por finalidade apreciar os trechos e promover uma discussão acadêmica sobre o panorama da literatura atual.
Ministrante : Prof. Dr. Lucas Zamberlan (DLV/UFSM) |
Sala 2320
15 VAGAS |
| Oficina 04
Linguagem em distúrbios: práticas em Linguística Clínica |
Com esta oficina, buscamos refletir sobre a situação do professor de línguas frente aos distúrbios de linguagem de alunos do contexto escolar e promover práticas que favoreçam a compreensão sobre as noções de erro e de distúrbio (transtorno) de linguagem, considerando a relação entre forma e sentido em enunciações orais e escritas.
Ministrante: Profa. Dra. Célia Della Méa (DLCL/UFSM) |
Sala 2120
15 VAGAS |
| Oficina 05
Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin |
“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.
Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM) |
Sala 2220
15 VAGAS |
| 16h Pausa para o café | ||
| 16h30 – Café com Pessoa
Traga o seu café. O poema é por nossa conta! Leitura e Discussão de Poemas de Fernando Pessoa, mediados pelo Círculo de Leitura Pessoas em Desassossego. Local: Hall do Prédio 40-A |
||
| Noite | ||
| 19h – Mesa-redonda: Letramentos e tecnologias
Mediadora: Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho (DLEM/UFSM) Participantes: Prof. Dr. Alan Ricardo Costa (UFRR) – Tecnobiografias, Computer-Assisted Language Learning (CALL) e Autoria e (co)produção de material didático digital. Prof. Dr. Alexandra Lorandi (UFRGS) Tecnologia digital, estratégias educacionais baseadas na tecnologia de mineração de texto, educação a distância e formação de professores. Prof. Dr. André Firpo Beviláqua (UFSM) Letramentos críticos, transgressão e utopia. Tecnologias digitais no ensino de línguas; Novos Estudos do Letramento (incluindo letramentos digitais, letramentos críticos, letramentos acadêmicos, entre outras possibilidades) |
Auditório do Prédio 40-A | |
Dia 02
| Data: 26/10/2023 | |||||
| Manhã | |||||
| 9h30 – Palestra
Inflexões da função-autor na universidade hoje: entre o produtivismo e a inteligência artificial. Palestrante: Profa. Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP) Mediadora: Profa. Dra. Caciane Sousa de Medeiros |
Auditório 40 A | ||||
| Tarde | |||||
| 14h Sessão de Comunicações | |||||
| Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos
Debatedora: Profa. Dra. Taís da Silva Martins |
Sala 2117 | ||||
| Eixo temático 02 – Estudos Literários
Debatedora: Profa. Dra. Renata Farias de Felippe |
Sala 2120 | ||||
| Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares
|
Sala 2220 | ||||
| 16H30 – OFICINA | |||||
|
|||||
| Noite | |||||
| Oficina 06
Além dos livros – dominando ferramentas digitais para a sala de aula |
Esta oficina tem por objetivo apresentar aos participantes ferramentas digitais que servirão como suporte pedagógico para a sala de aula, além de ferramentas inteligentes que mudarão a maneira de ensinar.
Ministrante: Profa. Dra.Claudia Fumaco (ambiente virtual) |
Sala 2120
15 VAGAS |
|||
| Oficina 07
O lugar da poesia juvenil na escola |
O lugar da poesia juvenil na escola
Partindo da percepção crítico-teórica do letramento literário, esta oficina propõe aos participantes construir em grupos sequências didáticas voltadas para o ensino de poesia juvenil na escola básica. Ministrantes: Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto (DLV/UFSM) e Prof. Ms. Aylon Dutra (PraLeLit) |
Sala 2117
15 VAGAS |
|||
| Oficina 08
Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin |
“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.
Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM) |
Sala 2320
15 VAGAS |
|||
| Oficina 09
A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas |
Sob a promessa de garantir aos seres humanos economia temporal, redução de deslocamento, trabalho e atividades desde o conforto do lar, imperam em nosso meio, com grande aprovação ou ao menos sem muitos questionamentos, a internet, os aparelhos tecnológicos (smartphones), os aplicativos ligados a telefones celulares ou a computadores, etc.. Nossa era é, sem dúvida, a da pressa, da exigência de robusta produtividade, de alto desempenho, do chamado à realização de múltiplas tarefas simultaneamente. Considerando essas características da sociedade em que estamos inseridos e que ajudamos a tecer como extremamente sobressalentes, busca-se, a partir da realização da oficina intitulada “A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas”, refletir sobre o papel da leitura de textos literários para o ser humano que habita a referida realidade social, bem como pensar e construir alternativas possíveis para o ensino dessa modalidade de leitura, tanto na universidade como em escolas públicas.
Ministrante: Profa. Dra. Ivana Ferigolo (DLEM/UFSM) |
Sala 2220
15 VAGAS |
|||
Dia 03
| Data: 27 de outubro | ||
| Manhã | ||
| 9h30 – Palestra
O lugar da tecnologia nas práticas de ensino. Profa. Dra. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS) Moderadora: Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto |
Auditório do Prédio 40 A | |
| Tarde | ||
| 14h Sessão de Comunicações | ||
| Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa
Debatedor: Profa. Dra. Vaima Regina Alves Motta |
Sala 2117 | |
| Eixo temático 05 – Ensino de Literatura
Debatedor: Profa. Dra. Eni Paiva Celidônio |
Sala 2120 | |
| Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira
Debatedor: Profa. Dra. Daiane Aline Kummer |
Sala 2220 | |
| 16h Intervalo | ||
| 16h30
Palestra de Encerramento |
Literaturas e Mídias
Palestrante: Prof. Dr. Edgar Kirschoff (ULBRA) Moderador: Prof. Dr.Régis Augustus Bars Closel
|
|
PROGRAMAÇÃO – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
DATA: 26/11/2023
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos
Debatedora: Profa. Taís da Silva Martins
Sala: 2117
| Horário | Apresentador (a) | Título da Comunicação |
| 14h | Camilla Machado Cruz | A LINGUAGEM “NEUTRA” EM DISCURSIVIDADE: ANÁLISE DE UM MANUAL DE LINGUAGEM INCLUSIVA BRASILEIRO |
| 14h15 | Eduardo Simioni | FAKE NEWS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO GÊNERO NOTÍCIA PELO OLHAR DA GRAMÁTICA SISTÊMICOFUNCIONAL |
| 14h30 | Jaqueline Ludtke | BAJUBÁ: O VOCABULÁRIO ATRAVÉS DO SUJEITO |
| 14h45 | Lara Trevisan | UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO GÊNERO RESUMO DA PUBLICAÇÃO EM LINGUAGEM SIMPLES |
| 15h | Mariliz Leal Ethur
Pedro Henrique Lencina Pinheiro |
A AVALIATIVIDADE EM COMENTÁRIOS NO TWITTER DURANTE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICOFUNCIONAL |
| 15h15 | Natália Uriarte Fauro | UM OLHAR SOBRE O PORTUGUÊS INDÍGENA: A CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NA FALA DE CRIANÇAS KAINGANG |
| 15h30 | Ariani da Silva Oliveria | Um olhar atento às figuras de linguagem: por trás dos ‘bairrismos’ da construção textual. |
Eixo temático 02 – Estudos Literários
Debatedora: Profa. Dra. Renata Farias de Felippe
Sala: 2120
| Horário | Apresentador (a) | Título da Comunicação |
| 14h | Cíntia Tavares Saviam | A hipérbole da violência na literatura latino-americana: uma análise do romance mexicano Temporada de Furacões |
| 14h15 | Giana Antunes Bess | O SOM DO RUGIDO DA ONÇA: REESCREVER A HISTÓRIA PELO ENCANTAMENTO DO MUNDO |
| 14h30 | Gustavo Sontag | NÃO TE ENVERGONHA, JERÔNIMO, ESQUECER DA DOCE VINGANÇA DE TEU HORÁCIO? |
| 14h45 | Igor Silva de Lima | NEM BANDIDO, NEM MALANDRO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE O SOL NA CABEÇA (2018), DE GEOVANI MARTINS, E O EP MUSICAL NATURALIDADE (2020), DE PUMAPJL |
| 15h | Mariana Leal Porto | AUTORITARISMO EM ASCENSÃO E QUEDA DE ROBHÉA, MANEQUIM & ROBÔ (1975) E O POÇO (1977), DE CAIO FERNANDO ABREU |
| 15h15 | Polyana Aparecida Floriano Barbosa | “TUDO É RIO”, DE CARLA MADEIRA E A REPRESENTAÇÃO DOS PAPÉIS FEMININOS |
Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares + Estudos Literários
Debatedora: Prof. Dra. Andrea do Roccio Souto
Sala: 2120
| Horário | Apresentador (a) | Título da Comunicação |
| 14h | Gabriel Eduardo Gonçalves | LÍNGUAS E CULTURA GUARANI: ESTUDOS DECOLONIAIS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
| 14h15 | Milena Guilherme
João Victor Bitencourt |
ALDEIAS EM REDE: ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA INDÍGENA |
| 14h30 | Emili Fano Fernandes | O REAL MARAVILHOSO NA OBRA A CASA DOS ESPÍRITOS, DE ISABEL ALLENDE |
| 14h45 | Gisele Almeida da Luz | As marcas de relacionamentos tóxicos e abusivos em Adua, de Igiba Scego |
| 15h | Sabrina Franz | A queda para o alto (1982): do texto de Herzer ao filme Vera (1986) |
| 15h15 | João Victor Bitencourt
Milena Guilherme |
ALDEIAS EM REDE: ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA INDÍGENA |
DATA: 27 DE OUTUBRO
Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa + Estudos Linguísticos
Debatedor: Profa. Dra. Vaima Regina Alves Motta
Sala: 2117
| Horário | Apresentador (a) | Título da Comunicação |
| 14h15 | Gabriel Gaussmann de Melo | “INTRODUÇÃO AO LETRAMENTO ACADÊMICO”:
DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC NO CURSO DE LETRAS |
| 14h30 | Rafaella Barbieri Vieira | UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, ESCOLA E A PROFISSÃO DOCENTE DE 1960 A 1980 NO MUNICÍPIO DE SILVEIRA MARTINS |
| 15h | Ysadora Pereira Rangel | O PERFIL DOCENTE FORMADO NOS CURSOS DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NOS ANOS 80 |
| 15h15 | Yan dos Santos Silva | A ESTRUTURA DAS CONSTRUÇÕES TÓPICO-SUJEITO À LUZ DA CARTOGRAFIA SINTÁTICA |
Eixo temático 05 – Ensino de Literatura
Debatedor: Profa. Dra. Eni Paiva Celidônio
Sala: 2120
| Horário | Apresentador (a) | Título da Comunicação |
| 14h | Aylon de Oliveira Dutra | Análise quantitativa das obras sobre ensino de literatura e literatura infantil e juvenil publicadas na década de 1980 no Brasil |
| 14h15 | Júlia Rodrigues
Jaqueline Ludtke |
A LITERATURA DE CORDEL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO |
| 14h30 | Keyla Trevisan
Martina Mota |
LEITURA SEGMENTADA: PRÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA COMPREENSÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO |
Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira + Estudos Linguísticos
Debatedor: Profa. Dra. Daiane Aline Kummer
Sala: 2220
| Horário | Apresentador (a) | Título da Comunicação |
| 14h | Carolina Tonelotto Lorenzoni | ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE NECESSIDADES DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS |
| 14h15 | Marcelle Rosa | UMA ANÁLISE MULTIMODAL DA SEÇÃO DE ABERTURA DE VÍDEO-ARTIGOS NO JOVE |
| 14h30 | Thaís Carvalho Brondani
Carolina Schmitt da Silva Fabiana da Silva Aymay |
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO EM LÍNGUA INGLESA – GET INVOLVED 2 |
Lista de Inscritos
Oficina 01: Livro didático como ferramenta de ensino: gramática
Ministrante: Profª. Drª. Rosaura Maria Albuquerque Leão (DLV/UFSM)
Sala: 2119 – Monitores: Bibiana e Guilherme
| Participante |
|---|
| Adriana Dudek Ferreira |
| Angela Denardi Limana |
| Aylon de Oliveira Dutra |
| Bibiana Souza Reis |
| Bruna Costa dos Santos |
| Carolina Tonelotto |
| Douglas de Avila Pazzato |
| Eduardo Brum de Lima |
| Emily Rosin Fillipin |
| Flávia Nascimento Mazzarro |
| Guilherme Afonso da Silva Chaves |
| Jaíne de Fátima Machado da Silva |
| João Paulo Rites dos Santos |
| Luane Guerra Vitorino |
| Marcelle Rosa de Oliveira |
| Mario Vásquez Astudillo |
| Milena Guilherme Ilha |
| Rochelle da Fonseca Oliveira |
| Vanessa Nyland |
| Yan dos Santos Silva |
| Ysadora Pereira Rangel |
Lista de Inscritos
Oficina 02: A ficção portuguesa contemporânea e a crítica à colonialidade do poder.
Ministrante: Profª. Drª. Raquel Trentin (DLV/UFSM).
Sala: 2117- Monitores: Sabrina e Raquel
| Participante |
| Alessandra Farias |
| Amanda Louise Berria |
| Ana Carolina Acosta Fresinghelli |
| Ana Carolina Guimarães Seffrin |
| Ana Carolina Leal Buzzetto |
| Ana Cláudia Dias Moreira |
| Bryan Melo |
| Cíntia Tavares Saviam |
| Esther Costa Faria |
| Gabriel Lorenzo Dall’Agno |
| Giana Antunes Bess |
| Hilda Bueno |
| João Vitor Tanovich Pes |
| July Gabrielle Ramos Iense |
| Lavinia Neres Feronato |
| Layara Rodrigues Sarti |
| Leonardo Castro de Lima |
| Lisandra da Silva Lopes |
| Lui de Moura Renz |
| Marcela Neves Machado |
| Matheus Lenarth Cardozo |
| Natália Uriarte Fauro |
| Pâmela Santos da Mota |
| Rafaella de Oliveira Santos |
| Raquel Michels Ilha |
| Sabrina Franz |
| Thainá Zeilmann Machado |
| Victória Loureiro Bulling |
| Victória Pontes Borgmann |
Lista de Inscritos
Oficina 03: Perspectivas da Literatura Brasileira Contemporânea
Ministrante: Prof. Dr. Lucas Zamberlan (DLV/UFSM)
Sala: 2320 – Monitores: Ana Luyse e Vitória
| Participantes |
| Ana Laura Acosta De Moraes |
| Ana Luyze dos Santos Calegaro |
| Angelita Aparecida Souza de Camargo |
| Bianca Tolino |
| Caroline Viegas Ramos |
| Emili Fano Fernandes |
| Gabriela Dias Rodrigues |
| Gabriela Ehle |
| Giovanna de Oliveira Santos |
| Gisele Almeida da Luz |
| Gustavo Saraiva Silveira |
| Igor Silva de Lima |
| Lara Trevisan |
| Laura Rossi Ortiz |
| Leonardo da Silva Martins |
| Letícia Catarina Morelatto |
| Maria Eduarda Freitas |
| Mariana Leal Porto |
| Nátaly Brescovit Figueira |
| Nycolas Tasca da Silva |
| Paloma Stein |
| Rafaella Barbieri Viera |
| Rochelle Oliveira |
| Tascieli Feltrin |
| Thatiana Oliveira da Silva |
| Vitoria Carolini Ferraz Oliveira |
| Vitoria Serafin |
| Yasmim Andrades Scapin |
Lista de Inscritos
Oficina 04: Linguagem em distúrbios: práticas em Linguística Clínica.
Ministrante: Profª. Drª. Célia Della Méa (DLCL/UFSM).
Sala: 2120 – Monitores: Caroline e Laura Mess
| Participantes |
| Ana Akemi da Silva Osugui |
| Ana Claudia dos Santos |
| Antão Gari Dias |
| Camilla Machado Cruz |
| Caroline Dillenburg Abott |
| Dainara Taís Juchniewski |
| Edenise do Amaral Favarin |
| Eduarda Rodrigues Sturm |
| Gabriel Eduardo Gonçalves |
| Giovanna Mazzorani |
| Isadora Hoppe |
| João Victor Bitencourt Machado |
| João Vitor Ribeiro Lipert |
| Júlia Rodrigues |
| Laura Mess |
| Leila Teresinha Maraschinn |
| Luíza Rodrigues Garbin |
| Marhia Eduarda Adolfo Neves |
| Mariliz Leal Ethur |
| Milena Cargnin Cielo |
| Mirela Schröpfer Klein |
| Natália Kober Medeiros |
| Neosane Schlemmer |
| Pedro Lucas Pereira Milani |
Lista de Inscritos
Oficina 05: Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin
Ministrante: Profª. Drª. Amanda da Silva Oliveira e. Profª. Drª Mônica Stefani (DLEM/UFSM).
Sala: 2220 Monitores: Amanda D. e Marina
| Participantes |
| Amanda Dorneles Alves |
| Ana Paula Ludwig Vieira |
| Ariani da Silva Oliveira |
| Camila Esther Barrim Paz |
| Carolina Fernandes Alves |
| Denise Weide Corrêa |
| Gabriel Gaussmann de Melo |
| Gustavo Sontag |
| Halyne Maria Stefani do Porto |
| Heitor Pinheiro Rangel |
| Jaqueline Ludtke |
| Keyla Almeida Trevisan |
| Leonardo Mello Ragagnin |
| Letícia Catarina Morelatto |
| Maria Eduarda Lencina da Silva |
| Marina Pacheco Rocha |
| Polyana Aparecida Floriano Barbosa |
| Sílvia Natércia Pedrozo Viana |
| Thaís Carvalho Brondani |
| Victória Loureiro Bulling |
Lista de Inscritos
Oficina 06: Além dos livros – dominando ferramentas digitais para a sala de aula.
Ministrante: Profª. Drª. Claudia Fumaco (ambiente virtual). – sala 2120
Sala: 2120 – Monitores: Angelita e Amanda D.
| Participantes |
| Adriana Dudek Ferreira |
| Amanda Dorneles Alves |
| Angelita Aparecida Souza de Camargo |
| Carolina Fernandes Alves |
| Carolina Tonelotto Lorenzoni |
| Caroline Dillenburg Abott |
| Dainara Taís Juchniewski |
| Douglas de Avila Pazzato |
| Edenise do Amaral Favarin |
| Flávia Nascimento Mazzarro |
| Gabriel Eduardo Gonçalves |
| Gabriela Ehle |
| Jaíne de Fátima Machado da Silva |
| Jaqueline Ludtke |
| Lavinia Neres Feronato |
| Leila Teresinha Maraschinn |
| Leonardo Mello Ragagnin |
| Luane Guerra Vitorino |
| Milena Guilherme Ilha |
| Mirela Schröpfer Klein |
| Rochelle da Fonseca Oliveira |
| Thaís Carvalho Brondani |
| Victória Pontes Borgmann |
| Yan dos Santos Silva |
| Ysadora Pereira Rangel |
Lista de Inscritos
Oficina 07: O lugar da poesia juvenil na escola.
Ministrante: Profª. Drª. Andrea do Roccio Souto (DLV/UFSM) e Prof. Ms. Aylon Dutra (PraLeLit)
Sala: 2117 – Monitores: Jully e Paola
| Participantes |
| Ana Cláudia Dias Moreira |
| Ana Laura Acosta De Moraes |
| Ana Luyze dos Santos Calegaro |
| Camila Esther Barrim Paz |
| Eduardo Brum de Lima |
| Eduardo Silva Simioni |
| Emili Fano Fernandes |
| Esther Costa Faria |
| Gabriel Lorenzo Dall’Agnol |
| Giovanna de Oliveira Santos |
| Isadora Hoppe |
| João Paulo Rites dos Santos |
| João Victor Bitencourt Machado |
| Júlia Rodrigues |
| July Gabrielle Ramos Iense |
| Laura Rossi Ortiz |
| Leonardo Castro de Lima |
| Lui de Moura Renz |
| Luíza Rodrigues Garbin |
| Marhia Eduarda Adolfo Neves |
| Maria Eduarda Freitas |
| Maria Eduarda Lencina da Silva |
| Marina Pacheco Rocha |
| Mario Vásquez Astudillo |
| Milena Cargnin Cielo |
| Paloma Stein |
| Polyana Aparecida Floriano Barbosa |
| Rafaela Barbieri Vieira |
| Rafaella de Oliveira Santos |
| Sílvia Natércia Pedrozo Viana |
| Thatiana Oliveira da Silva |
| Vanessa Nyland |
| Victória Loureiro Bulling |
Lista de Inscritos
Oficina 08: Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin.
Ministrante: Profª. Drª. Amanda da Silva Oliveira e. Profª. Drª Mônica Stefani (DLEM/UFSM).
Sala: 2320 – Monitores: Sabrina e Natália
| Participantes |
| Ana Carolina Guimarães Seffrin |
| Ana Carolina Leal Buzzetto |
| Ana Claudia dos Santos |
| Angela Denardi Limana |
| Antão Gari Dias |
| Bruna Costa dos Santos |
| Camilla Machado Cruz |
| Caroline Viegas Ramos |
| Cíntia Tavares Saviam |
| Emily Rosin Fillipin |
| Giovanna Mazzorani |
| Halyne Maria Stefani do Porto |
| Igor Silva de Lima |
| Lara Trevisan |
| Laura Mess |
| Layara Rodrigues Sarti |
| Letícia Catarina Morelatto |
| Lisandra da Silva Lopes |
| Marcela Neves Machado |
| Marcelle Rosa de Oliveira |
| Mariana Leal Porto |
| Mariliz Leal Ethur |
| Matheus Lenarth Cardozo |
| Natália Uriarte Fauro |
| Nátaly Brescovit Figueira |
| Pedro Lucas Pereira Milani |
| Sabrina Franz |
Lista de Inscritos
Oficina 09: A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas.
Ministrante: Profª. Drª. Ivana Ferigolo (DLEM/UFSM).
Sala: 2220 Monitores:Laura e Esther
| Participantes |
| Alessandra Farias |
| Amanda Louise Berria |
| Ana Akemi da Silva Osugui |
| Ana Carolina Acosta Fresinghelli |
| Ana Paula Ludwig Vieira |
| Ariani da Silva Oliveira |
| Bianca Tolino |
| Bibiana Souza Reis |
| Bryan Melo |
| Denise Weide Corrêa |
| Eduarda Rodrigues Sturm |
| Gabriel Gaussmann de Melo |
| Gabriela Dias Rodrigues |
| Giana Antunes Bess |
| Gisele Almeida da Luz |
| Guilherme Afonso da Silva Chaves |
| Gustavo Saraiva Silveira |
| Gustavo Sontag |
| Heitor Pinheiro Rangel |
| Hilda Bueno |
| João Vitor Ribeiro Lipert |
| João Vitor Tanovich Pes |
| Keyla Almeida Trevisan |
| Leonardo da Silva Martins |
| Letícia Catarina Morelatto |
| Natália Kober Medeiros |
| Neosane Schlemmer |
| Nycolas Tasca da Silva |
| Pâmela Santos da Mota |
| Raquel Michels Ilha |
| Rochelle Oliveira |
| Sthefany Andrade Rosa |
| Tascieli Feltrin |
| Thainá Zeilmann Machado |
| Vitoria Carolini Ferraz Oliveira |
| Vitoria Serafini |