Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa de TCC

Nesta página estão reunidas as principais informações sobre os procedimentos relativos às defesas de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, monografias e projetos experimentais, do curso de Comunicação Social – Produção Editorial. As regras de composição de banca e demais normativas sobre as avaliações dos TCCs podem ser consultadas em Normas de TCC.

 

Calendário de defesa

Em virtude da pandemia de Covid-19 e do estabelecimento das aulas remotas na UFSM, o Colegiado do curso de Comunicação Social – Produção Editorial definiu que as bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso ocorrem em fluxo contínuo, a partir de um acordo
entre orientador e orientando, visando a conclusão adequada dos trabalhos. Recomenda-se que as bancas respeitem o calendário acadêmico,
não marca-las em períodos de recesso, férias ou dias não-letivos.

Os professores orientadores de TAC II ficarão responsáveis pela organização das bancas dos seus respectivos orientandos: definição dos membros da banca e do suplente; agendamento (data e horário) e escolha da plataforma a ser utilizada; abertura da sessão de defesa e registros necessários como preenchimento da Ata, dentre outros.

Acadêmicos, em acordo com seus orientadores, devem providenciar o envio das cópias, incluindo dos produtos oriundos de projetos experimentais, para os membros da banca. Recomenda-se que o TCC seja enviado aos membros da banca, no mínimo, 7 dias antes da data de defesa (ou outro prazo acordado entre os membros da banca).

 

Defesa de TCC

A defesa de TCC deverá, enquanto perdurar o REDE, ocorrer em plataforma online. A plataforma deverá ser escolhida pelo orientador em comum acordo com o orientando e membros da banca.

Recomenda-se que a sessão de defesa tenha, aproximadamente, 1 hora de duração. Sendo entre 15 a 20 minutos o tempo dedicado ao acadêmico realizar a apresentação do trabalho, e o restante para arguição da banca e demais ritualidades como preenchimento e leitura da Ata.

É responsabilidade dos estudantes e dos orientadores comunicar a secretaria de curso sobre a realização da Defesa do TCC. No mínimo, com 7 dias de antecedência da data de defesa, deve-se enviar por email (coordenacaope.ufsm@gmail.com) as informações da banca de defesa: nome do acadêmico; matrícula; título do trabalho; modalidade (monografia ou projeto experimental); data, hora e plataforma. Em anexo ao email, deve constar cópia do TCC. A partir destes documentos, o discente é considerado apto para realização da defesa de TCC e é providenciada a documentação, como Atas e Atestados de Participação em Banca. Os orientadores devem avisar a secretaria, com antecedência, em caso de alguma mudança ou impossibilidade. 

 

Após a defesa do TCC

Havendo aprovação na defesa do TCC, o acadêmico terá prazo (entre 7 a 20 dias a ser definido no ato da banca de defesa), para efetuar as alterações/correções necessárias ao trabalho. Todas as alterações devem estar em acordo com o professor orientador.

Após a realização das alterações/correções da monografia/projeto experimental é responsabilidade do discente enviar uma cópia (em formato PDF) da versão final do TCC para a secretaria do Curso (coordenacaope.ufsm@gmail.com). No caso do arquivo estender o limite do email, enviar o link de depósito da monografia/relatório. 

Juntamente com a cópia da versão final do TCC deve ser enviada a Autorização para publicação do TCC no Repositório Institucional – Manancial, conforme Instrução Normativa 005/2019

A partir do recebimento da versão final do TCC e Autorização para publicação, a Coordenação de curso irá verificar a integralização curricular e as condições para diplomação do acadêmico: conclusão de curso.