O Curso
A ideia de implantar o curso de Produção Editorial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) surge no momento em que o Governo Federal, no ano de 2008, propõe um programa de expansão do ensino da Universidade Pública, o REUNI. A opção pelo nome “Produção Editorial” vem como forma de se diferenciar de outra iniciativa, datada dos anos de 1970, que propunha a criação de um curso de editoração. A proposta, então, é oferecer um curso que forme profissionais capacitados a atuar em diversas plataformas e não apenas na mídia impressa, consagrada em outras atividades da comunicação, principalmente após a notável ampliação de projeção para outras plataformas.
A Produção Editorial diferencia-se, portanto, dos demais cursos do país, por estar voltado para a abordagem multiplataforma, exercitando mais habilidades nos acadêmicos e inserindo a teoria pertinente ao comunicador, bem como a prática.
A figura do editor já é consagrada historicamente. O editor da Produção Editorial, por sua vez, figura como um editor com mais folego e que trata, assim, de um horizonte intelectual muito mais amplo. Isso requer uma formação bastante exigente dos alunos e dos docentes. Nesse sentido, é esperado que o Curso, de alguma forma, consagre algo que já havia dentro da cultura da Comunicação Social.