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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – TAC I E TAC II

Nesta página estão reunidas as principais informações sobre os procedimentos relativos ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que podem ser monografias ou projetos experimentais, realizados nas disciplinas de Teorias Aplicadas à Comunicação I e II,  do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, desde a matrícula até a defesa e as obrigações posteriores.

 

DISCIPLINA DE TEORIA APLICADAS À COMUNICAÇÃO I

1) Para acadêmicos matriculados em Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação I:

  1. A matrícula em Teorias Aplicadas em Comunicação I está condicionada a conclusão, com aproveitamento de frequência e notas, na disciplina Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação II. Ao final da disciplina, com a finalização do Projeto de Monografia ou Projeto Experimental, o acadêmico indicará 3 orientadores, os quais poderão ser atendidos ou não em reunião de colegiado de Curso.
  2. A coordenação do Curso disponibilizará no site, antes da matrícula em Teorias Aplicadas em Comunicação I a lista dos acadêmicos e seus respectivos orientadores. A matrícula será realizada para todos aqueles que enviarem um email para o DAACOM solicitando (O email deve ser enviado no período da matrícula).
  3. A oferta da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I será nominal a cada professor orientador, sendo reservado o número de matrículas e orientações de 05 (cinco) vagas por docente.

 

2) Para acadêmicos que não estão matriculados em Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação I e já realizaram a disciplina anteriormente:

  1. O acadêmico deverá encaminhar o Projeto de Monografia ou Projeto Experimental contendo detalhando do objeto de estudo, o problema, o método e o referencial teórico a ser adotado para o orientador pretendido. Após ter o aceite do orientador, a matrícula será realizada para todos aqueles que enviarem um email para o DAACOM solicitando (O email com o aceite do orientador deve ser enviado no período da matrícula).
  2. Os acadêmicos sem orientador, devem solicitar um através de email para a Coordenação do Curso, antes do período de matrículas, para realização de reunião de colegiado e definição do mesmo. No email o aluno deverá enviar o Projeto de Monografia ou Projeto Experimental contendo o objeto de estudo, o problema, o método e o referencial teórico a ser adotado.
  3. A oferta da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I será nominal a cada professor orientador, sendo reservado o número de matrículas e orientações de 05 (cinco) vagas por docente.

 

DISCIPLINA DE TEORIA APLICADAS À COMUNICAÇÃO II

1) Para acadêmicos matriculados em Teorias Aplicada à Comunicação I e que seguirão com o mesmo orientador:

  1. A disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I totaliza 60 horas e constitui pré-requisito obrigatório para a matrícula em Teorias Aplicadas em Comunicação II e a sua oferta seguirá a sistemática da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I. Neste caso, cada orientando deverá realizar a matrícula via sistema diretamente na turma do professor orientador. 
  2. A avaliação será mediante apresentação de monografia ou projeto experimental através da defesa em banca, constituindo requisito obrigatório para a obtenção do diploma.

 

2) Para acadêmicos não matriculados em Teorias Aplicada à Comunicação I ou que pretendem mudar de orientador:

  1. O acadêmico deverá encaminhar o Projeto de Monografia ou Projeto Experimental contendo detalhando do objeto de estudo, o problema, o método e o referencial teórico a ser adotado para o orientador pretendido. Após ter o aceite do orientador, a matrícula será realizada para todos aqueles que enviarem um email para o DAACOM solicitando (O email com o aceite do orientador deve ser enviado no período da matrícula).
  2. Os acadêmicos sem orientador, devem solicitar um através de email para a Coordenação do Curso, antes do período de matrículas, para realização de reunião de colegiado e definição do mesmo. No email o aluno deverá enviar o Projeto de Monografia ou Projeto Experimental contendo o objeto de estudo, o problema, o método e o referencial teórico a ser adotado.
  3. A oferta da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I será nominal a cada professor orientador, sendo reservado o número de matrículas e orientações de 05 (cinco) vagas por docente;

 

DEFESA DE TCC

Orientações Gerais

A defesa de TCC poderá ser realizada de forma presencial ou ocorrer em plataforma online. A plataforma deverá ser escolhida pelo orientador em comum acordo com o orientando e membros da banca.

Recomenda-se que a sessão de defesa tenha, aproximadamente, 1 hora de duração. Sendo entre 15 a 20 minutos o tempo dedicado ao acadêmico para realizar a apresentação do trabalho, e o restante para arguição da banca e demais ritualidades como preenchimento e leitura da Ata. Os critérios de avaliação encontram-se no ANEXO 7.

É responsabilidade dos estudantes e dos orientadores comunicar a secretaria de curso sobre a realização da Defesa do TCC conforme o calendário, via LINK descrito abaixo.

 

Calendário de defesa

Os professores orientadores e seus orientandos de TAC II ficarão responsáveis pela organização das bancas dos seus respectivos orientandos: definição dos membros da banca e do suplente; agendamento (data e horário) e escolha do local (se presencial ou híbrida) ou da plataforma a ser utilizada (se online). O professor orientador também é responsável pela abertura da sessão de defesa e registros necessários como preenchimento da Ata, dentre outros.

Acadêmicos, em acordo com seus orientadores, devem providenciar o envio das cópias, incluindo dos produtos oriundos de projetos experimentais, para os membros da banca. 

Neste semestre, 2022/2, as defesas respeitarão o calendário definidos pela comissão de TCCs composto pelos coordenadores dos 4 Cursos de Comunicação Social, conforme explicado abaixo:

 

10/01/2023 – prazo para montar a banca pelo link formulário abaixo

Link para marcar a banca de defesa de TAC II

13/01/2023 – prazo limite para entregar a monografia ou o relatório e o produto do projeto experimental diretamente para a banca (no caso de envio para banca em outras cidades/estados recomenda-se a entrega antes deste prazo)

20/01/2023 – publicação das salas de defesa nos sites dos cursos

de 23/01/2023 a 03/02/2023 – defesas de TAC II

(as defesas presenciais terão sala destinada pela Secretaria Integrada da Facos e os locais serão divulgados na proximidade do período)

Link para o calendário de defesas do Curso de PE

Encerramento dos diários de classe (registro de nota de TAC II) pelo professor orientador até 15/02

 

OBS: OUTROS CASOS fora do calendário, devem ser enviados para a Coordenação de Curso para apreciação da Comissão.

 

Após a defesa do TCC

Havendo aprovação na defesa do TCC, o acadêmico terá prazo (entre 7 a 20 dias a ser definido no ato da banca de defesa), para efetuar as alterações/correções necessárias ao trabalho. Todas as alterações devem estar em acordo com o professor orientador.

Após a realização das alterações/correções da monografia/projeto experimental é responsabilidade do discente enviar uma cópia (em formato PDF) da versão final do TCC  e do produto final (se Projeto Experimental) para a secretaria do DAACOM e para a Coordenação do Curso (conforme trâmite demonstrado abaixo). No caso do arquivo estender o limite do email, enviar o link de depósito da monografia/relatório. 

Juntamente com a cópia da versão final do TCC deve ser enviada a Autorização para publicação do TCC no Repositório Institucional – Manancial, conforme Instrução Normativa 005/2019 (ANEXO 6). 

A partir do recebimento da versão final do TCC e Autorização para publicação, a Coordenação de curso irá verificar a integralização curricular e as condições para diplomação do acadêmico: conclusão de curso.

OUTRAS ORIENTAÇÕES DEVERÃO ser observadas na regulamentação de trabalho de conclusão de curso que está estabelecida pelo Projeto Pedagógico do Curso e obedece a legislação vigente. As regras de Trabalho de Conclusão de Curso constantes do PPC do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial (ANEXO 5) preveem as formas de apresentação dos TCCs e suas regras gerais de funcionamento (métodos de avaliação, entre outros): estão previstas duas modalidades de TCC, quer sejam, a monografia ou o projeto experimental.

 

TRÂMITE DA ATA DE DEFESA DE TCC

Orientador(a):

  1. Faça download da formulário de Ata de Defesa de TCC (ANEXO 1: Ata de Defesa Presencial; ANEXO 2: Ata de defesa Online; ou ANEXO 3: Ata de defesa híbrido)
  2. Preencha em arquivo *.doc / Salve em formato *.PDF – não pode ser preenchido e nem assinado à mão para o envio à secretaria.
  3. Envie para a secretaria daacom.ccsh@ufsm.br
  4. O Secretário tramitará via PEN-SIE para assinatura do presidente da banca (orientador) que após assinar eletronicamente devolverá para os trâmites de arquivamento, os membros da banca NÃO assinam a ata, somente receberão o processo para conferir a ata anexada e baixar o atestado de participação em banca. 

 

Aluno(a), ao final da defesa ou depois de possíveis ajustes sugeridos pela banca:

  1. Preencha o formulário de Autorização para liberação on-line de trabalhos de conclusão dos cursos de graduação (ANEXO 4)
  2. Envie para daacom.ccsh@ufsm.br e para a Coordenação do Curso coordenacao.pe@ufsm.br com o ‘de acordo’ do seu orientador(a), junto com cópia final do TCC em pdf e do produto final (se projeto experimental) (se for maior que a capacidade do email envie o link do local de depósito).

 

Para conhecer os trabalhos de Conclusão de Curso já defendidos em Comunicação Social acesse o Manancial – Repositório Digital da UFSM.

 

ANEXOS

ANEXO 1 – ATA de defesa – PRESENCIAL

https://docs.google.com/document/d/1zRzbHoEtV67Xj-7WvEAnBJmkYV-3MjMT/edit?usp=sharing&ouid=115366513095747692936&rtpof=true&sd=true

ANEXO 2 – ATA de defesa – ONLINE

https://docs.google.com/document/d/16vyUr8dqr-HH54Pg-lrS2gzJEeG7fzjE/edit?usp=sharing&ouid=115366513095747692936&rtpof=true&sd=true

ANEXO 3 – ATA de defesa -HIBRIDO

https://docs.google.com/document/d/1Cf7iSiaKkEgWgyNVOdYelgIJxiXaeVlp/edit?usp=sharing&ouid=115366513095747692936&rtpof=true&sd=true

ANEXO 4 – Autorização para liberação on-line

https://docs.google.com/document/d/16yd7tb7CwxboEu7AtmKVYb85C4OisGb9/edit?usp=sharing&ouid=115366513095747692936&rtpof=true&sd=true

ANEXO 5 – Normas de TCC

https://drive.google.com/file/d/1x8K3Zc9xlvxYM-vNLtpFJ0yD2jLmYDWp/view?usp=sharing

ANEXO 6 – IN 05 2019 PROGRAD-UFSM

https://drive.google.com/file/d/153IXk7VXKNswjWW2O_MOU4xexNvXxSZ9/view?usp=sharing

ANEXO 7 – Critérios de Avaliação

https://drive.google.com/file/d/1ld4P1ssirjlx064VjdhO0Ig0WyR6nHiw/view?usp=sharing