Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ingresso curso Doutorado em Artes Visuais 2026

Doutorado em Artes Visuais

O processo seletivo para  ingresso no curso de doutorado é realizado em três etapas, sendo cada etapa eliminatória. A nota mínima  para classificação em cada prova é sete (7,0).

Primeira etapa:

 Segunda etapa:

  • Prova 3: Prova Escrita, peso três (3,0).
  • Local: Sala 1325, Prédio 40 (Centro de Artes e Letras)

Terceira etapa:

  • Prova 4: Prova Oral (Defesa do Projeto de Pesquisa), com peso um (1,0).
Vagas e Cronograma
Inscrições deferidas e indeferidas
Bibliografia indicada para a Prova 3: Prova Escrita.

BELTING, Hans. O fim da história da arte e a cultura atual. In:  BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify,2006, p. 33 – 50.

BERARDI, Franco. La fábrica de la infelicidad: Nuevas formas de trabajo y movimiento global. Madrid: Traficantes de Sueños, 2003, p. 131 -156. 

DIDI-HUBERMAN, Georges. A história da arte nos limites da sua simples prática. In: DIDI-HUBERMAN, Georges.  Diante do imagem: História da arte e anacronismo das imagens. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 18 – 68.

FISHER, Mark. Realismo capitalista. ¿No hay alternativa? Buenos Aires: Caja Negra, 2018, p. 12 – 34.

GIUNTA, Andrea.¿Cuándo empieza el arte contemporáneo? Buenos Aires: Fundación arteBA, 2014, p. 131 – 156.

GRAU, Oliver.  Telepresença: arte e história de uma idéia. In:   GRAU, Oliver.  Arte virtual: Da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP, 2007, p. 307 – 333.

GUASCH, Anna María. Autobiografías visuales: Del archivo al índice. Madrid: Siruela, 2009, p. 23 – 55. 

HESSEL, Katy. Historia del arte sin hombres. Barcelona: Ático de los libros, 2023, p. 432 – 451.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro , 2002.  

MANOVICH, Lev. 3. Las operaciones. In:  MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos médios de comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2006, p. 63 – 168.

SANTAELLA, Lucia. Artes Híbridas. In: Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003, p. 135 – 150.

VERGÈS, Françoise. Um programa de desordem absoluta. In:  VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu Editora, 2023, p. 49 – 80.

Resultado
  • Primeira Etapa

Resultado Preliminar

Resultado Final

  • Segunda Etapa 

Resultado preliminar

Resultado Final

  • Terceira Etapa

Resultado Preliminar

Resultado Final