Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coordenadoria de Transferência de Tecnologia assina primeiro acordo de licenciamento para uma empresa incubada na UFSM



A Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da Agittec-UFSM fechou o primeiro acordo de licenciamento com patente concedida para a QP Mudas, empresa incubada na UFSM. A nova tecnologia de produção de mudas de morango foi desenvolvida na UFSM pelo professor Dilson Antônio Bisognin, com a colaboração de alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado. Esse é o 7º acordo de licenciamento assinado na UFSM, mas é o primeiro com patente concedida no Brasil. 

 

No momento em que se deposita um pedido de patente, cria-se uma expectativa de direito, mas ainda há um longo processo até a sua concessão. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal que tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial, realiza a análise dos três requisitos de patenteabilidade que são: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial para posteriormente conceder ou não a carta patente. A Coordenadoria de Propriedade Intelectual da Agittec auxilia os pesquisadores desde o início do processo,  dando suporte na busca de anterioridade para identificar se a tecnologia atende os requisitos de patenteabilidade até o depósito do pedido de patente.  Após o depósito, é realizado o monitoramento do processo ao longo dos 20 anos de proteção da tecnologia, verificando e cumprindo todas as exigências publicadas pelo INPI.

 

O objetivo da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da Agittec é encontrar a melhor forma de remuneração e um valor justo para o uso das tecnologias desenvolvidas na universidade. Lauren Lorenzoni, contadora da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia (CTT) explica “para sermos mais assertivos, é inevitável que essa negociação seja construída em conjunto, com a expertise técnica do(a) inventor(a), com a expertise da empresa informando o modelo de negócio pretendido com a tecnologia, e a experiência da Agittec em transferência de tecnologia”. Ela conta que nesse caso específico, a empresa pagará um valor fixo para ter acesso a tecnologia e, posteriormente, um percentual de royalties por muda vendida. Um terço desse recurso será destinado aos inventores, outro para o departamento de origem do pesquisador na UFSM para subsidiar novas iniciativas e o último terço ficará para a administração da UFSM manter a gestão de inovação.

A QP Mudas foi planejada a partir da concessão da patente de invenção para atuar no aperfeiçoamento e na difusão da nova tecnologia de produção de mudas, com a sua disponibilização para a sociedade e o mercado. Dilson Bisognin, inventor principal da tecnologia e sócio da empresa, conta que uma decisão que envolve inovação requer aceitar grandes riscos, o que tira o pesquisador da zona de conforto. “Enquanto pesquisadores, somos qualificados e treinados para desenvolver novas tecnologias e não para criar e implementar novos negócios”, conta Bisognin. O professor destaca que além das dificuldades inerentes à criação de um novo empreendimento, existe uma grande demanda por conhecimento técnico na equipe e também de recursos financeiros para iniciar a produção de mudas e desenvolver um novo mercado.  

 

 

A tecnologia desenvolvida pelo professor Dilson Antônio Bisognin é um processo inovador  de produção de mudas de morango com torrão a partir da coleta precoce das pontas de estolão. Estas são preparadas, plantadas em substrato e cultivadas em câmara úmida sem controle de temperatura do ar por aproximadamente dez dias para o enraizamento. As mudas são transferidas para bancadas sombreadas com aproximadamente 50% de transmissividade à radiação solar global incidente e colocadas em pleno sol para a aclimatização e completar o desenvolvimento. As mudas produzidas com essa tecnologia estão prontas para o plantio no momento mais adequado, conforme a demanda dos produtores das diferentes regiões de cultivo. 

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3504

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes