Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Unidade EMBRAPII da UFSM assina acordo com a empresa HUAWEI com investimentos de R$ 5 milhões para fortalecer setor fotovoltaico

Assinado em dezembro de 2021, o acordo para execução do projeto intitulado “Software e bancada para determinação de eficiência energética e para treinamento em inversores fotovoltaicos”, poderá trazer relevantes benefícios econômico e técnico às suas operações. A parceria firmada com a empresa Huawei prevê repasse de R$ 5 milhões e fortalecerá a Unidade EMBRAPII da UFSM.
Credenciada como Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o grupo da UFSM reúne pesquisadores do Instituto de Redes Inteligentes (INRI), vinculado ao Centro de Tecnologia (CT). O foco de atuação da equipe é em Recursos Energéticos Distribuídos, contemplando micro e minigeração distribuída, sistemas de armazenamento de energia, conversão de energia, eficiência energética e veículos elétricos.
O Professor Leandro Michels, que lidera o projeto na UFSM, afirma: “A aprovação desse projeto é muito estratégica para nós porque irá nos consolidar a Unidade Embrapii da UFSM. Além disso, nos tornará uma referência no setor fotovoltaico.”
A parceria firmada será dividida em duas ações: 1) utilização de bancada para testes e treinamento em inversores fotovoltaicos controlada por software dedicado para coleta e tratamento de dados, controle e apresentação dos resultados e, 2) criação de software para determinação da eficiência energética de inversores fotovoltaicos a partir de curvas experimentais.
A execução do projeto terá impacto positivo junto à comunidade acadêmica, pois permite aos alunos adquirir experiências práticas-profissionais que contribuem em suas carreiras profissionais e podem conduzir a ótimas oportunidades no mercado de trabalho, constituindo-se de um diferencial relevante em uma sociedade cada vez mais competitiva e que valoriza profissionais com formação acadêmica de qualidade, mas também àqueles profissionais que possuem conhecimento sobre a realidade prática em suas respectivas áreas de formação.

Centro de Tecnologia da UFSM sedia curso itinerante de instalação de energia solar

A unidade móvel “Road Show HUAWEI Solar” ficará estacionada em frente ao prédio 7, onde serão promovidas aulas gratuitas e abertas à comunidade santa-mariense.

Durante os dias 25, 26 e 28 de março de 2022, será realizado em Santa Maria (RS), o Road Show Huawei Solar promovido pela empresa especializada em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação Huawei, em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Passando por cerca de 70 cidades brasileiras, o projeto promove capacitações básicas sobre instalação de sistemas fotovoltaicos, levando conhecimento e inovação às comunidades. O curso é promovido em uma sala de aula dentro da unidade móvel Road Show Huawei Solar. Além disso, no espaço também tem uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipadas, abastecida por um sistema de energia solar, uma microgeração distribuída on-grid e off-grid real, que será utilizada para as atividades demonstrativas.

Em Santa Maria, a unidade móvel estará estacionada em frente ao prédio 7 do Centro de Tecnologia, no campus de Camobi da UFSM. São três dias de curso com carga horária de 8 horas e a participação é aberta à comunidade. serão abordadas noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Para se inscrever, é necessário possuir ensino médio completo e realizar a doação de 1kg de alimento não perecível após preencher o formulário no site oficial.

Algumas informações importantes aos participantes: Não é permitido falar ao celular dentro da unidade móvel; serão seguidos todos os protocolos de distanciamento social para Covid-19, bem como o uso de máscara é obrigatório durante todo o curso. Será disponibilizado certificado de participação aos participantes que atingirem nota 7 na avaliação final.

Serviço: Road Show Huawei Solar
Datas: 25, 26 e 28 de março de 2022