Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Salão de Inovação e Empreendedorismo 2016

O Salão de Inovação e Empreendedorismo, promovido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTEC da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, é um evento anual que acontece durante o mês de novembro e tem por finalidade promover o debate e a reflexão sobre temas como o empreendedorismo, a inovação, a transferência de tecnologia e a propriedade intelectual.

Contando com palestrantes renomados no cenário nacional e internacional, o Salão de Inovação e Empreendedorismo é uma oportunidade única que a AGITTEC-UFSM oferece a sua comunidade universitária e a profissionais da região, para discutir as novas tendências dessas temáticas e o papel da universidade como agente promotor do desenvolvimento regional.

A edição de 2016 do Salão de Inovação e Empreendedorismo acontecerá no dia 17 de novembro, no Auditório do Anexo C do Centro de Tecnologia. A entrada é franca e limitada a capacidade máxima do local ser preenchida.

O Salão de Inovação e Empreendedorismo é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, técnico-administrativos em educação, empresários da região central do RS e instituições públicas e privadas.

Manolo Machado

Empresário, empreendedor. Tecnólogo em equipamentos petroquímicos, graduando em Eng. mecânica, formando em Processos             Gerenciais pela UNISINOS.

Sócio Fundador da Silo Verde, Startup com reconhecimento nacional e internacional, desenvolve silos sustentáveis, tecnicamente         superiores para agricultura e pecuária. Focada na sustentabilidade, melhoria de vida, renda e trabalho do agricultor, assim como na       redução de perdas de alimentos e garantia da segurança alimentar.

Miguel Andorfy

Após ingressar na Escola de Engenharia Elétrica na UFRGS em 2009, Miguel Andorffy, 26, começou a dar aulas complementares de cálculo para alunos das universidades de Porto Alegre. Em 2011 começou a gravar alguns vídeos com exercícios resolvidos de cálculo que culminaram na criação do Me Salva!, hoje uma das maiores plataformas educacionais brasileiras com mais de 100 milhões de aulas assistidas e mais de 10 milhões de pessoas impactadas. Atualmente, Miguel é CEO do Me Salva! e junto com um time de 40  pessoas busca transformar a educação levando ensino de alta qualidade para milhões de pessoas.

André Takashi Hotta

Gerente Regional dos Programas de Startups da Techstars e fundador da SmartMob Coworking. Na Techstars gerencia os programas como Startup Weekend, Startup Next e Startup Week, capacitando empreendedores e suas comunidades de startups em todo o Brasil. Começou a sua jornada empreendedora ao abrir seu espaço de coworking, onde pode ajudar e capacitar empreendedores, e também organizar eventos ligados ao empreendedorismo em Florianópolis. É formado em engenharia de produção mecânica (UFSC).

Orlando Fonseca Jr.

Formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Jogos Digitais. Fundador da IMGNATION Studios. Recentemente participou de dois processos de aceleração de empresas, o Game Founders, na Malásia, e Boost VC, no vale do silício. Trabalha com jogos digitais há 9 anos e desde 2014 tem foco total em realidade virtual, sendo a IMGNATION um dos estúdios pioneiros na tecnologia, tendo sido um dos títulos de lançamento do Gear VR, da Samsung.

José Antonio Fernandes Martins

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, é Vice-Presidente de Relações Institucionais da Marcopolo S/A. Martins atualmente preside o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS), a Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) e 10ª Bienal do Mercosul. É vice-presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e CIERGS – Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.  É também conselheiro do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Membro das Diretorias do SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Diretoria da CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Ana Márcia de Oliveira Ramos
Graduada em Economia com MBA Profissional em Gestão Empresarial Avançada pela FAAP, iniciou carreira como empresária nas áreas de hotelaria e construção civil.
Na Embraer há 15 anos, atuou na área de vendas de aeronaves militares; e atualmente na área de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, no estabelecimento de parcerias com empresas, universidades e instituições de pesquisa, na utilização de incentivos governamentais e em questões relacionadas à Propriedade Intelectual. Participa do Comitê ICT-Empresa promovido pela ANPEI.

Paulo Lacativa

Foi Professor Adjunto de Medicina da UERJ e diretor médico de um centro dedicado a pesquisa.

Fundador do Clinical Trials Designers. Membro do MRCT center em Harvard. Atual gerente de projetos da Biozeus.

Eduardo Bitencourt

Graduando em Engenharia Elétrica (UFSM), jovem empreendedor, co-fundador da Mercateria. Tem a visão que inovar e empreender não tem época nem momento perfeito se você não tem dúvidas sobre seus objetivos. Acredita que Santa Maria está prosperando oportunidades para empreendedorismo inovador. A Mercateria é uma startup baseada em um marketplace online para otimização do varejo e eficiência do tempo. Idealizada por três jovens empreendedores e alunos de engenharia na UFSM, está atualmente na Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Franciscano – ITEC UNIFRA. Já tendo recebido seu primeiro aporte financeiro, inicia em Janeiro de 2017 seu plano de expansão.