Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 067 I Jornada Sul-Brasileira de Extensão Universitária em 1976

A primeira edição da Jornada Sul-Brasileira de Extensão Universitária ocorreu em outubro de 1976 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenada pelo Pró-Reitor de Extensão Prof. Valter Bianchini. Foram recebidos, no anfiteatro do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), reitores de universidades do Sul, e docentes de todo Brasil. A abertura foi presidida pelo Reitor Hélios Homero Bernardi e foram proferidas diversas palestras com temas relacionados a educação e seu planejamento na região sul, e assistências estudantis em suas diversas maneiras. No final da jornada os participantes foram divididos em três grupos, representando os três Estados da região sul do pais, fundindo as discussões em documento resolvendo as questões abordadas.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1976.066.001.

Texto: Vágner Fabris, Acadêmico do 5° semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de aproximadamente 25 pessoas reunidas em uma sala. Elas estão sentadas em cadeiras, ao redor de mesas, estando duas de costas e as demais de perfil. A maioria das pessoas são homens, de pele clara e cabelos escuros. Alguns usam ternos escuros e outros, camisas claras de mangas longas. As mesas estão lado a lado, no centro da sala. O conjunto das mesas forma um “T” e sobre elas há copos, papéis e toalhas de mesa. À esquerda e à frente da foto, outras três pessoas sentadas em cadeiras. E, atrás delas, mais uma pessoa sentada, com os cotovelos apoiados sobre uma mesa. A sala é comprida, com o teto e as paredes da esquerda, do fundo e da direita. No teto, de cor clara, há duas fileiras de luminárias com aproximadamente 16 espaços redondos e côncavos, com dois spots articulados de lâmpadas no interior. Essas fileiras estão no centro da sala, da frente até o fundo. Na parede da esquerda há amplas janelas de vidro, divididas por sete pilares pretos e finos. Ao fundo, a parede é de vidro, com um mural à direita e uma pessoa. E, à direita, sete pilares largos de tons claros. Pelas janelas de vidro à esquerda e ao fundo avista-se o ambiente externo, com carros estacionados, um prédio de dois andares, algumas casas e árvores.

Audiodescritora roteirista: Pricila Arrojo da Silva

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem