Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Para Difundir e Preservar

* João Inácio Vargas Pereira

A Coordenadoria de Eventos e Divulgação Cultural da Pró-reitoria de Extensão (PRE) está trabalhando na produção do Plano de Cultura da UFSM. A iniciativa inédita visa estabelecer parâmetros para difundir e preservar a cultura produzida na universidade. O plano seria de dois anos, podendo ser ampliado posteriormente.

Um grupo de trabalho está sendo montado com representantes de todos os centros da Instituição, incluindo os campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. Segundo o pró-reitor Adjunto de Extensão e coordenador de Eventos e Difusão Cultural, Ascísio dos Reis Pereira, o grupo discutirá a elaboração do plano e realizará reuniões públicas para a finalização do projeto. “O plano cultural contará com a participação de toda a comunidade acadêmica; precisamos saber as ações de cada centro. Precisamos definir onde estamos e para onde queremos ir”, comenta ele.

A elaboração do Plano de Cultura beneficiará a UFSM também na obtenção de recursos públicos destinados a área de cultura, como a possibilidade de participação no programa Mais Cultura nas Universidades, uma parceria dos Ministérios da Educação e da Cultura, que destina verbas para universidades federais. O programa visa ampliar o papel das instituições de ensino na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação de políticas culturais.

A UFSM aguarda a publicação do edital do programa que está prevista ainda para este ano.

*Acadêmico de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Fonte da notícia:http://site.ufsm.br/noticias/exibir/para-difundir-e-preservar-cultura