Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

PRE realiza atividades relacionadas à agroecologia

Buscando compartilhar experiências utilizadas na produção e comercialização de produtos de base ecológica, a Pró-Reitoria de Extensão realizou um encontro entre agricultores, estudantes, movimentos sociais, docentes e extensionistas. O encontro constitui-se de uma visita à propriedade da família Buske em Dona Francisca, no dia 19 de abril e contou com agricultores dos municípios de Santa Maria, Santiago, Júlio de Castilhos, Agudo, Faxinal do Soturno e Pinhal Grande.

No dia 03 de maio, também foi realizada uma reunião geral com docentes, técnicos e estudantes da UFSM, juntamente com representantes da EMATER, da Fundação Mo’ã e Movimento Nacional de Luta pela Moradia.O objetivo da reunião foi discutir as próximas atividades do projeto a serem realizadas ainda em 2016.

Vinculadas ao projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão “Direitos humanos: cidadania, diversidade e movimentos sociais”, essas atividades fazem parte da ação “Agroecologia: processos educativos e culturais mediante diálogo de saberes”. A iniciativa tem como intuito proporcionar processos educativos pautados pela agroecologia e por demandas sociais, tendo como pressuposto o diálogo entre os saberes através de ações que considerem a sociedade nas suas diferentes dimensões (econômica, social, política, cultural, ambiental, afetiva e cognitiva), abordadas de maneira transversal, interdependente e multidisciplinar. As ações contemplam a socialização do conhecimento, a formação, a pesquisa, a intervenção e a articulação junto aos produtores rurais e movimentos sociais, a fim de enfrentar questões sociais, ambientais e econômicas no contexto local, regional e nacional.