Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Patrimônio cultural de Santa Maria é tema de aula inaugural



Na tarde da última sexta-feira, 29, foi realizada a aula inaugural “Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública”, com o professor doutor Paulo Edi Martins, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O foco da aula estava em como preservar o patrimônio cultural de um local, dando ênfase para Santa Maria, que possui o segundo maior conjunto de prédios no estilo art déco do mundo – o primeiro lugar é ocupado pela cidade de Miami, nos Estados Unidos, com mais de 1500 prédios preservados. 

Pro. Dr. Paulo Edi Martins conversou sobre patrimônio cultural e como preservá-lo
Na ocasião, o professor reiterou a importância de se manter edificações antigas como forma de preservar a memória da sociedade: “é uma herança do passado, a identidade de uma nação… e só aprendemos a preservar o patrimônio quando conhecemos nossas origens”, comentou.
 

De acordo com o professor Paulo Edi, os países desenvolvidos apoiam e investem na promoção do seu patrimônio através de diversas ações e mídias. E é isso que cidades como Santa Maria devem fazer, pois preservar um patrimônio é transmitir e deixar o legado para as gerações vindouras, além de ser uma forma de resgatar a história, preservar a cultura, manter tradições e trazer turistas, o que movimenta financeiramente a economia de um local.

Ainda, salientou que, no caso de Santa Maria, o estilo art déco é bastante visível nos prédios localizados na Avenida Rio Branco, que, embora diferentes entre si, mantém um diálogo.
 
Cerca de 170 pessoas acompanharam a Aula Inaugural Integrada
 
A aula inaugural foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE), pelos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e em Patrimônio Cultural; pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo; e teve apoio tanto dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas e de História quanto do Coletivo em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria. Participaram dela cerca de 170 pessoas, entre elas, representantes do Instituto de Planejamento de Santa Maria; da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; do Conselho Municipal de Política Cultural; do Coletivo em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria; e da Associação dos Amigos do Theatro 13 de Maio.  

 

Texto: Andréa Ortis/ Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão

 

Revisão Textual: Erica Medeiros/ Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-2240

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes