Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Convenções da UFSM: dois anos de arte, cultura e educação



Foto: Divulgação

Ao nos aproximarmos da entrada da Universidade Federal de Santa Maria, de cara, já enxergamos o famoso arco azul, cartão-postal da instituição. Passamos por ele e, logo mais, ao longo da Avenida Roraima, vemos prédios, um hospital, estudantes apressados com suas mochilas abarrotadas de livros e apetrechos necessários para o longo dia de atividades que se inicia. Seguindo adiante, vemos o Planetário, responsável por nos fazer compreender nosso sistema solar e a galáxia como um todo — uma aula de geografia em um ambiente acolhedor. Alguns passos a mais e vislumbramos uma imponente obra que enche os olhos de quem está passando pelo campus.
            Com mais de 6.800 metros quadrados, a grande edificação é o Centro de Convenções da UFSM, obra inaugurada em maio de 2017 pelo atual Reitor, professor Paulo Burmann, e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Trata-se de um local em que música, entretenimento, cultura, educação e aprendizagem se cruzam e caminham de mãos dadas.
            O espaço serviu para aproximar, ainda mais, a primeira instituição de ensino pública do interior do Rio Grande do Sul e a comunidade regional: sonho do reitor fundador da Universidade, José Mariano da Rocha Filho. “O Centro de Convenções da UFSM amplia as possibilidades de acesso à arte e à cultura em Santa Maria, trazendo nossas perspectivas para os artistas, para os produtores culturais e para o público, além de trabalhar aliado a outros equipamentos culturais da cidade já atuantes”, comenta Burmann. Devido a isso, o CC, como carinhosamente é chamado por quem passa pelos seus corredores ou senta em suas poltronas, configura-se como um dos maiores e mais modernos teatros do estado.

Foto: Marcos Machado Paulo

            Ao longo destes dois anos, o CC abrigou uma intensa programação artística, científica e cultural, atingindo um público de mais de 45 mil pessoas nos 69 eventos realizados até o mês de maio deste ano – foram 5 shows, 23 espetáculos, 5 shows nacionais, 16 formaturas e 20 eventos institucionais – denotando o protagonismo que a Universidade exerce junto tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral e, de quebra, colocando Santa Maria na rota dos grandes eventos, o que auxilia no resgate do seu reconhecimento como Cidade Cultura. Essa adesão de grandes shows e espetáculos se dá pelas dimensões do teatro, como o palco, por exemplo, que, com seus 360 metros quadrados, torna possível montagens de espetáculos maiores, que antes ficavam restritos às capitais. Segundo a Coordenadora de Cultura e Eventos da PRE e integrante do Comitê Gestor do Centro de Convenções, Vera Vianna, “o espaço está atraindo, para Santa Maria, espetáculos que, até então, não poderiam ser apresentados na cidade devido à sua infraestrutura. O CC tem condições de receber eventos que necessitem de troca cênica, palco amplo, iluminação cênica e sonorização. Além disso, o campus oferece, também, facilidade de estacionamento e transporte coletivo regular”. Por conta disso, já circularam talentos musicais de renome nacional, como o grupo Titãs, a dupla Anavitória, UTC no Teatro – Castro Brothers, a peça de teatro Violetas na Janela e o espetáculo “Nó”, da Companhia Débora Colker.
            Além disso, o local atende as próprias demandas da Instituição, pois conta com um ambiente próprio para a realização de formaturas e congressos acadêmicos. Desde 2017, já foram realizados, no total, 16 formaturas. Para Vera, o espaço também é inclusivo ao “possibilitar a realização das formaturas da UFSM, onde todos os alunos têm a oportunidade de participar da colação solene”.

Foto: Divulgação

No CC também se dá amplo destaque para a Orquestra Sinfônica e para a Banda Sinfônica da UFSM, que apresentam concertos no local periodicamente, aproximando a comunidade de uma música que, outrora, era popular somente entre as classes mais abastadas da sociedade. O espaço também já foi sede de outros eventos, como o Salão de Inovação e Empreendedorismo, o Encorte, a 1ª Mostra de Produção Artística da UFSM e o Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear, que contou com a presença de diversos embaixadores.
            “Ao longo desses dois anos, encontramos um público que habitualmente não frequentava esses espaços culturais da cidade. O fato de estar em uma universidade pública faz também com que as pessoas se identifiquem com o lugar, sintam-se parte, porque se reconhecem na universidade e enxergam aquele espaço como seu também. A quantidade de pessoas que circularam nos espetáculos ao longo desses dois anos dá prova disso”, finaliza o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho. Assim, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria é um espaço público e coletivo, em que ocorre a popularização da cultura, da arte e da educação.

 

Dimensões do Centro de Convenções

            O CC tem 6.800 m² distribuídos em salas de ensaio; salas multiuso; foyer principal para exposições; mezanino; camarins coletivos e individuais; sala vip; bilheteria; chapelaria e salas administrativas. Sua capacidade é de 1.190 lugares dentre poltronas convencionais, mobilidade reduzida, obesos e pessoas com deficiências. É um espaço público e coletivo. O CC conta, ainda, com um piano de cauda Steinway & Sons, com 2,74 metros de comprimento.

           Eventos Institucionais

            Já foram realizadas 16 formaturas no Centro de Convenções entre 2018 e maio deste ano.

2018

  • Formatura Conjunta dos Cursos de Agronomia, Medicina, Engenharia Florestal, Zootecnia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Agronegócio;
  • Formatura Conjunta dos Cursos de Serviço Social e Relações Internacionais;
  • Formatura conjunta dos cursos técnicos do Colégio Politécnico;
  • Formatura conjunta dos cursos de graduação do Colégio Politécnico;
  • Formatura de Gabinete Integrada – Centro de Tecnologia;
  • Formatura conjunta dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Alimentos e Paisagismo – Colégio Politécnico;
  • Formatura Integrada – CCNE
  • Formatura conjunta dos Cursos Técnicos em Administração, Contabilidade, Farmácia, Meio Ambiente e Secretariado – Colégio Politécnico.

2019

  • Formatura Educação Física Licenciatura e Bacharelado;
  • Formatura Conjunta do Centro de Tecnologia;
  • Formatura Conjunta dos Cursos de Graduação do CTISM/Politécnico;
  • Formatura Conjunta dos Cursos Técnicos do CTISM;
  • Formatura Conjunta CCSH;
  • Formatura Conjunta do Centro de Artes e Letras;
  • Formatura Conjunta do CCNE;
  • Formatura Conjunta dos Cursos de Ed. Especial Noturno e Pedagogia Diurno.

 

Texto: Andréa Ortis – MTB 17.642
Bolsista NDI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-2699

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes