Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Geoparque Quarta Colônia terá atividades durante o 34º Festival de Inverno



Entre os principais requisitos para a implementação de um geoparque, além das características geológicas singulares do território, está o envolvimento da comunidade local em ações voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável.

Pensando nisso, o Projeto Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE),  está propondo atividades voltadas ao público local e aos visitantes durante a semana do tradicional Festival de Inverno da UFSM, que, há 34 anos, ocorre em Vale Vêneto, junto da Semana Cultural Italiana. Nesse ano, a programação do evento vai do dia 28 de julho ao dia 4 de agosto.

Uma das atividades é o lançamento da nova marca oficial do Geoparque Quarta Colônia, que acontece na segunda-feira (29), às 21h30min, no Salão Paroquial, onde também é servido, diariamente, o jantar italiano, a partir das 20h. Elaborada pela professora Marilaine Pozzatti e pela acadêmica Micheli Grigolo, a nova marca, além de trazer características significativas da região representada, confere nova identidade visual ao projeto.

Outra atração confirmada é a realização de trilhas nos arredores do local onde acontece o festival. São duas opções de roteiros e quatro opções de dias e horários para ninguém ficar de fora. O Roteiro Capitel São Patricio – Capela Santana , com 7 km e 3h30min de duração, será realizado na quarta (31) e na quinta (1), às 14h. Já o Roteiro Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Via Sacra é mais curto, tem 3,3 km e duração de 2h.

As alternativas de horário para esse último são sábado (3), às 14h, e domingo (4), às 10h. As inscrições, que são gratuitas e limitadas, podem ser feitas online ou na Secretaria do Festival.

Durante os oito dias de evento, também estará montada, permanentemente, uma exposição de aquarelas com cenários da Quarta Colônia, pintadas pelo professor da UFSM Dilson Cecchin.

Além disso, crianças e adultos também poderão se divertir tirando fotos com o painéis da dinoturma da Quarta Colônia, do Centro de Apoio à
Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM).

Inscrições para a trilha Capitel São Patricio – Capela Santana podem ser feitas aqui.
Inscrições para a trilha Roteiro Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Via Sacra podem ser feitas aqui.

 

Texto: Elise Souza Azambuja – Bolsista do Projeto Geoparques

Revisão Textual: Erica Duarte Medeiros – Bolsista NDI PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-2933

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes