Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM realiza II Fórum de Direitos Humanos



Na manhã desta segunda-feira, 11, iniciou o II Fórum de Direitos Humanos da UFSM, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). A abertura ficou por conta da apresentação artística “Terra sem males”, coordenada pelo professor Odailso Berté. Estiveram presentes o Reitor, Paulo Burmann; o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; o Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, Antônio Augusto Ramos de Morais; e a Diretora Geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), Magali Marques da Rocha.

Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica da UFSM com o Ministério Público e com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) por mais 5 anos. Segundo o Reitor, “a renovação desse convênio, através da PRE, é muito importante para que possamos continuar atuando, efetivamente, na socioeducação e oferecendo tanto estímulo quanto apoio a todos que estiverem envolvidos com o projeto, que é desenvolvido em uma área que necessita de muita atenção”. Ainda, Burmann destacou o papel fundamental da instituição no comprometimento com a Educação e na linha de atuação que tem construído junto à sociedade, o que vem produzindo resultados cada vez mais importantes em áreas deficitárias. “A UFSM é um braço forte da sociedade e, por isso, não deve se furtar de participar de ações como a renovação desse convênio”.

Para o Promotor, o momento da assinatura do convênio foi de reinício de uma caminhada que já tem cinco anos. “Percebemos uma mudança de perspectiva desde que os acadêmicos passaram a trabalhar no Case, atuando com uma perspectiva efetiva de Direitos Humanos. A maioria dos jovens necessita de um olhar diferenciado e oxigenação, que são trazidos, diariamente, pelos educadores da instituição. Para mim, é um momento muito especial estar aqui e renovar essas atividades por mais cinco anos”, frisou. Já para a Diretora do CASE, a renovação do convênio tem uma dimensão muito grande para quem trabalha com socioeducação: “não sabemos como seria nosso trabalho sem o auxílio da Universidade”.

Logo após a assinatura, foi realizada a roda de conversa “Atuação dos Órgãos Públicos nos Direitos Humanos”, com a participação do Pró-Reitor de Extensão, do Promotor de Justiça, da Diretora do CASE e da Coordenadora Municipal de Igualdade Racial de Caçapava do Sul, Cátia Cilene morais Dutra.

 

Texto: Andréa Ortis 

Revisão Textual: Erica Medeiros 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3201

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes