Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

48h para além dos Arcos



A Extensão da UFSM se utiliza de uma filosofia clara e precisa, conhecida, popularmente, como Teoria da Branca de Neve: por que realizar um evento, se ela pode realizar sete? Essa filosofia é tão bem cumprida que, somente no último final de semana, 09 e 10 de novembro, foram realizadas, literalmente, sete atividades de extensão em diversos locais de Santa Maria.

Todas elas contaram com muita cultura, esporte e compartilhamento de saberes. Se você não acompanhou, não se preocupe, pois a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) deu uma pausa na agenda para organizar um breve relato de cada ação extensionista e, de quebra, já anunciar as próximas.

 

Despedida da pista do CEFD

Foto: Vitória Parise, bolsista da Agência de Notícias da UFSM

O primeiro evento foi realizado no sábado de manhã, 09, com uma edição especial do “Viva o campus”,  comemorativa à despedida da pista do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. As competições tiveram início às 09h30min e prosseguiram até às 17h, contando com provas de corrida, arremesso de peso, salto em altura e lançamento de disco. A pista, que por cinco décadas recebeu não só inúmeros atletas, mas também a própria comunidade externa em busca de um local adequado para a prática de exercícios físicos, dará lugar a um novo e moderno espaço para a preparação de esportistas e para lazer. 

 

Abertura da 31ª FEISMA

Ainda no sábado pela manhã, aconteceu a abertura da 31ª Multifeira de Santa Maria (FEISMA), no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. O evento, considerado um dos maiores da região central do Rio Grande do Sul, acontece até o próximo domingo, 17, e conta com atrações musicais, exposição do comércio e de empresas de inovação da cidade. A UFSM está levando, ao público, não só inovações em tecnologia, através da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), mas também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da Agenda 2030. O estande da UFSM conta, ainda, com exposição e venda de artesanatos do grupo incubado Ará Dudu.

Foto: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Para o Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch, a participação da Universidade na feira é fundamental para mostrar que a instituição está buscando, junto às empresas da cidade e ao poder público, a promoção do desenvolvimento regional. “A ideia do nosso estande deste ano é mostrar um pouco do que a Universidade desenvolve junto aos estudantes, aos professores. Mostrar nossos projetos, a extensão e a tecnologia que é desenvolvida dentro dela”, finaliza Schuch.

 

Mostra “Onde está a UFSM?”

Foto: Sérgio Marques/Orquestra Sinfônica de SM

O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) levou, ao Royal Plaza Shopping, a 1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços. O evento, que contou com a participação de mais de 20 projetos vinculados ao centro, mostrou, à comunidade santa-mariense, um pouco das ações desenvolvidas pela Universidade. Além disso, o público que passou pelo local também pôde participar de atividades para conhecer um pouco mais dos grupos e dos projetos que constituem as humanidades da UFSM.

 

  

Oficina de boneca

Ainda no sábado, 09, o projeto de extensão Resgate do Carnaval: Educação, cultura e Direitos Humanos, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da PRE, realizou uma oficina de artesanato na Escola de Samba Vila Brasil. 

De acordo com a bolsista do projeto e aluna do curso de Relações Públicas da UFSM, Roberta Hoffmann, a atividade visou à promoção tanto da cultura negra (já que, no próximo dia 20, é comemorado o dia da Consciência Negra) quanto do empreendedorismo local. Os materiais utilizados foram doados pela servidora aposentada da UFSM Lilian Palmeira, que também foi a ministrante da oficina de bonecas.

 

 Viva o campus Jardim Botânico

Foto: Julio Becker

No domingo, foi realizado o Viva o campus Especial Jardim Botânico. A edição, que contou com a participação da Marinete (ônibus antigo), teve exposição de plantas carnívoras; oficina de bromélias; mostras com realidade aumentada; e trilhas pelo Jardim Botânico, fundado em 1983 na UFSM. O planetário também realizou a sessão com o filme “Maravilhas do Universo”.

 

Exposição Arte para lo Político

Foto: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Para quem gosta de Arte, também foi possível visitar a exposição Arte para lo Político, em exibição no mezanino do Centro de Convenções da UFSM. A mostra, construída por meio de diferentes técnicas artísticas, é composta por fotografias de profissionais argentinos, brasileiros, mexicanos e paraguaios. A coordenação da mostra é do professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Lutiere Dalla Valle. Ela ficará aberta para visitação até o próximo dia 22 de novembro.

 Fafá de Belém

Foto: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Encerrando o final de semana da extensão, o Centro de Convenções da UFSM recebeu a cantora paraense Fafá de Belém, que cantou seus sucessos ao som do piano do maestro Luiz Karam. 

 

Próximos eventos da Extensão 

Hoje acontece, no campus sede, o segundo dia do II Fórum de Direitos Humanos da UFSM e o Fórum Regional Permanente de Extensão.

Na próxima quarta, 13, o Centro de Convenções recebe o espetáculo de dança “Frágil – O baile cênico das relações”, às 20h. No campus de Frederico Westphalen, será lançado o documentário “5.000km: uma jornada de esperança”, produzido pelo projeto de extensão Comunicação e Refugiados Venezuelanos.

Na quinta-feira, 14, véspera de feriado, acontece o Dose de Ciência sobre vacina, às 18h, no Vaca Profana. À noite, o  Centro de Convenções recebe o espetáculo Queen Experience In Concert, às 20h.

Em Santo Ângelo, região das Missões Gaúchas, no feriado de 15 de novembro, o projeto de extensão “Som e Luz em Corpos” realiza um espetáculo de dança no sítio histórico de São Miguel.

Na noite do dia 20, o Centro de Convenções recebe o concerto Vozes Negras, da Banda Sinfônica de Santa Maria.

No dia 24, acontece o 3º Nei Dey, organizado pelo grupo incubado Ará Dudu, na praça dos Bombeiros, a partir das 15h. Ainda nesse dia, das 15h às 18h, será realizado o Viva o Campus Especial Pedal, com atividades e passeios ciclísticos para o público.

O Salão de Inovação e Empreendedorismo, que acontece no dia 22 de novembro no Centro de Convenções, contará com a presença de grandes nomes do empreendedorismo nacional, como o escritor Marcos Piangers; o diretor comercial da COWMED, Leonardo Guedes; e a escritora Tatiane Pimenta.

O dia 27 será para celebrar os anos 80′ com o musical Mamma Mia, no Centro de Convenções da UFSM. 

Por fim, no dia 28, acontece o V Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, também no CC.

 

 

Texto: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão

Revisão Textual: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3217

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes