Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM produz conteúdos para amenizar impactos do distanciamento social



A Universidade Federal de Santa Maria, além de atuar na linha de frente do combate ao novo Coronavírus (COVID-19), vem trabalhando na produção de conteúdos culturais para amenizar os impactos causados pelo distanciamento social medida fundamental para controlar o contágio durante a pandemia. Uma dessas iniciativas são as lives —  vídeos com transmissão ao vivo —  via Instagram da @extensaoufsm. A proposta, conduzida pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), conta com apoio das Unidades de Ensino da UFSM e oferece, à população, diversos conteúdos sem sair de casa.

As lives — que são realizadas diariamente, de segunda a sexta, em horários fixos, no Instagram da PRE contam com conteúdos voltados à Arte, à Cultura e ao bem-estar emocional, exercícios físicos e passatempos para crianças. Para realizar essas transmissões, as parcerias são fundamentais, já que possibilitam, aos produtores de ações de extensão na UFSM, a exposição de seus trabalhos e a interação com o público externo durante o período em que as atividades acontecem apenas de forma remota.

Um exemplo dessa parceria são as lives que acontecem nas sextas-feiras, às 16h, que são voltadas à Arte e à Cultura. Esse trabalho é resultado da parceria entre a PRE, por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA), e o Centro de Artes e Letras (CAL/UFSM). A primeira transmissão aconteceu no dia 27 de março, com o professor aposentado do Departamento de Música da UFSM e ex-regente da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Enio Guerra, e sua filha, Regina Sachet Guerra, violinista e acadêmica do curso de Licenciatura em Música da UFSM. A live marcou o início das atividades da série Extensão UFSM: contigo em Casa. A segunda live com a temática ficou a cargo do professor do Departamento de Música da UFSM, diretor executivo e regente da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Tita Sartor, e seu filho, Lucas Kindel Sartor.

Ainda nessa parceria com o CAL, a PRE também promove, nas terças e nas quintas, lives sobre meditação, com o professor do Departamento de Artes Cênicas e Coordenador do Grupo de Pesquisa Tradere, Daniel Pla. Diferente das outras lives, que ocorrem pelo período da tarde, as meditações são realizadas às 08h30min, com o propósito de iniciar o dia com uma prática para acalmar a mente e tornar o dia mais agradável.

Nas segundas-feiras, também às 16h, são realizadas as transmissões voltadas aos exercícios e ao bem-estar físico, em parceria com o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM). Nesta primeira quarta, 30 de março, o convidado foi Luiz Fernando Cuozzo Lemos, professor do CEFD e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS). O professor, além de fornecer algumas dicas para quem está querendo sair do sedentarismo durante o período de distanciamento social, destacou a importância do desenvolvimento de atividades físicas nesse momento.

Como as crianças também são atingidas por esse período de distanciamento, não podendo, por vezes, sair de suas casas para brincar, a PRE realizou uma parceria com o Centro de Educação (CE/UFSM) e com a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM), para levar dicas e atividades a serem realizadas com os pequenos. As lives com o conteúdo são realizadas nas quartas às 16h. A primeira atividade, Pintura Mágica voltada para crianças entre 1 e 3 anos, conduzida pelo curso de Pedagogia da UFSM, foi coordenada pela professora Jane Schumacher e pela acadêmica Camila Fronza Predebon.

As lives seguem ocorrendo até o final do período de isolamento social, levando diversos conteúdos para todos os públicos. Para acompanhar as transmissões, basta seguir o perfil da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (@extensaoufsm) na rede Instagram. A programação, que é divulgada semanalmente, conta com lives realizadas às 16h nas segundas, quartas e sextas; e às 08h30min nas terças e quintas.

Coordenadores de ações de extensão que quiserem participar das transmissões como parceiros da PRE devem escrever para comunicacao.pre@gmail.com, explicando a proposta. As possibilidades de parcerias serão avaliadas.

 

Texto: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros /Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3616

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes